Fora de casa o Tricolor baiano foi derrotado por 3×0 pela Raposa
O Esquadrão de Aço vinha de três triunfos consecutivos, figurando como o time de 3ª melhor campanha do returno, e esse jogo era o famoso duelo de 6 pontos, já que os clubes tinham a mesma pontuação. A partida começou equilibrada, mas um erro da defesa dos baianos ao marcar um gol contra para o Cruzeiro, terminou por mudar a história do confronto. Nesta quarta-feira(25), em Belo Horizonte, no estádio do Mineirão, em jogo válido pela 29ª rodada do Brasileirão, o Bahia perdeu por 3 a 0 para o Cruzeiro.
A oportunidade do Esquadrão de Aço de se distanciar de vez da zona de rebaixamento foi frustrada. A partida começou com os dois times com o “pé atrás”, bem equilibrada. Os times se estudaram bastante, para tentar jogar no erro do adversário.
A equipe visitante começou com mais posse de bola e presença no campo de defesa da Raposa, enquanto os donos da casa cercaram para roubar a bola e descer em velocidade em contra-ataques.
Foi aos 19 minutos da etapa inicial que o panorama do jogo mudou, quando o Cruzeiro subiu em contra-ataque, a defesa do Bahia acabou se precipitando e marcando um gol contra. O gol foi do zagueiro Kanu, de cabeça. A bola sobrou entre dois zagueiros tricolores e um atacante celeste, mas a defesa do Bahia se atrapalhou e acabou marcando contra sua própria meta. Daí em diante, a partida ficou mais pegada, o Tricolor Baiano tentando dar sua cara para o jogo, enquanto os donos da casa seguiam sendo bem estrategistas.
Contudo, parecia mesmo que a noite não era tricolor e sim do Cabuloso Rei, o principal armador do Bahia, por motivos de lesão, precisou sair de campo ainda no primeiro tempo. Cauly foi substituído por Rafael Ratão, com isso o treinador Rogério Ceni precisou mexer no jogo tático do Tricolor. Com a entrada de Ratão, Thaciano passou da beira do campo para ficar mais centralizado e o atacante foi para a ponta.
No segundo tempo, o Esquadrão de Aço seguiu com mais posse de bola, mas sem resolutividade. Já a Raposa, foi embalada por seu torcedor e marcou mais um gol, aos 7’, com Marlon, que subiu pelo lado esquerdo em velocidade e chutou forte para o gol, o goleiro acabou se adiantando e ao pular acabou espalmando para a própria meta, 2×0 Cruzeiro.
E aos 42’ da etapa final, o time mineiro fechou a porteira com mais um gol. Depois de um contra-ataque bem veloz, Bruno Rodrigues recebeu um passe açucarado, puxou a redonda e mandou para o fundo das redes, Cruzeiro 3×0 Bahia.
Mesmo com esse revés, o Bahia segue fora da zona do rebaixamento, mas caiu para a 15ª posição, com os mesmos 34 pontos. Já o Cruzeiro, subiu algumas posições e figura agora na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, em 12⁰ colocado com 37 pontos.
Estatísticas do jogo
PRÓXIMO JOGO
Pelo Brasileirão, o Bahia volta a campo pela 30ª rodada, no sábado 28 de outubro, às 19h, para enfrentar o Palmeiras fora de casa. Já o Cruzeiro, iria enfrentar o Fortaleza fora de casa, mas teve seu jogo adiado pela CBF .
Por Suzane Pinheiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.