Arsenal fica só no empate com o Tottenham em casa

Neste domingo (24), o Arsenal empatou com o Tottenham em casa por 2×2. A partida, válida pela 6ª rodada da Premier League, teve gols de Saka e Son. Ambos marcaram duas vezes.
Antes do clássico começar, uma notícia ruim pegou os torcedores dos Gunners de surpresa. Trossard estava fora do jogo após se lesionar no treinamento do último sábado (23), e sequer foi relacionado. Com isso, Arteta precisou mexer no ataque colocando Jesus na ponta e Nketiah centralizado.
O Emirates Stadium estava lotado para o maior clássico de Londres e o clima hostil e a rivalidade entre as duas equipes estava presente no estádio.
O JOGO
A partida começou truncada e cheia de faltas. Mesmo assim, os Gunners começaram a se impor no jogo e manter a posse de bola. Nos primeiros 30 minutos só deu Arsenal e o primeiro gol do confronto veio aos 26 minutos.
Bukayo Saka recebeu na área e livre chutou, a bola desviou em Romero, confundiu o goleiro e foi para o fundo das redes. Gol contra dos Spurs, 1×0 para os donos da casa!
Os Gunners tiveram chances de ampliar o placar com Jesus e Nketiah, mas desperdiçaram as oportunidades. Algo que vem acontecendo com frequência na temporada.
Nos 15 minutos finais, o Tottenham começou a crescer e após um milagre de Raya num lance anterior, o gol de empate não demorou para acontecer e veio aos 42 minutos. Após passe de Maddison dentro da área para Son, o coreano chutou direto para o fundo das redes. Tudo igual no Emirates!
O segundo tempo começou preocupante com a saída de Declan Rice, lesionado. O inglês foi substituído por Jorginho. Além dele, Havertz entrou no lugar de Vieira que vinha fazendo uma boa partida.
Rice é o principal pilar do meio-campo e sem ele, o time sofre. Pelo que se desenhava, a segunda etapa seria um teste cardíaco. Os Spurs tinham voltado com tudo e queriam a virada, só que esqueceram de avisar o zagueiro Romero!
O dia não parecia nada favorável para o defensor argentino. Após toque de mão dentro da área, o juiz marcou pênalti para os Gunners. Saka foi na bola e marcou o segundo gol do clássico aos 54 minutos!
Sequer deu tempo de comemorar, porque no minuto seguinte, após falha bisonha de Jorginho no meio-campo, a bola sobrou para Maddison, que livre, mandou para Son marcar mais um gol do Spurs. O clássico voltava a sua igualdade.

Depois do gol, os visitantes cresceram no confronto e tiveram chances de virar e sair com a vitória. O canhão estava perdido e sem poder de reação. Arteta decidiu realizar mais algumas substituições, mas sem muito efeito. O empate ficou no “lucro” para os Gunners que poderiam ter sido derrotados, 2×2 e fim de jogo no Emirates Stadium.
Em entrevista pós-jogo para a Sky Sports, Arteta comentou sobre o resultado do clássico:
“Sentimos que perdemos dois pontos. Marcar o segundo gol e, imediatamente, sofrer o empate, emocionalmente, acho que foi difícil de aceitar. Acho que lutamos por um período de 10 a 15 minutos, mas faltou compostura com a bola. Nos últimos 15-20 minutos, pressionamos, pressionamos, pressionamos, mas não conseguimos vencer.”
TABELA E PRÓXIMO CONFRONTO
Com este empate, o Arsenal agora é o 5º colocado do campeonato inglês com 14 pontos. A distância para o líder Manchester City aumentou em 4 pontos. O Tottenham também tem a mesma pontuação, mas está em 4º lugar no critério de desempate por saldo de gols.
Sem muito tempo para lamentações e descanso, os Gunners retornam a campo nesta quarta-feira (27) às 15h45 (horário de Brasília) para enfrentar o Brentford fora de casa pela Carabao Cup.
FICHA TÉCNICA
Arsenal x Tottenham
Data e horário: domingo (24/09) às 10h (horário de Brasília)
Local: Emirates Stadium
Escalação do Arsenal: Raya; Zinchenko, Magalhães, Saliba e White; Rice, Odegaard e Vieira; Saka, Nketiah e Jesus. Técnico: Mikel Arteta.
Escalação do Tottenham: Vicario; Porro, Romero, Van de Ven e Udogie; Sarr e Bissouma; Kulusevski, Maddison, Johnson; Son. Técnico: Ange Postecoglou.
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo