Arsenal derrota Everton fora de casa e acaba com tabu de 6 anos sem vencer no Goodison Park
Finalmente o tabu de não vencer no Goodison Park acabou. Neste domingo (17), o Arsenal venceu o Everton por 1×0 fora de casa. A partida válida pela 5ª rodada contou com gol de Trossard.
Os Gunners não ganhavam do Everton como visitantes desde a temporada 16/17, ainda sob o comando de Wenger. Jogar contra os Toffees nunca foi fácil, mas na casa deles parecia pior. A partida além de trazer os 3 pontos, também encerrou de vez um tabu que insistia em nos assombrar por todas as temporadas.
Antes do confronto, Arteta surpreendeu com algumas mudanças na escalação. David Raya, que chegou por empréstimo nesta última janela de transferências, apareceu na equipe titular no lugar de Ramsdale. Era a estreia do espanhol pelo Arsenal. Outra novidade foi a entrada de Fábio Vieira no Havertz. O português já vinha pedindo passagem após duas ótimas partidas e finalmente ganhou espaço.
A escalação do canhão londrino foi: Raya; Zinchenko, Magalhães, Saliba e White; Rice, Vieira e Odegaard; Saka, Martinelli e Nketiah.
Já os donos da casa vieram com: Pickford; Young, Tarkowski, Branthwaite e Mykolenko; Danjuma, Gueye, Onana, Doucouré e Mcneil; Beto.
O JOGO
O primeiro tempo foi típico de um jogo em que você enfrenta um time comandado por Sean Dyche. Arsenal teve maior posse de bola e rondou a área dos donos da casa, mas sofreu para furar a retranca. O time não conseguia passar pela defesa do Everton e levar perigo ao goleiro Pickford.
Os Toffees sequer assustaram Raya e os Gunners tomaram conta das ações durante toda a partida. A principal chance no primeiro tempo foi com Martinelli aos 21 minutos. O brasileiro recebeu um lindo passe de Vieira próximo da área, correu com a redonda e chutou para o fundo das redes. O gol acabou sendo anulado pelo VAR após impedimento de Nketiah no início da jogada.
Logo após o lance, Martinelli precisou ser substituído por Trossard. O ponta deixou o campo lesionado e virou uma preocupação para Arteta.
O primeiro tempo acabou sem mais chances claras de gols. Os Gunners precisavam voltar com uma postura ainda mais ofensiva para encontrar os espaços na defesa do rival e assim aumentar as finalizações.
No segundo tempo, Arteta decidiu manter a equipe. Os Gunners voltaram com o mesmo ímpeto de antes e ainda mais ofensivos em busca da vitória. O ataque dos visitantes sufocava os donos da casa que sequer esboçaram alguma reação.
O volume ofensivo do canhão era cada vez maior e a quantidade de chances criadas aumentou no segundo tempo. Chances criadas, mas todas desperdiçadas. Arteta decidiu fazer a segunda substituição do jogo com Gabriel Jesus no lugar de Nketiah aos 66 minutos. Eddie estava apagado e era a hora de Jesus brilhar.
Aos 69 minutos, após escanteio curto e troca de passes próximo da área, a bola sobrou nos pés de Saka que mandou para Trossard, sozinho. O belga chutou de primeira e acertou no ângulo, sem chances alguma para Pickford, um golaço! Finalmente era o gol dos Gunners, 0x1 para os visitantes.
Arsenal continuou com a posse da bola e mandando no jogo. Antes do apito final, Arteta mexeu no time mais duas vezes. Havertz e Tomiyasu entraram no lugar de Vieira e Zinchenko respectivamente. Os Gunners tiveram outras chances mas não foram efetivos.
O Everton tentou assustar nos últimos minutos e arrancar um empate. Sean Dyche colocou 2 centroavantes para empurrar a equipe, mas foi em vão. Fim de jogo e 0x1 no placar, vitória dos Gunners e fim de tabu!
O canhão do Norte de Londres não fez uma partida de encher os olhos, mas soube explorar e se infiltrar na defesa do Everton. Jogar em Goodison Park sempre foi uma pedra no caminho dos Gunners e sair com a vitória foi muito importante.
Um dos principais destaques do confronto foi Declan Rice. O volante dominou o meio-campo e estava presente em praticamente todos os lances. Outro que merece menção é Fábio Vieira. O português abraçou a oportunidade e está pedindo licença para ganhar a titularidade.
Na entrevista pós jogo, Trossard comentou sobre o lance que gerou seu gol:
“É sempre bom ajudar o time e principalmente se você consegue fazer o gol da vitória. Acho que o gol foi uma grande jogada, chamei Saka e ele me viu. Foi uma jogada perfeita, tive que chutar direto com a esquerda e entrou perfeitamente. Estou muito feliz!”
TABELA E PRÓXIMO CONFRONTO
Com este resultado, os Gunners alcançaram 13 pontos, continuam invictos no campeonato inglês e em 4ª lugar. Já o Everton amarga a 18ª colocação, na zona de rebaixamento com apenas 1 ponto.
Agora o foco dos Gunners muda completamente para a estreia na Champions League que acontece nesta quarta-feira (20), onde encara o PSV em casa às 16h (horário de Brasília). Liga dos Campeões, estamos voltando!
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo