Arsenal fica só no empate com o Fulham, em casa, e atuação preocupa
O que aconteceu com o Arsenal nesta terceira rodada da Premier League? Um time irreconhecível em campo, que teve até bons momentos, chegou a empatar, virou, mas cedeu a igualdade no placar no fim do jogo. Neste sábado (26), os Gunners empataram em 2×2 com o Fulham no Emirates Stadium. A partida, válida pela 3ª rodada, contou com gols de Andreas Pereira, Bukayo Saka, Nketiah e Palhinha.
Antes mesmo do duelo iniciar, o clima já era de surpresa, mais uma vez com a escalação de Arteta. O treinador espanhol praticamente repetiu o time que venceu o Crystal Palace com apenas duas mudanças. Mesmo com um desempenho abaixo do esperado e um futebol nem um pouco vistoso, o técnico insistiu na escalação.
Tomiyasu suspenso foi substituído por Kiwior na lateral-esquerda e Trossard entrou no lugar de Nketiah. Com isso, a escalação dos donos da casa foi: Ramsdale, Partey, White, Saliba e Kiwior; Declan Rice, Havertz e Odegaard; Saka, Martinelli e Trossard. Uma das grandes novidades foi a volta de Gabriel Jesus ao banco de reservas.
Os visitantes vieram com: Leno; Tete, Diop, Bassey e Robinson; Lukic, Palhinha e Andreas Pereira; Wilson, De Cordova e Jimenez.
O primeiro tempo foi um grande circo dos Gunners, com os torcedores sendo os palhaços. Em menos de um minuto de jogo, Bukayo Saka deu um passe errado a bola sobrou nos pés de Andreas Pereira (sim o pitico), o meia aproveitou que o Ramsdale estava mal posicionado e chutou livre, sem marcação, para o fundo das redes.
Era 0x1 para os visitantes no primeiro lance da partida. Isso lembrou o último confronto contra o Southampton e o Bournemouth na temporada passada, que o canhão de Londres também falhou e tomou um gol logo no início.
Os jogadores do Arsenal sentiram o gol precoce e nos primeiros 15 minutos estavam completamente afobados e perdidos em campo. Mais uma vez, o esquema do Arteta não estava funcionando e o ataque nulo, errando muitos passes. O Fulham teve chances de ampliar o placar, mas não foi efetivo nas finalizações.
Nos 20 minutos finais da primeira etapa, os donos da casa conseguiram aumentar a posse de bola e criar mais jogadas. Os Gunners balançaram as redes com Odegaard, mas o gol foi anulado por impedimento. Apesar da melhora, muitos jogadores estavam mal. Martinelli e Havertz não estavam se entendendo no lado esquerdo e Saka batia a cabeça sem a presença do White pelo lado direito. Kiwior foi nulo e Partey também não estava em um bom momento.
Era hora de mudanças para sonhar com a virada e os 3 pontos. Para disputar o título, estes pontos em casa, contra times inferiores, não podem ser desperdiçados. Arteta resolveu mexer no intervalo e colocou Nketiah no lugar de Trossard.
O segundo tempo iniciou no mesmo clima do primeiro. Muitos erros de passe da equipe mandante e jogadores perdidos. O time só melhorou com a entrada de Zinchenko em Partey e Fabio Vieira no Havertz. Com isso, Kiwior voltou para a zaga e Ben White foi para a lateral direita.
Após 10 minutos das duas substituições, Fabio Vieira foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti para os Gunners. Era a chance perfeita do Arsenal voltar a partida. Bukayo Saka na bola e GOL! 1×1 no placar. Agora o confronto ia pegar fogo.
Vieira entrou muito bem na partida e em pouco tempo em campo, já foi mais eficiente que Havertz. Foi dele a assistência para o segundo gol do Arsenal aos 72 minutos. O português cruzou a bola na área e Nketiah livre, chutou sem chances para o goleiro. Era o gol da virada, 2×1.
Tudo encaminhava para que o canhão londrino saísse com a vitória, o Fulham ainda teve o zagueiro Bassey expulso aos 83 minutos. Mesmo com um a menos, os visitantes foram em busca do empate. Após escanteio e confusão dentro da área, a redonda sobrou para Palhinha que chutou de primeira e empatou novamente a partida, era 2×2 aos 87 minutos.
O Arsenal tentou buscar o terceiro gol nos acréscimos, mas parou na defesa adversária. Fim de jogo e 2×2 no placar. Um empate com gosto de derrota para o atual vice-campeão da Premier League.
Está claro que o Arteta vem tentando novos esquemas e opções, mas o time está muito confuso e perdido em campo. Neste confronto em casa, o time foi só jogar bem quando voltou ao esquema tático da temporada passada. Ben White rende melhor na lateral-direita e com o Saka próximo formam uma dupla imbatível. O treinador espanhol parece que não quer abrir mão de Havertz e Partey, mesmo com um desempenho abaixo dos dois.
Não pode tropeçar em casa e muito menos perder pontos para times que irão brigar lá embaixo na tabela. O Arsenal, mesmo com um a mais, tomou o gol de empate e não reagiu. Gol de empate em bola parada, um problema que vem sendo frequente nas partidas. Algo que não acontecia anteriormente.
O primeiro tempo mostrou um time perdido e apático, muitos jogadores foram prejudicados pelo esquema. Além de Bukayo, Martinelli vem sofrendo muito e teve uma partida apagada, com vários erros.
Outro ponto é o zagueiro Gabriel Magalhães no banco. Nada justifica o brasileiro não iniciar as partidas junto de Saliba. O atleta na temporada passada foi praticamente titular em todos os jogos do campeonato inglês e formava uma defesa sólida ao lado do francês. O que aconteceu para o jogador simplesmente virar banco em 3 confrontos seguidos?
Pontos como este farão falta, ainda mais para quem quer disputar a taça novamente. Às vezes mudanças são necessárias, mas quando elas não estão trazendo resultados, é preciso dar um passo para trás e voltar com o que já estava sendo feito antes. Mesmo com duas vitórias e um empate, os Gunners não jogaram bem e nem tampouco chegaram perto do lindo futebol praticado na temporada passada.
Com este empate, o Arsenal caiu para a terceira colocação do campeonato com 7 pontos. O próximo confronto é domingo (3), onde encara o Manchester United, em casa.
O que será que Arteta fará? Inventará novamente uma escalação? Insistirá na mesma ou voltará para o que vinha dando certo e resultando num belo futebol? Bom, só saberemos semana que vem. Ainda é início de temporada, mas não se pode fechar os olhos para teimosia e decisões equivocadas da comissão técnica. É preciso acordar antes de ser tarde demais. Próxima rodada é clássico e confronto direto, é vencer ou vencer. E desta vez nós pedimos, que vençam jogando bem!
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo