Mesmo sem criar muitas chances, o Verdão venceu na Argentina e trouxe na mala uma vantagem importante para o jogo de volta
Com gols de Rony e Scarpa, o Palmeiras venceu o Defensa y Justicia por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (7), e saiu na frente na disputa da Recopa Sul-Americana. A equipe alviverde teve uma certa dificuldade para criar e chegou até a levar sufoco em alguns instantes, mas conseguiu garantir um bom resultado para decidir em “casa”, já que com a vitória, o Verdão joga por um empate na volta. No entanto, é sempre bom colocar os pés no chão e manter longe o espírito de “já ganhou”, afinal, o jogo só acaba quando o juiz apita e ainda temos mais 90 minutos pela frente.
O JOGO
A primeira oportunidade da partida veio do lado adversário, nos minutos iniciais, mas Weverton estava ligado e impediu que a equipe alviverde levasse o gol. Os donos da casa insistiram no ataque, mas não conseguiram levar perigo. Aos 12 minutos, o Palmeiras criou sua primeira chance com Viña, em um chute de longe, que foi para fora. No entanto, a “equipa” de Abel também insistiu no ataque, e logo na sequência conseguiu abrir o placar. Em uma bela jogada, Viña encontrou Willian, que lançou certeiro para Rony. O novo camisa 7 se livrou da marcação e chutou com precisão na saída do goleiro, mandando a bola para o fundo das redes.
O time da casa não se abalou com o gol sofrido e aproveitou os espaços deixados pelo Verdão no meio campo para buscar o empate, mas esbarrou na zaga do alviverde e nas boas defesas de Weverton. Após algumas investidas do time argentino, o Palmeiras conseguiu acertar a marcação e explorar os contra-ataques. Aos 39’ o time palestrino aproveitou uma falha do adversário e quase ampliou o marcador, mas Bigode não pegou bem na bola e o chute acabou saindo fraco. Com as duas equipes sem conseguir criar, a primeira etapa se encerrou com a vantagem palmeirense.
O segundo tempo começou mais equilibrado e o Palmeiras levou perigo logo no primeiro minuto. Willian puxou um contra-ataque e tocou para Breno Lopes, que bateu cruzado mas não conseguiu marcar. A resposta do adversário não demorou a vir, e por muito pouco a defesa alviverde conseguiu afastar um chute perigoso. No entanto, os donos da casa não desistiram e conseguiram o empate aos 12 minutos.
Para tentar pressionar os argentinos, Abel fez uma série de alterações tentando dar mais velocidade ao time. As mudanças surtiram algum efeito, e o Palmeiras quase marcou o segundo em boa cobrança de falta de Gustavo Scarpa, porém, Unsain conseguiu sair bem para fazer a defesa. O camisa 14 teve uma nova oportunidade aos 28’, em mais uma jogada de bola parada, e dessa vez bateu sem chance de defesa para o goleiro adversário, colocando o Verdão na frente outra vez.
Assim como após levar o primeiro gol, o Defensa não se abalou e foi para cima da equipe alviverde, em busca de empatar novamente a partida. Aos 36’, os donos da casa conseguiram igualar o marcador mais uma vez, porém, foi assinalado impedimento no lance e o gol não valeu. Depois do susto, a equipe de Abel Ferreira ainda foi pressionada pelo time argentino, mas conseguiu manter o resultado até o apito final.
O Palmeiras volta a campo neste domingo (11), para a decisão da Supercopa, contra o Flamengo. A partida será no estádio Mané Garrincha, às 11h. Já o jogo de volta da Recopa está marcado para o dia 14, também em Brasília.
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.