O terceiro grupo da competição mundial, o Grupo C, é formado por Costa Rica, Espanha, Japão e Zâmbia.
Em 2019, a seleção da Espanha caiu nas oitavas de final para as norte-americanas, este ano, a equipe do técnico Jorge Vilda promete mostrar em campo sua evolução e chegar ainda mais longe.
A seleção espanhola teve alguns percalços para chegar até a competição mundial, pois em setembro do ano passado perdeu 15 atletas. No entanto, o caminho para a vaga no Mundial foi mais tranquilo, a Roja foi a primeira colocada do grupo B nas eliminatórias da UEFA.
A primeira adversária das espanholas é a Costa Rica, no dia 21 de julho, às 4h30 pelo horário de Brasília, no Estádio Wellington Regional.
A seleção costarriquenha vem para sua segunda Copa do Mundo Feminina com um projeto consolidado e um plantel de jogadoras com reconhecimento internacional. Conhecida como Las Ticas, a Costa Rica vai em busca de colocar sua marca na história e chegar ao menos às oitavas de final.
As comandadas de Amelia Valverde conquistaram a vaga ao garantirem um quarto lugar no Campeonato Feminino da Concacaf. Las Ticas estreiam no dia 21 de julho, conforme mencionado acima, contra a Espanha.
Estreante em Copas do Mundo, a seleção zambiana vai contar com a estrela da atacante Barbra Banda. Conhecidas como Rainhas do Cobre, as jogadoras zambianas já deixam seus nomes na história por participar de um Mundial, mas com certeza elas vão buscar muito mais que somente uma participação.
Infelizmente, a goleira Hazel Nali vai desfalcar o elenco devido uma lesão nos ligamentos do joelho, que tirou a atleta titular da Copa.
A estreia é no dia 22 de julho, contra o Japão, às 4h do horário de Brasília, no Estádio Waikato.
A seleção do Japão vem em busca de reviver a conquista de 2011, onde foram campeãs. Inclusive, a capitã será Saki Kumagai, última remanescente do elenco campeão.
Falando em campeão, o técnico Futoshi Ikeda levantou a taça do Mundial com a equipe sub-20, em 2018, assim como muitas das atletas de sua equipe. Na última Copa, o Japão se despediu nas oitavas de final, e apesar do elenco jovem, a seleção japonesa vai buscar o topo da competição.
A estreia do Japão será diante da Zâmbia.
Com seleções totalmente diferentes, o grupo C promete agitar a Copa do Mundo Feminina.
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo