Em casa, o Verdão goleia o Bolívar e mais uma vez garante a melhor campanha geral da fase de grupos da Libertadores
O Palmeiras venceu o Bolívar por 4 a 0 na noite desta quinta-feira (29), no Allianz Parque, e pela quinta vez nos últimos 6 anos, fez a melhor campanha da fase de grupos. Com gols de Rony, Artur (2 vezes) e Piquerez, a equipe de Abel Ferreira vai para a próxima fase com o dever cumprido, mas sabendo que pela frente vem a pedreira.
Os dois últimos jogos não foram dos melhores, já que o Alviverde sofreu duas derrotas seguidas, coisa que não acontecia há um tempinho. Inclusive, as organizadas fizeram um protesto em frente à sede da Crefisa, pedindo reforços para o elenco. O que não está de todo errado, pois basta perder um peça importante para que o rendimento do time caia razoavelmente. O protesto também englobou os valores dos ingressos, que estão cada vez mais caros a cada temporada, afastando ainda mais o torcedor de baixa renda do estádio.
Com o espírito copeiro e a postura ofensiva que gostamos de ver, o Palmeiras dominou o primeiro tempo de ponta a ponta. Logo no primeiro minuto o time da casa conseguiu escanteio e Rony desviou com perigo, forçando novo escanteio. Após cobrança, foi a vez de Piquerez assustar o goleiro adversário. O Bolívar tentou responder, mas logo cedeu contra-ataque e uma chegada de Rony, que foi travado pela defesa. Nos 3 minutos seguintes, o Verdão chegou com Veiga, Artur e Gómez, que por pouco não abriram o placar.
A equipa de Abel Ferreira abusou das jogadas ensaiadas e envolveu o adversário, mantendo a pressão no campo de ataque até que aos 24 minutos pintou notificação. Gómez lançou para o ataque, a defesa tirou errado e sobrou para Veiga, que deu um passe de primeira para Rony rústico dominar no peito e bater com categoria, para marcar o primeiro do Palmeiras e o seu vigésimo gol em Libertadores. Após o gol, Weverton precisou de atendimento médico, mas “grazadeus” foi só um susto mesmo, seguiu o jogo.
Aos 31’, Rony teve a chance de ampliar, mas mandou a bola longe. Quem não desperdiçou uma boa chance foi Artur, que marcou o segundo aos 33’. Piquerez cruzou na área e o camisa 14 subiu mais alto para cabecear para dentro das redes. Os baixinhos do Verdão adoram fazer gol de cabeça. Com a vantagem no placar, o time da casa pressionou até o final na primeira etapa, mas sem conseguir marcar novamente.
A etapa complementar iniciou do jeito que acabou a primeira: Palmeiras no ataque. Nos primeiros minutos, Rony e Gabriel Menino levaram perigo à meta de Lampe, que precisou trabalhar bastante para não levar o terceiro. Dudu chegou a marcar aos 19 minutos, porém, não valeu, a arbitragem sinalizou falta em Rony, anterior ao lance.
Rony buscou muito seu segundo gol, mas quem balançou as redes a favor do Alviverde pela terceira vez foi Piquerez, já na casa dos 30’. Rony cruzou na área e a zaga tentou afastar, no entanto, Ríos foi mais rápido e ajeitou para o lateral, que teve tempo para dominar, tabelar com Veiga e finalizar no gol. Em seguida foi a vez do camisa 23 invadir a área e tentar o seu, mas parou na defesa de Lampe, que inclusive trabalhou bem no segundo tempo.
No entanto, apesar das ótimas defesas, o goleiro adversário não conseguiu evitar o quarto gol, que saiu aos 39 minutos e de novo com Artur, que dessa vez recebeu de Dudibres e invadiu a área completamente livre para fazer o quarto gol do time da casa. O Palmeiras ainda teve tempo de levar perigo com Fabinho e John John, mas o placar final ficou mesmo em 4 a 0.
Os reveses sofridos no Campeonato Brasileiro não foram capazes de desanimar a equipa copeira de Abel Ferreira. Estamos prontos para as oitavas, com a cabeça fria e o coração quente.
O Palmeiras volta a campo no domingo (2), pelo Brasileirão, diante do Athletico-PR, às 16h, na Arena da Baixada.
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.