Athletico elimina o Botafogo no Nilton Santos e avança para as quartas de final da Copa do Brasil
Senhoras e Senhores,
El Paranaense em campo e não estamos falando de Libertadores! Em um confronto de pura emoção, conflitos e muita raça, o Furacão provou mais uma vez, que é “embaçado” enfrentar o Athletico. Em jogo válido pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Rubro-Negro perdeu no tempo normal por 1 a 0, mas eliminou o Botafogo nos pênaltis e está nas quartas da competição.
O primeiro tempo teve início, para desespero de muitos com grandes nomes fora e pressão para cima do Furacão. Apenas aos 7 minutos do início da partida: falta para o Furacão. Canobbio cobrou e QUASE fez o primeiro do Rubro-Negro. Em resposta, Eduardo, do time carioca, chegou na área Rubro-negro e “São Bento” apareceu para defender o Furacão.
Para surpresa — e tristeza — do torcedor athleticano, aos 16 minutos, tudo igual. O Fogão fez 1×0 com Tiquinho Soares. Após vários erros da defesa do Athletico, o Botafogo aproveitou e abriu o placar.
O jogo ficou morno após o gol, o único confronto quente era entre Di Plácido e Tomás Cuello. Pensa num duelo! Aos 35 minutos, o atacante Rubro-negro cresceu e foi para cima, o jogador carioca defendeu e não deu para o Furacão. A briga estava boa!
O primeiro tempo terminou com muitas faltas, paradas e violências por parte do Botafogo. Uma agressão contra o atacante Cuello ocorreu aos 28 minutos, o juiz não viu e o VAR ignorou…É o eixo que fala?
Antes de finalizar os primeiros 45 minutos, aos 2 minutos de acréscimos, o goleiro do Botafogo se chocou com o Adrielson e a bola sobrou. Oportunidade que o Furacão não aproveitou. Seguimos para o vestiário.
Volta do segundo tempo e aos 4 minutos, o Botafogo foi pra cima, mas o goleiro Bento defendeu. A essa altura já era o nome da noite. Que DEFESA do Bento! Aos 9 minutos, ataque raivoso de Tiquinho Soares, por pouco não saiu um golaço do Botafogo. Com muita raça, o goleiro Bento, brilhando mais uma vez.
Momentos de tensão. Aos 13 minutos, em um ataque do Botafogo, uma falta não marcada resultou em um lance perigoso. O capitão Thiago Heleno chegou atrasado e o lance foi revisado pelo VAR. O time alvinegro pediu pênalti, o torcedor athleticano teve palpitações no coração.
O Athletico seguiu o jogo com muitos problemas na defesa, mais uma vez Bento defendeu uma bola federal, aos 18 minutos. A zaga e a lateral direita estavam encontrando grandes dificuldades no jogo, ainda que se esforçassem para marcar.
Hora de queimar a língua, aos 25 Madson cara a cara com o goleiro. O jogador não quis queimar a língua da colunista e perdeu o gol. Novamente ataque do Furacão. Pelo lado direito o Athletico chegou em uma jogada atrasada, deu tempo para passar para Alex Santana, que cruzou muito errado e já era tarde.
Apita o árbitro, decisão nos pênaltis. Desde 2018, o Athletico não perde nos pênaltis, a última derrota foi contra o Rio Brando de Paranaguá, na semifinal do Campeonato Paranaense de 2018. O placar final foi de 6×5 para o Leão da Estradinha.
O Botafogo começou batendo com Tiquinho Soares, cobrador oficial e artilheiro do time. Ele bateu e Bento defendeu. Começando com o pé direito com Bento, o Furacão teve seu primeiro batedor, o Capitão, General, Thiago Heleno. Ele pegou distância, bateu com o peito do pé, com muita força e fez o primeiro do Athletico.
Segunda batida do Botafogo, Tchê Tchê, BENTO novamente! Era a noite do goleiro do Rubro-negro. Vitor Bueno foi o dono da segunda cobrança do Furacão, que entrou apenas para bater o pênalti. Bateu baixo, no canto, o goleiro tocou na bola e ela entrou!
Seguindo para a terceira do time carioca, Marlon Freitas, marcou para o Botafogo. Com um gol de vantagem, Terans, o Rey Terans, foi para a cobrança. Gol do Athletico, de canhota, EL REY! Lucas Fernandes ajudou o Botafogo e fez o segundo.
A hora da decisão, a hora de ganhar. Seria 8 ou 80? Alex Santana na bola. Gol do Athletico. Deu Athletico. Deu Furacão nos pênaltis. Bento, o prata da casa, salvou e Alex Santana finalizou!
O Furacão terminou as penalidades máximas com todos os acertos, foram 4 gols do Rubro-Negro, duas defesas gigantes do Bento e 2 gols do Botafogo. Com este resultado o Athletico vence sua 10ª disputa de pênaltis.
“É o melhor, goleiro do Brasil, Bento!”, os sinceros agradecimentos da torcida athleticana.
Agora o Athletico entra em campo novamente no próximo sábado (3), às 18h30 (horário de Brasília), na Arena da Baixada. O confronto será novamente com o recém eliminado na Copa do Brasil, o Botafogo. O jogo é válido pela 9ª rodada do Brasileirão.
Vamos Furacão, por mais uma classificação!
Por Bruna Dias
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo