FINALMENTE VOLTAMOS A GANHAR!


Após uma sequência ruim, Arsenal vence seu rival Chelsea e retoma a liderança provisoriamente

Foto: Stuart MacFarlane (arsenal.com)

Depois de 3 empates seguidos e uma derrota triste, a vitória veio aí. E não poderia ter sido melhor… uma atuação de gala no derby londrino para espantar de vez a má fase e tentar terminar a temporada em alta. Nesta terça-feira (2), o Arsenal venceu o Chelsea por 3×1 em casa, pela Premier League. A partida que encerrou a 34ª rodada contou com gols de Odegaard (2x), Gabriel Jesus e Madueke.

Tudo começou com surpresas na escalação. Ao contrário do que muitos imaginavam, Arteta decidiu rodar o time e colocou alguns jogadores no banco. Kiwior, Jorginho e Trossard entraram no time titular. Com isso, a escalação foi: Ramsdale; White, Kiwior, Magalhães e Zinchenko; Jorginho, Xhaka e Odegaard; Saka, Trossard e Jesus.

O Chelsea também teve mudanças no time principal. Uma das maiores surpresas foi a volta de Aubameyang, que vinha sendo reserva. A equipe que entrou em campo foi: Kepa; Azpilicueta, Fofana, Thiago Silva e Chilwell; Enzo Fernández, Kovacic e Kanté; Madueke, Sterling e Aubameyang.

O primeiro tempo foi um recital do Arsenal em campo. Aquele futebol vistoso que vimos no início da temporada se fez presente na noite do Emirates. A discrepância entre as duas equipes também ficou visível. Enquanto os Blues estavam perdidos, dando espaços e sem saber o que fazer com a bola, os Gunners colocaram em prática o seu melhor futebol e em 35 minutos de jogo fizeram 3×0.

O primeiro gol saiu aos 18 minutos, após belo cruzamento de Xhaka para Odegaard que chutou de primeira e marcou um golaço, sem chances para Kepa. O segundo gol pareceu um “replay” do primeiro, em jogada pela esquerda e um novo cruzamento de Granit, o norueguês estufou as redes do rival aos 31 minutos. 

Nem deu muito tempo de raciocinar direito pois 3 minutos depois, em confusão dentro da área, a redonda acabou sobrando para Gabriel Jesus, que apenas empurrou para dentro do gol e fez mais um para o time da casa! O Arsenal até teve chances de ampliar o placar, mas não foi muito efetivo nas finalizações. 

Para o segundo tempo, os dois treinadores começaram a fazer algumas substituições. Martinelli entrou no lugar de Trossard e Havertz no Aubameyang. Inclusive, Auba passou completamente apagado no primeiro tempo e sequer assustou a defesa dos Gunners. 

Xhaka teve a chance de ampliar o placar logo no início da segunda etapa, mas Thiago Silva tirou a bola em cima da linha. Só que como diz aquele famoso ditado no futebol, quem não faz leva e somando o fato que o Canhão de Londres parece que se “acostumou” a levar gols em todas as partidas, neste clássico não poderia ser diferente. Aos 65’ após lindo passe de Kovacic para Madueke, o jogador, dentro da área, finalizou sem chances para o Ramsdale. O Arsenal às vezes gosta de dar emoção ao torcedor, mesmo que sem necessidade!

Foto: Stuart MacFarlane (arsenal.com)

Apesar do gol do Chelsea e várias mudanças de Lampard, o time até tentou reagir, teve espaços e oportunidades para ir atrás do empate, mas o resultado ficou por isso mesmo. No fim, deu a lógica… o maior de Londres venceu!

É preciso destacar a grande temporada que Martin Odegaard vem fazendo. O capitão se tornou o terceiro jogador do Arsenal, depois de Bukayo Saka e Gabriel Martinelli, a estar diretamente envolvido em mais de 20 gols no campeonato inglês de 22/23. Até agora são 13 gols e 7 assistências. 

A postura do time também foi diferente. Nem parecia a mesma equipe dos últimos 4 tropeços. Ganhar de forma convincente contra um velho rival e num clássico é muito importante para encher a moral da equipe e dar mais gás nesta reta final de campeonato.

Mas nem tudo são flores e apesar do ótimo placar, o zagueiro Gabriel Magalhães saiu lesionado no final do segundo tempo. O brasileiro que é titular na sua posição já é dúvida para a próxima partida e se Arteta não puder contar com ele, será uma grande perda para a defesa que já vem sofrendo com a ausência de Saliba. Torcer para que não seja nada grave e que o jogador possa se recuperar a tempo.

Em entrevista para a Sky Sports pós jogo, Odegaard comentou sobre o desempenho da equipe:

“Acho que o primeiro tempo foi brilhante, jogamos muito e mostramos um espírito diferente, um time diferente da última vez. Estou muito feliz com o primeiro tempo e depois o segundo tempo foi um pouco confuso… eu diria, mas 3 pontos vieram com uma boa vitória para nós, precisávamos disso.” 

Com este resultado, o Arsenal alcançou a marca de 78 pontos e retomou a liderança provisória do campeonato. Já o Chelsea estacionou nos 39 pontos e amarga a 12ª colocação. Os Gunners agora retornam a campo no domingo (7) para encarar o Newcastle fora de casa. Ah e só para não esquecer, London is Red. 

COME ON YOU GUNNERS! 

 Por Juliana Yamamoto

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se