ESTAMOS DE VOLTA, COPA SUL-AMERICANA!


Em sua segunda participação, Red Bull Bragantino estreia diante do Tacuary (PAR) na Copa Sul-Americana 

Paixão à primeira vista… Ops, pela taça! – Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Dá-lhe Braga, leitores que acompanham o Portal Mulheres em Campo! 

Nesta quinta-feira (06), o Red Bull Bragantino enfrenta o Tacuary Football Club, no Estádio Defensores del Chaco, às 21h (de Brasília), em Assunção, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2023. A partida será transmitida pelo canal ESPN e pela plataforma Star+. 

Depois de duas semanas sem jogos oficiais, estão sentindo um clima de “Copa” no ar? O vice-campeão da 20ª edição da Sula (2021), mais conhecido como Massa Bruta, iniciará sua segunda jornada rumo à Grande Conquista! 

No Grupo C, a “equipa” de Pedro Caixinha está ao lado de Estudiantes de La Plata (ARG), Oriente Petrolero (BOL) e o oponente paraguaio.  

O Toro Loko participou de um confronto amistoso e perdeu para o Cruzeiro, pelo placar de 3 a 2, no Nabizão, em Bragança Paulista. O Pumas, por sua vez, empatou sem gols com o Nacional (PAR), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pela 10ª rodada do Campeonato Paraguaio. 

RELEMBRANDO: EM 2021, UMA CAMPANHA HISTÓRICA DO BRAGANTINO!  

Em sua primeira participação no torneio continental, o Braga disputou 13 duelos (nove triunfos, três derrotas e um empate) e balançou 20 vezes as redes, mas sofreu 12 tentos. Então, bora relembrar a nossa caminhada de superação até a final inédita?! 

Na presença de ares sul-americanos, o time de Maurício Barbieri viveu momentos de altos e baixos. Será que a solução para resolver esse problema foi desistir da Grande Conquista, meus leitores favoritos? É claro que não! Os nossos Guerreiros deram a volta por cima, ativaram o “Modo Iludido” na torcida bragantina e superaram os seguintes rivais: Tolima (COL), Emelec (EQU), Talleres (ARG), Independiente del Valle (EQU), Rosário Central (ARG) e Libertad (PAR). Ops, estava quase me esquecendo… nomes como Artur, Fabrício Bruno, Evangelista, Léo Ortiz, Tomás Cuello, Ytalo e tantos outros foram essenciais durante a formação dessa campanha histórica.  

No dia 20 de novembro de 2021, chegou a hora da luta! Em jogo único, o Red Bull Bragantino enfrentou o Club Athletico Paranaense, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela tão aguardada “finalíssima” da Copa Sul-Americana daquela edição.  

Club Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino, em confronto, no Estádio Centenário, pela final da Copa Sul-Americana de 2021. – Vídeo: CONMEBOL Sudamericana BR

Diante dos torcedores bragantinos e rubro-negros, os oponentes brasileiros realizaram um embate morno e com poucas oportunidades de gols. Aos 28 minutos do primeiro tempo, um ex-jogador do Furacão encontrou o caminho do título: após um levantamento na área, David Terans pensou rápido e bateu cruzado, exigindo uma grande defesa de Cleiton Schwengber. Em seguida, o atacante Nikão aproveitou o rebote do goleiro, acertou um belo voleio e garantiu o bicampeonato para os athleticanos (1 a 0). 

TOP 3 CURIOSIDADES SOBRE O NOSSO ADVERSÁRIO, CHECK!  

No mundo futebolístico, essa será uma batalha inédita entre Tacuary (PAR) e Bragantino. Com a ajuda do Site do Globo Esporte, a setorista não pensou duas vezes e separou três curiosidades sobre o nosso adversário.  

1-)  Fundado no dia 10 de dezembro de 1923, El Gigante teve um grande desafio: no duelo preliminar, o rival mediu forças com o General Caballero (PAR) e empatou, em 2 a 2, no tempo regulamentar. Nas penalidade máximas, os anfitriões eliminaram o Rojo de Mallorquín e carimbaram seu passaporte à fase de grupos;

2-) Ao longo de sua história, o Pumas faturou quatro títulos da terceira (1953, 1961, 1983 e 1989) e um troféu da segunda divisão paraguaia (2002); 

3-) Por fim, o treinador paraguaio Carlos Humberto Paredes Monges conta com quatro jogadores brasileiros no plantel: Edson Cariús (centroavante), Igor Ribeiro (zagueiro), Patrick (centroavante) e, por fim Valdeci (meio-campista). 

EXPECTATIVA: LITTLE BOX 

Estreante na Conmebol Sudamericana, o técnico Pedro Caixinha almejou conquistar a primeira vitória e trazer o sentimento da trajetória inédita de sua “equipa” durante o ano de 2021. Confira: 

“Farei também a minha estreia na Sul-Americana. Quem conhece bem são os nossos jogadores. Temos como referência aquilo que foi feito em 2021. Eles conhecem muito bem o percurso e sabem que nessa edição há uma pequena mudança nas regras em relação à classificação. Nós queremos focar na primeira posição, que dá uma passagem direta ao mata-mata. Há possibilidade de o segundo colocado passar, mas tem que passar por uma pré-eliminatória. Os jogadores, melhor do que ninguém, sabem disso. Temos trabalhado muito bem na direção de preparar este jogo dessa rodada 1. Queremos começar da melhor maneira. E para isso é começar ganhando”. 

PREPARAÇÃO, REFORÇOS, NOVIDADE, DESFALQUES E PROVÁVEL ESCALAÇÃO 

Após a dolorosa eliminação do Campeonato Paulista, a equipe do interior paulista teve duas semanas para reparar os erros e, principalmente, reunir forças. Durante esse período de treinamento, o “Little Box” comandou atividades técnicas e táticas dentro do gramado.  

Na manhã de segunda-feira (04), o Poderoso Leão realizou o penúltimo treino antes de viajar para Assunção.

Recentemente, o Toro Loko fez quatro contratações: os atletas Eduardo Santos, Eduardo Sasha, Henry Mosquera e “Nacho” Laquintana. Para esta partida, somente Eduardo Sasha ficará à disposição do comandante português. 

A principal novidade do plantel bragantino foi o atacante Helinho, que lesionou o ligamento do joelho esquerdo, mas voltou a treinar com seus companheiros. Enquanto isso, o lateral Guilherme segue em trabalho de transição.

Os jogadores Andrés Hurtado (pubalgia), Kawê (sentiu um incômodo na coxa), Kevin Joel Lomónaco (torção no tornozelo), Léo Ortiz (recupera-se de uma cirurgia no joelho), Luan Cândido (recupera-se de uma cirurgia na tíbia), Lucas Cunha (rompeu o ligamento do joelho), Raul (recupera-se de uma cirurgia no joelho) e Vitinho (fratura na clavícula) desfalcam o Braga.     

Preparação do Toro Loko para a batalha diante do Tacuary (PAR), pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. – Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Desta forma, uma provável escalação para a estreia da Sul-Americana tem: Cleiton Schwengber (Lucão ou Maycon Cleiton); Aderlan; Léo Realpe e Natan Bernardo de Souza; Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Jadsom Silva (Eric Ramires) e Bruninho; Talisson, Thiago Borbas e Sorriso. 

ARBITRAGEM 

Árbitro: Mathías de Armas (URU); 

Árbitro Assistente 1: José Retamal (CHI); 

Árbitro Assistente 2:  Leslie Vazquez (CHI);

Quarto Árbitro: Manuel Vergara (CHI);

Árbitro de Vídeo: Francisco Gilabert (CHI). 

Fontes: Gazeta Esportiva, Globo Esporte, Jornalista Rodrigo Seixas e Site Oficial do Red Bull Bragantino. 

“Na força de uma raça, na luta já vencida.” – Hino Bragantino.   

Por Luana de Oliveira  

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo. 


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se