SAKA BRILHA E ARSENAL VENCE


Fechando a rodada do campeonato, os Gunners goleiam em casa o Palace e quebram tabu

Foto: StuartMacFarlane (arsenal.com)

Em resposta à eliminação precoce na Europa League, o Arsenal desfilou em casa seu bom futebol e saiu com mais 3 pontos no campeonato. Encerrando a 28ª rodada neste domingo (19), os Gunners venceram por um placar de 4×1 o Crystal Palace no Emirates Stadium. Os gols foram de Martinelli, Saka (2x), Xhaka e Schlupp.

Um dia antes da partida, os torcedores do canhão londrino foram surpreendidos com a notícia de que a lesão nas costas de Saliba foi mais grave do que imaginado e o zagueiro ficará fora por algumas semanas. O desespero bateu, pois o francês foi titular em todas as partidas do Arsenal pelo campeonato e agora sem ele, na reta final, as coisas ficariam mais complicadas. 

Com a ausência do Saliba, o Arsenal foi escalado da seguinte forma: Ramsdale; White, Holding, Magalhães, Zinchenko; Partey, Xhaka, Odegaard; Saka, Martinelli e Trossard. Jesus começou a partida no banco. Já o Crystal Palace foi a campo com: Whitworth; Ward, Tomkins, Guehi, Mitchell; Milivojevic, Doucouré; Olise, Schlupp, Zaha; Edouard.

O Crystal Palace teve uma baixa no início da semana. O técnico Patrick Vieira foi demitido do time após uma sequência de resultados ruins e para o confronto contra os Gunners, apostaram no técnico interino: McCarthy.

O primeiro tempo iniciou com um susto para os Gunners. Foi o Palace quem teve a primeira chance de gol com Zaha, mas a bola passou raspando a trave. Parecia que seria uma partida difícil para o líder do campeonato. Só que logo após os 20 minutos iniciais, os jogadores conseguiram aumentar a posse de bola e controlar mais o jogo.

Aos 28 minutos, Saka cruzou a bola dentro da área para Martinelli, que livre, ajeitou com a perna esquerda e chutou forte sem chances de defesa para o goleiro. Era o primeiro gol do duelo e do artilheiro do Arsenal na Premier League.

E quem achou que iria parar por aí, se enganou… o gol induziu o Palace a dar mais mais espaços e facilitou os Gunners a criarem suas jogadas. Aos 42’, após uma tabelada entre Saka e White, a redonda sobrou novamente para o atacante dentro da área que chutou para dentro das redes. 

O segundo tempo voltou com o mesmo ritmo do primeiro. O Arsenal queria ampliar o placar e as chances começaram a surgir. Aos 55 minutos, Zinchenko achou um lindo passe para Xhaka próximo da área adversária, o suíço tabelou com Trossard que deixou o volante na cara do gol para finalizar. Era o 3×0 no placar.

O Palace mesmo com um resultado parcialmente desfavorável chegou a levar perigo em alguns momentos para o Ramsdale no segundo tempo. Em cobrança de escanteio de Olise, a bola sobrou para Schlupp que não desperdiçou a oportunidade em fazer o primeiro gol do time no confronto aos 63 minutos. Será que os The Eagles teriam forças para buscar um empate ou quem sabe uma virada histórica?

Foto: Stuart MacFarlane (arsenal.com)

Depois do gol, o rival teve algumas oportunidades de diminuir o placar novamente. Um dos lances mais marcantes foi de Zaha, com a bola tocando a trave de novo! 

O Arsenal precisava acordar e se impor novamente no confronto, senão, teria muito sufoco nos minutos que restavam. Para isso, Arteta mexeu no time e colocou Gabriel Jesus e Kieran Tierney nos lugares de Trossard e Zinchenko respectivamente. A entrada dos dois contribuiu para o time voltar a controlar a partida e assim, o quarto gol não demorou muito para sair.

Aos 74 minutos, Tierney, sozinho, tocou a bola para dentro da área e Saka, livre, apareceu e apenas empurrou para dentro da rede. Era o quarto gol e o segundo do jovem inglês na partida.

Os donos da casa tiveram mais chances de ampliar o placar, mas o duelo londrino terminou em 4×1.

O Arsenal quebrou um tabu de 5 anos sem ganhar do Crystal Palace no Emirates Stadium. A última vitória tinha sido na temporada 16/17, ainda no comando de Arsene Wenger. Depois disso, foram 3 empates e 1 derrota. O resultado manteve os Gunners na liderança do campeonato e fortaleceu ainda mais o time na disputa do título inglês. 

A estrela de Bukayo Saka de apenas 21 anos brilhou novamente. O jogador, sem dúvidas, é uma das peças mais importantes da equipe de Arteta e sem sua presença, o time não é o mesmo. Com esta partida, onde marcou 2 gols e 1 assistência, o inglês tornou-se o primeiro jogador do Arsenal a marcar mais de 10 gols e dar mais de 10 assistências em uma única temporada da Premier League, desde Alexis Sanchez em 16/17. A estrela, cria de Hale End, brilha cada vez mais e sua jornada ainda está no começo. 

Arteta em coletiva de imprensa pós jogo comentou a postura do time em campo depois de 72 horas de uma eliminação dolorosa para o Sporting nos pênaltis: 

“Estou muito feliz e satisfeito com a forma como começamos o jogo. Fiquei muito feliz com o jeito como eles reagiram depois de quinta-feira. Mostramos muita determinação na nossa forma de jogar. Estou muito feliz com a atuação que fizemos depois de jogar 120 minutos, perder dois grandes jogadores e ainda competir e vencer o jogo como fizemos.”

Com a data FIFA na Europa, o Arsenal só volta a campo no dia 01 de Abril onde encara o Leeds United em casa pela Premier League. 

COME ON YOU GUNNERS!

Por Juliana Yamamoto

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se