Seguindo nossa série de apresentação de grupos femininos que se reúnem em razão do futebol e em conjunto organizaram a Campanha denominada Torça Como Uma Mulher, hoje é dia de conhecer o movimento Unidas pelo CEC, grupo de torcedoras do Cruzeiro, e o grupo Nação Empoderada, do Flamengo.
O grupo Unidas pelo CEC surgiu em 05 outubro de 2018 com um único intuito: promover a união de mulheres cruzeirenses para juntas acompanharem o time, no estádio, e em segurança.
Apesar de novo, o movimento, já tem grande relevância no cenário futebolístico mineiro. Nesta sexta-feira (01), por exemplo, quatro integrantes participaram de uma campanha do Mineirão, a REPENSE, que visa ajudar as mulheres a ocupar cada vez mais espaço no Estádio.
E o que começou pelo Cruzeiro ganhou maiores proporções, afinal, está na veia do brasileiro a vontade de ajudar o próximo.
As meninas estão promovendo uma ação social sensacional, arrecadando fraldas geriátricas e produtos de limpeza para um lar de idosos de BH.
Outro ponto curioso e super legal na história das meninas é que o apoio às outras mulheres não se limita somente à arquibancada.
O movimento Unidas Pelo CEC, busca também dar maior visibilidade para o futebol feminino do Cruzeiro. Ou seja, enquanto a grande mídia só se preocupa com o masculino, as minas estão lá, fazendo aquele trampo de formiguinha para manter todo mundo informado sobre o que rola com a equipe feminina da Raposa. Demais, né!?
Hoje o movimento já conta com 182 integrantes e para conhecer cada uma delas é só acessar as redes sociais do movimento que estão sempre atualizadas. Para fazer parte também é fácil, só entrar em contato com as líderes do movimento e se envolver.
Uma das integrantes do movimento, Ludmila Parreira Sepúlveda, resumiu em uma frase todo esse amor pelo Cruzeiro, que une as meninas: “É poder se sentir segura ao saber que tem outras mulheres ao seu redor torcendo e estando ali pelo mesmo objetivo”.
uão significante é fazer parte da maior torcida do Brasil ?
Essa é uma questão que somente as flamenguistas podem responder com propriedade.
E, por óbvio, o time com o maior número de torcedores no país, tem nas arquibancadas, as representantes da mulherada: O grupo Nação Empoderada.
O grupo de torcedoras do Flamengo foi criado por Monalisa Oliveira, em 07 de maio de 2018. O que a motivou, foi o fato de estar sozinha em um evento do Mengão, e conhecer duas meninas que estavam na mesma situação, despertando a ideia do grupo e a vontade de juntar cada vez mais mulheres que compartilham do mesmo amor pelo futebol e principalmente pelo Rubro-Negro.
Menos de um ano depois da criação do grupo, as meninas já são em 150!
“Uma mulher empoderada não se restringe aos padrões que a sociedade impõe. Lugar de mulher é onde ela quiser Lugar de mulher é na arquibancada”. A frase estampada na biografia do grupo Nação Empoderada no instagram resume bem o objetivo do movimento: empoderamento feminino com atitudes, projetos e na forma de lutar pelo espaço que lhes é de direito.
Em entrevista ao site “Torcedores.com”, as meninas contaram que também sofrem com acusações de que não entendem de futebol ou de que vão ao estádio para olhar os homens. Assim, com essa proposta empoderadora do grupo, as flamenguistas também ajudam – e muito – na conscientização social acerca da participação da mulher no futebol.
No vídeo postado para a campanha #TorçaComoUmaMulher as meninas fizeram bonito, e demonstraram todo seu amor e alegria ao torcer para o Mengão.
Não bastasse toda a importância da existência do grupo relativamente à esta representação feminina no futebol, em sua página no Twitter, o grupo ainda posta notícias e vídeos sobre o vôlei feminino do Flamengo. É serviço completo!!!
As meninas são super organizadas e possuem camisetas e copos com a marca do grupo. Atualmente, possuem mais de 4 mil seguidores no Twitter, e cerca de 360 no Instagram. As flamenguistas que desejam participar do grupo no Whatsapp devem procurar as redes sociais do movimento.
Abaixo as redes sociais de ambos os movimentos:
Unidas pelo CEC
Twitter: @unidaspelocec
Instagram: @unidaspelo
Nação Empoderada
Twitter: @nacaoempoderada
Instagram: @nacaoempoderada
Por Jéssica Gonçalves e Daiane Luz