Arsenal encara o rival Manchester City fora de casa, em busca da classificação na Fa Cup
Os Gunners estão com uma jornada cheia de clássicos neste mês de Janeiro. Agora, além da Premier League, o canhão de Londres tem mais um grande desafio pela Copa da Inglaterra. Nesta sexta-feira (27), o Arsenal enfrenta o Manchester City, às 17h (horário de Brasília), no Etihad Stadium. O jogo é válido pela 4ª rodada da Fa Cup e terá transmissão exclusiva do Star+.
O campeonato inglês dá uma pausa para ceder lugar ao torneio mais antigo do futebol europeu. A Copa da Inglaterra está de volta e promete jogos de tirar o fôlego dos torcedores. A abertura da rodada inicia-se com o clássico entre Citizens e Gunners, que se enfrentarão pela primeira vez na temporada. O jogo, sem dúvidas, será de alto nível e também uma “prévia” do que pode rolar na Premier League.
Os dois times já estrearam pela competição. Na terceira rodada, o Arsenal goleou o Oxford City por 3×0. Já o City venceu com autoridade o seu rival Chelsea por um placar de 4×0 em casa. Além disso, os dois também ganharam suas últimas partidas pelo campeonato inglês e chegam embalados para o confronto.
O treinador Arteta contará com quase todo o elenco à disposição. Gabriel Jesus e Reiss Nelson lesionados continuam fora e o volante Mohamed Elneny é dúvida. Uma novidade é a chegada do zagueiro Jakub Kiwior. O polonês foi anunciado nas redes sociais do clube nesta última segunda-feira (23) e vem para ser reserva imediato de Gabriel Magalhães. A primeira contratação do clube na janela de transferências de Inverno, Leandro Trossard, também está no plantel.
Pelos Citizens, o único desfalque é Phil Foden, que ainda se recupera de uma lesão no pé. Tanto Guardiola como Arteta devem ir a campo com um time misto. A possível escalação dos Gunners é: Turner; Tomiyasu, Saliba, Holding, Tierney; Vieira, Lokonga, Xhaka; Trossard, Martinelli e Nketiah. Já o City deve ter: Ortega; Walker, Laporte, Akanji, Gomez; Bernardo Silva, Rodri, Gundogan; Mahrez, Álvarez e Grealish.
Apesar do Arsenal atualmente apresentar um dos melhores futebol na Europa, o time não irá a campo com a sua força máxima e o clássico sendo fora é outro fator que pode pesar contra a equipe. O grupo de Guardiola contará com a sua casa e a torcida para despachar cedo seu rival, além de ter um banco muito forte e com capacidade para definir a partida. Nos últimos 5 confrontos, foram 5 vitórias do lado azul de Manchester, literalmente um massacre.
Em coletiva realizada na quarta-feira (25), Mikel Arteta comentou sobre o jogo e também a chegada do novo zagueiro Kiwior:
“Na sexta-feira, se conseguirmos vencer passamos para a próxima fase e eles não. Se eles vencerem, será o contrário. Obviamente é uma competição muito importante para nós e que está ligada ao nosso clube e a nossa história.”
“Com a chegada do zagueiro Kiwor nós temos mais opções. Estávamos com três zagueiros na primeira parte da temporada, o que é muito curto, e tivemos sorte com as lesões. Precisávamos de alguém para essa posição e conseguimos Jakub. Ele desempenha diferentes papéis e é um jogador versátil, irá fortalecer o time.”
Em caso de empate, ocorrerá mais um jogo, no Emirates Stadium, para definir quem avança para a próxima etapa. A derrota leva a eliminação precoce do torneio. Mas… será que a não-classificação para a próxima fase da FA Cup é tão ruim? Aliviar um pouco o calendário pesado de jogos e assim focar totalmente na Premier League e Europa League não é melhor? Se o resultado não vier, talvez não seja terra arrasada. Aguardar para ver.
VALE FICAR DE OLHO: Jakub Kiwior pode estrear nesta partida. O jovem zagueiro, se for escalado, tentará mostrar seu talento e versatilidade para o técnico e também torcedores. Pelo lado adversário é impossível não citar Haaland. O jogador talvez não esteja no time titular, mas caso entre, o norueguês com seu faro de gol não pretende sair do jogo sem balançar as redes.
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo