É hora do confronto entre Gunners e Red Devils na disputa pelo título
Clássico atrás de clássico, esta é a vida do Arsenal nas últimas rodadas da Premier League. No domingo (22), os Gunners encaram o rival Manchester United às 13h30 (horário de Brasília), no Emirates Stadium. O jogo é válido pela 21ª rodada do Campeonato Inglês e terá transmissão da ESPN do Star+.
Após uma vitória com autoridade para cima do seu arquirrival, Tottenham, o Arsenal vem embalado para conquistar novamente os 3 pontos. O jogo das duas equipes é um dos clássicos mais tradicionais do país e de muita rivalidade. Goleadas, brigas entre treinadores na beira do campo e muita emoção são figurinhas carimbadas deste confronto.
A partida tem um grau de importância enorme para ambos os times. O Arsenal se mantém firme na liderança, mas a distância para o segundo colocado, Manchester City diminuiu. Isso aconteceu após vitória do rival em jogo atrasado na última quinta-feira (19) e que os deixou apenas a 5 pontos atrás. Garantir a vitória é muito importante para não deixar os Citizens se aproximarem.
Pelo lado dos Red Devils, terceiros colocados, uma vitória pode colocá-los de vez na disputa do título. Atualmente, o time tem 39 pontos e em caso de vitória, chegaria a 42 e se aproxima dos rivais que estão na frente da tabela. Entretanto, o United vem de um empate amargo de 1×1 contra o Crystal Palace fora de casa. A equipe de Ten Hag também jogou no meio da semana e o resultado não foi nada animador.
Mikel Arteta contará com um novo reforço para o jogo e também para o restante da temporada. O atacante Leandro Trossard, ex-Brighton, foi anunciado esta semana como novo jogador dos Gunners. O belga chega para ser reserva, mas é uma nova opção para o treinador pois atua tanto como ponta direita e esquerda, centroavante e em alguns casos específicos no meio campo. O jogador estará disponível para o clássico e certamente irá compor o banco de reservas. Novamente, Gabriel Jesus e Reiss Nelson são baixas pois estão lesionados e sem previsão de retorno. O restante do elenco está disponível.
Para Ten Hag as novidades não são muito boas. Casemiro, volante que é primordial para a boa fase dos Red Devils, levou amarelo no último jogo contra o Palace e está suspenso da partida. Além dele, Diogo Dalot, Van Der Beek e Martial também são desfalques. Uma novidade positiva pode ser o retorno de Jadon Sancho. O inglês ainda é dúvida, mas talvez surpreenda e apareça no banco de reservas para reforçar a equipe.
Os Gunners devem ir a campo com o mesmo time titular que venceu na última rodada. Sendo assim, a provável escalação é: Ramsdale, White, Saliba, Gabriel, Zinchenko, Xhaka, Partey, Odegaard, Saka, Martinelli e Nketiah. Já o rival, deve ter: De Gea, Wan-Bissaka, Varane, Martinez, Shaw, Eriksen, Fred, Antony, Bruno Fernandes, Rashford e Weghorst.
O jogo, sem dúvidas, será um dos mais difíceis para os Gunners. O United vem numa crescente, conquistando importantes vitórias e apresentando um bom futebol. Ten Hag, em pouco tempo de trabalho, já mostrou suas credenciais e que não vem para brincadeira. A única derrota do Arsenal até agora na Premier League foi justamente contra o Manchester United, fora de casa. O placar terminou em 3×1 e mesmo com um bom jogo do canhão londrino, o resultado ficou marcado. Para não deixar este pesadelo se repetir, a equipe de Arteta terá que se impor em casa e não deixar o rival vencer mais um clássico.
Na história do confronto, as equipes se enfrentaram em 237 oportunidades. O United venceu 99 vezes e o Arsenal conta com 85 vitórias. O histórico não é bom, mas o que ajuda os Gunners é seu desempenho dentro de casa. Até agora, pelo Campeonato Inglês, o Arsenal não perdeu nenhuma partida no Emirates. Tendo apenas um empate em 0x0 contra o Newcastle, o saldo é positivo. Embalado pela força da torcida e por jogar em casa, o canhão de Londres fará de tudo para não deixar os 3 pontos escaparem.
Em coletiva de imprensa realizada neste sábado (21), Arteta comentou a chegada do Trossard no clube e também a única derrota na Premier League até o momento, que foi justamente contra o United:
“É um jogador que acompanhamos há algum tempo. A oportunidade surgiu – tínhamos a necessidade de ter um jogador na linha de frente que fosse versátil o suficiente para jogar em diferentes posições. Ele conhece o campeonato, tem bastante experiência aqui e acho que pode ter um impacto imediato na equipe.”
“Temos que aprender. Houve algumas lições importantes sobre aquele jogo e a razão pela qual o perdemos. Em muitos momentos tivemos o controle total da partida. Mas sabemos que essa é uma das qualidades do Manchester United – quando você está no controle, o jogo foge de você porque eles têm muito talento individual, boa organização e muitas maneiras de criar problemas. Teremos que estar no nosso melhor para vencer no domingo.”
VALE FICAR DE OLHO:
Trossard, nova contratação dos Gunners, gosta de marcar contra times do Big Six e irá querer mostrar seu futebol caso entre. Pelo lado adversário, Rashford é um jogador que sempre deixa sua marca registrada, seja com gol ou assistência e pode perturbar a defesa do Arsenal.
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo