Em um jogo movimentado, o Bayern empata seu primeiro teste do ano
Saudações, torcida Bávara e leitores que acompanham o Portal Mulheres em Campo! Dizem que sexta-feira 13 é o dia do azar, e isso explica a atuação defensiva do FC Bayern. Os Bávaros empataram diante o RB Salzburg, pelo placar de 4 a 4, em um amistoso de Clubes.
O JOGO
Para o duelo, o técnico Julian Nagelsmann não pôde contar com: Mané, Neuer, Lucas Hernandez, Mazraoui, Bouna Sarr, De Ligt, Choupo-Moting e Goretzka. Sendo assim, o comandante foi a campo com: Ulreich; Stanišić, Pavard, Upamecano, Davies; Kimmich, Gravenberch; Sané, Musiala, Gnabry; Müller.
O primeiro tempo começou com pressão alta e um meio campo rapidamente superado. Isso às vezes tornava o jogo caótico, mas também dava muito espaço às equipes se conseguissem cobrir a primeira linha de pressão. Aos 9 minutos, Gravenberch chutou para a frente e achou livre Sané na direita da área, o atacante levantou a cabeça e finalizou, abrindo o placar dos Bávaros com um golaço.
Os homens de Munique seguiram pressionando, mas não contavam com um contra-ataque rápido dos visitantes. Upamecano caiu no meio do campo após uma cabeçada. Apenas Pavard permaneceu no centro defensivo, mas estava muito longe do atacante Koita. Pavard tentou afastá-lo, mas não conseguiu. Koita passou por Ulreich e igualou o placar.
O jogo manteve-se caracterizado por uma enorme verticalidade. O Salzburg, especificamente, estava fazendo uma marcação muito alta, mas depois desistiu completamente do meio-campo e recuou para a própria área, apenas defendendo o gigante da Baviera. Repetidas vezes, Davies e Gnabry apareceram no lado esquerdo tentando fazer alguma jogada procurando Sané, mas não foram eficientes.
No segundo tempo, Nagelsmann já havia anunciado que levaria o teste a sério e não mudaria antes dos 60 minutos, conforme planejado. Assim, o Bayern voltou com o mesmo time para o campo.
O Salzburg, por outro lado, trocou todos os dez jogadores de campo durante o intervalo. Os jogadores que entraram estavam com sangue nos olhos e abriram a porteira: Konaté marcou o segundo gol e em seguida Okafor marcou o terceiro. O terceiro gol foi mais uma falha de Pavard, que cabeceou a bola nos pés de um dos jogadores do Salzburg. Um gol tenebroso.
Nagelsmann viu a dificuldade que estava para o Bayern virar o jogo e promoveu as entradas de: Johannes Schenk, Lovro Zvonarek, Tarek Buchmann, Daley Blind, Paul Wanner, Yusuf Kabadayi, Arijon Ibrahimović, Kingsley Coman e Mathys Tel.
Com os jovens em campo, a Estrela do Sul começou impondo seu jogo, obrigando o Salzburg a abrir espaços e então Ibrahimović e Coman empataram com dois gols. Primeiro Buchmann driblou e passou para Ibrahimović, que chutou de fora da área. Então Tel colocou a bola de volta da linha de base para Coman, que marcou um lindo gol.
A jóia Bávara Tel driblou e marcou o quarto gol. Mas durou apenas um minuto, pois Okafor marcou e deixou tudo igual novamente. Fim de jogo sem maiores emoções, Bayern 4 a 4 RB Salzburg.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O amistoso do Bayern foi marcado por desleixo defensivo, jogadores que não reagem rápido o suficiente em situações de ataque e o goleiro Ulreich que não passa nenhuma confiança. Já o Salzburg, tinha os contra-ataques letais na manga para lançar.
O erro começa na escalação, Thomas Müller estava de falso 9, onde não joga nessa posição há anos. Apesar de Müller ter jogado, ele falhou miseravelmente como atacante, em várias configurações e funções de ataque, Nagelsmann repete os erros do alemão Flick. Chega ser desesperador.
Mas existem pontos positivos: as entradas de Arijon Ibrahimović e Mathys Tel foi brilhante. A resiliência e a vontade de Ibra de provar seu mérito e vencer o jogo foi um prazer de assistir. Nem um segundo era para perder, segundo este jovem, que passou o tempo todo atacando ou defendendo. Tel têm mostrado seu brilhantismo absoluto faz tempo e não é nenhuma surpresa que ele apareceu hoje e fez maravilhas acontecerem. O futuro do Bayern está em boas mãos.
Ryan Gravenberch teve um desempenho sólido no meio-campo hoje e esteve envolvido em uma construção fantástica. Sua resistência e agilidade estiveram à mostra hoje. Fico feliz por vê-lo aproveitando tão bem as oportunidades.
Se vocês sofreram com o Bayern neste jogo, mantenham seus corações preparados, pois dia 20, às 16h30, contra o RB Leipzig, será o primeiro jogo oficial do Bayern em 2023.
Mia San Mia!
Por Thayná Carvalho
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.