Pelas oitavas de final, Seleção Brasileira encara a Coreia do Sul
Saudações, amantes do esporte e leitores que acompanham o Portal Mulheres em Campo!
A única Pentacampeã do Mundo enfrenta mais um desafio pela frente nesta segunda-feira (05), às 16h, diante da Coreia do Sul. A partida terá transmissão no CazéTV, SporTV, Fifa+ e Globo.
O Brasil encerrou a fase de grupos na liderança do grupo G, com seis pontos, mas com um gosto amargo. Isso porque, na última rodada, a equipe perdeu por 1 a 0 para Camarões. Diante dos africanos, o técnico Tite optou por utilizar uma escalação 100% reserva. Dessa forma, os titulares chegam descansados para o embate com os coreanos.
Do lado adversário, a Coreia do Sul chega animada e preparada para tentar surpreender o Brasil. A equipe coreana se classificou às oitavas de final após vencer Portugal, de virada, e passou em segundo do grupo H, com quatro pontos.
RETROSPECTO ENTRE AS EQUIPES
Os Samurais Azuis não são desconhecidos da comissão técnica liderada por Tite. O time sul-coreano foi o último adversário do Brasil antes do início do Mundial do Catar. No último amistoso, a Seleção goleou a Coreia do Sul por 5 a 1. O jogo teve dois pênaltis, concedidos com auxílio do VAR, cobrados por Neymar, que ampliou a goleada. Richarlison, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus marcaram um gol cada.
Em Copas do Mundo, esse será o primeiro duelo entre as equipes, mas no total, os times se enfrentaram sete vezes. A Seleção Canarinho perdeu apenas uma vez, em um amistoso no ano de 1999. Em outro amistoso disputado em 2019, a Seleção Brasileira marcou três gols, enquanto a Coreia do Sul não conseguiu balançar as redes.
DESFALQUES, PROVÁVEIS ESCALAÇÕES E ARBITRAGEM
Notícias boas sobre o nosso Brasilzão? TEMOS! O técnico Tite confirmou neste domingo (04), que a seleção brasileira terá os retornos do atacante Neymar e do lateral-direito Danilo para as oitavas de final. De acordo com o treinador, Neymar está recuperado da lesão ligamentar no tornozelo direito, realizando seu primeiro treino sorridente.
O técnico também assegurou o retorno de Danilo, que participou de três treinamentos no gramado. E descartou a volta do lateral-esquerdo Alex Sandro. Disse que o jogador ainda está em processo de recuperação, ainda sem condições de jogar. Assim, a seleção terá um atleta improvisado na esquerda.
Entretanto, como não é só de alegria que se vive o brasileiro, também há notícias ruins. Exames realizados após a derrota do Brasil para Camarões nesta sexta-feira (02), apontaram que as lesões do atacante Gabriel Jesus e do lateral-esquerdo Alex Telles, ambas no joelho direito de cada um, são mais graves do que se imaginava. Com isso, os dois estão fora da Copa do Mundo no Catar.
A situação de Alex Telles causa mais preocupação. Ele se machucou aos seis minutos da etapa final, depois de se chocar com o zagueiro Andre-Frank Zambo. Foi avaliado ainda em campo e deixou o gramado chorando, amparado pelo médico Rodrigo Lasmar.
A lesão de Gabriel Jesus é menos grave e demanda cerca de três semanas de recuperação, tempo, porém, insuficiente para ele retornar à equipe durante o Mundial, caso o Brasil avance nas etapas. O atacante do Arsenal relatou dores só quando voltou para o banco, depois de ser substituído por Pedro no segundo tempo.
Uma provável escalação do Brasil tem: Alisson; Éder Militão (Dani Alves), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar (Rodrygo); Raphinha, Richarlison e Vini Jr.
Hwang Hee-chan perdeu as duas primeiras partidas da Coreia do Sul na Copa do Mundo devido a uma lesão no tendão da coxa, da qual não havia se recuperado totalmente no último jogo da equipe na fase de grupos.
O atacante do Wolves saiu do banco para marcar o gol da vitória no último suspiro, mas permanece uma dúvida para o XI titular de segunda-feira.
Kim Min-jae não foi arriscado contra Portugal, pois continua a tratar de um problema na panturrilha que a Federação Coreana de Futebol descreveu como “uma lesão não grave”.
Uma provável escalação da Coreia tem: Seung-gyu Kim; Moon-hwan Kim, Min-jae Kim, Young-gwon Kim e Jin-su Kim; Woo-Young Jung, In-beom Hwang e Woo-Yeong Jeong; Hee-chan Hwang, Gue-Sung Cho e Heung-min Son.
Árbitro: Clement Turpin (FRA).
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA).
Quarto árbitro: Slavko Vincic (SER).
Começou o famoso “tudo ou nada”. Vida ou morte. O futebol é jogado, portanto, não há favoritismo. Raça, humildade e concentração. Não podemos errar.
Por Thayná Carvalho
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.