Saudações, amantes da Copa do Mundo e leitores do Mulheres em Campo!
Manhã de gala para a Polônia do craque Lewandowski e uma derrota dolorosa para a sensação da Copa do Mundo do Catar, a Arábia Saudita. O resultado do confronto levou a
Águia Branca ao topo da tabela e encurralou a Argentina que foi forçada a ganhar seu jogo!
Em dia de Lewandowski não se brinca, só os árabes se esqueceram disso. A partida aconteceu neste sábado (26) no Estádio Education City, pela segunda rodada do grupo C no Mundial. A Polônia derrotou a Arábia por 2 a 0 e assumiu a liderança do grupo.
Um jogo inicialmente equilibrado, mas com muita disputa e emoções. Os Falcões Verdes começaram pressionando, porém, sem muita objetividade, o que invalidou a pressão e a tornou ineficaz. Apesar disso, aos 12 minutos o goleiro Szczęsny fez uma defesaça! Assustou. Aos 25 minutos, do outro lado do campo, foi a vez de Al-Owais brilhar. Mas a manhã não foi dos goleiros, acredite. Em uma rara chegada aos 39 minutos, Robert Lewandowski teve a chance, rolou para Piotr Zielinski que abriu o placar para os europeus. Um lance digno!
A Polônia recuou. Apenas 5 minutos depois do gol marcado pela Águia Branca, pênalti para os Falcões. Em um lance de disputa dentro da área, o zagueiro Bielik derrubou Saleh Al Shehri, dando a chance do gol aos árabes. O árbitro Wilton Pereira Sampaio é chamado pelo VAR e marca. Só quem não marcou foi Arábia. Aldawsari bateu, o goleiro defendeu, no rebote de Al Burayk o goleiro DEFENDE novamente.
Não era dia dos Falcões. Após a defesa – milagrosa – a Arábia acorda para o jogo e massacra a Polônia que jogava pelo contra-ataque. A questão do jogo foi o ditado “Quem não faz, Lewa” e foi dele. Na saída de bola errada, ela caiu no pé do artilheiro. Resultado: ele bateu firme e fechou o caixão, 2 a 0 para a Polônia.
O primeiro dele! Aos 36 minutos, Robert Lewandowski desencanta e faz o segundo da Polônia. Foram quatro jogos em Copas, o último possível gol era para ser de pênalti, que foi desperdiçado. Dessa vez ele conseguiu.
Mais do que merecido o gol do craque polonês, que apresentou um abatimento na estreia, após o pênalti perdido e consequentemente sua equipe não saiu com os três pontos. Com uma boa apresentação diante da Arábia, o atual Bola de Ouro foi fundamental na vitória.
A Águia Branca assumiu a primeira colocação do grupo C, com 4 pontos. O Falcões vem logo atrás, na segunda posição, com 3 pontos. Os times voltam a campo na próxima quarta-feira (30), às 16h (horário de Brasília). A Polônia enfrenta a Argentina e a Arábia Saudita encontra o México.
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A POLÔNIA
Com a promessa de uma equipe mais ofensiva, o técnico polonês armou o seu time para conseguir a primeira vitória na competição e sonhar com a classificação às oitavas. Foram brilhantes? Não, pois tomaram um leve sufoco da Arábia, principalmente no início do jogo e após o primeiro gol da Seleção Polonesa. Portanto, a tarde era de Lewa e companhia, tanto que nem a cobrança de pênalti entrou nas redes. Além disso, vale ressaltar mais uma vez a atuação do goleiro da Águia Branca. Que partida, meus amigos, que partida!
Por Bruna Dias colunista da Arábia Saudita e Aniele Lacerda colunista da Polônia.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.