VIRADA SAMURAI, VITÓRIA DO JAPÃO SOBRE A ALEMANHA NA ESTREIA 


Japão e Alemanha estrearam nesta quarta-feira (23), pelo Grupo E da Copa do Catar. Um grupo de adversários fortes, que brigam por duas vagas na próxima fase.

Os Samurais Azuis, como são conhecidos os japoneses, fizeram um primeiro tempo inexpressivo ofensivamente. O Japão pouco ficou com a bola, viu a equipe alemã ter domínio completo do jogo, teve e soube usar de sua boa defesa para se manter no jogo, enquanto do meio para frente fez um jogo bastante apático na primeira etapa.

A Alemanha, em um jogo mais forte, preocupou mais e forçou o jogo até a falha japonesa. Foi num lance um pouco imaturo do goleiro Gonda no lateral alemão Raum que a arbitragem assinalou pênalti para a Alemanha, e aos 33 minutos, Gündogam abriu o placar e pôs os europeus na frente.

Com um gol à frente no placar, a equipe se ouriçou e fez seu jogo crescer. Aos 40 minutos, a Alemanha chegou a ampliar, mas o gol foi muito bem anulado por impedimento.

Na segunda etapa, Moriyasu buscou o resultado no seu banco de reservas, fez mudanças pontuais e viu o Japão se agigantar perante o adversário.

Takehiro Tomiyasu voltou do intervalo no lugar do jovem Takefusa Kubo. Aos 12’, o técnico mudou mais dois: Kaoru Mitoma e Takuma Asano entraram como opções para os lugares  de Yuto Nagatomo e Daizen Maeda. A ideia era tornar o time mais ofensivo, e funcionou.

Apesar das mudanças, a Alemanha voltou para o segundo tempo ainda perigosa, e continuou assustando nos primeiros minutos. Com a “água batendo na bunda” como se diz, o Japão resolveu se soltar no ataque e buscar nas bolas longas opções de infiltração.

Já passavam de 25 minutos da etapa complementar quando o técnico da seleção nipônica trocou mais uma vez, sacou Ao Tanaka e Hiroki Sakai para as entradas de Ristu Doan e Takumi Minamino.

No primeiro lance de Minamino na partida, ele chutou em cima de Neuer, que espalmou e deu o rebote para Doan estufar as redes e deixar tudo igual.

INA FASSBENDER/AFP via Getty Images

Aos 38 minutos, mais um gol com gosto de Bundesliga, a liga de futebol alemã. Takuma Asano bateu quase sem ângulo, mas viu a bola encontrar o rumo do gol. 

A virada improvável dos Samurais Azuis foi considerada histórica pela equipe. 

Com a vitória, o Japão se encontra na segunda colocação do Grupo E pelo saldo de gols, visto que a Espanha cometeu um verdadeiro massacre sobre a Costa Rica, aplicando um sonoro 7 a 0.

Por Jéssica Salini

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se