Faltando apenas 3 rodadas para o fim do Brasileirão, o Verdão finalmente pode gritar ‘é campeão’!
A noite chuvosa desta quarta-feira (2) virou de festa para a torcida que canta e vibra. Mesmo já sendo campeão antes de entrar em campo, o Palmeiras goleou o Fortaleza por 4 a 0 e, ao bater os 77 pontos, se consolidou campeão absoluto do Campeonato Brasileiro 2022.
Nem mesmo a presepada da CBF e da Globo ao mudarem o horário da partida foi capaz de atrapalhar a festa da torcida tanto no estádio quanto nos arredores. O mosaico – que a transmissão fez questão de ignorar – estava lindo, e em campo a equipa de Abel Ferreira fez uma apresentação de gala para retribuir. Bota mais uma tríplice coroa na conta do Verdão!
O JOGO
A bola ainda nem tinha rolado, mas a taça do Brasileirão já tinha destino certo: a sala de troféus do Palmeiras! Com isso, a equipa de Abel Ferreira jogou leve e deu um show para os mais de 29 mil torcedores no Allianz Parque. A casa não pôde estar mais cheia devido à montagem de um palco para evento que acontecerá no estádio.
O Verdão controlou o jogo e a posse de bola desde o início, abrindo o placar aos 14 minutos. Scarpa deu um lançamento preciso para Rony, que ficou cara a cara com o goleiro e tocou na saída para marcar.
O gol deu ainda mais leveza ao time, que criou uma sequência de boas chances, levando muito perigo à meta do Fortaleza. Aos 22 e aos 27 minutos, Scarpa arriscou de longe e parou na defesa adversária. Rony cabeceou bem dentro da área, porém, a bola desviou e saiu. Gómez também teve chance de marcar de cabeça, Fernando Miguel saiu bem para defender.
Com bastante insistência, o segundo veio, aos 31′, com uma cobertura perfeita de Dudibres. O camisa 7 recebeu um bolão de Marcos Rocha e encobriu o goleiro adversário sem dó. Estava frio e chovendo mesmo, não foi tão ruim ser coberto não é mesmo?! Com um pouco menos de intensidade, o Palmeiras chegou a assustar mais algumas vezes, no entanto, não alterou o placar até o intervalo.
O Alviverde iniciou a segunda etapa com o pé no acelerador e marcou o terceiro, aos 2 minutos. Após Dudu cruzar rasteiro para dentro da área, a bola passou por todo mundo e sobrou para Rony rústico botar ela para dormir no fundo das redes. O Fortaleza chegou a ensaiar algumas vezes uma reação, mas o protagonismo era mesmo todo do Verdão, que via sua torcida inflamar os gritos de é campeão e a contagem dos 11 títulos de Campeonato Brasileiro.
E quem pensou que não teria gol do Endrick, se enganou! A cria da Academia estreou como titular e guardou o seu, aos 18′. Dudu cruzou rasteiro e o camisa 16 não perdeu a chance de dar um carrinho e marcar o quarto gol alviverde (o seu terceiro no profissional).
Abel fez suas substituições para rodar o elenco, Rony e Dudu criaram duas boas chances seguidas. Piquerez também tentou fazer uma graça na área adversária, porém, cabeceou para fora. A esta altura do campeonato, a torcida que canta e vibra já gritava a plenos pulmões, sem dúvida nenhuma: É CAMPEÃO! E naquele momento, de fato, já não tinha mais como não ser.
O apito final, que veio quase imediatamente quando o relógio bateu os 45 minutos, confirmou o que já sabíamos mesmo antes da partida começar, porém, o Palmeiras quis garantir o show para não deixar dúvidas de que de fato é campeão!
Pois é, torcedor, você que há alguns anos sentia a agonia de quase ser rebaixado no ano do Centenário, que derrubou tantas lágrimas e amargou frustrações com eliminações dolorosas, agora pode desfrutar de um momento campeoníssimo do Alviverde.
Um time que, diferente do que muitos dizem, entra em campo apenas para vencer. Nesta temporada, mais do que nunca, pudemos ver a vontade e raça dos jogadores dentro de campo. Perder qualquer lance, não era uma opção.
Aos que criticaram, injustamente, o técnico Abel Ferreira e sua equipa, caracterizando-a como copeira, por ter vencido duas Libertadores e uma Copa do Brasil, todas de formas gloriosas, agora tem que engolir um time que tem sim regularidade, pode e sabe vencer um campeonato de pontos corridos.
De todo modo, por aí poderemos ver gente criticando e diminuindo a conquista pelo desempenho abaixo de rivais, que agora precisaram passar as últimas três rodadas olhando para cima e seguindo o líder inalcançável. Desfrutemos, Família Palmeiras.
Agora, o Palmeiras retorna a campo no domingo (6) para enfrentar o Cuiabá, às 18h30, na Arena Pantanal, em duelo válido pela 36ª rodada do Brasileirão.
Por Vânia Souza e Victória Amorim
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.