Corinthians derrota o Flamengo no Maracanã e se classifica para a fase de grupos da Libertadores 2023
Saudações Fiel Torcida e leitores que acompanham o Portal Mulheres em Campo!
Na noite fria de quarta-feira (2), o Corinthians quebrou o tabu e venceu o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã, pela 35ª rodada do Brasileirão.
TABU QUEBRADO!
A última vez que o Corinthians derrotou o Flamengo no Maracanã foi em 2015, quando o Timão venceu os cariocas pelo placar de 3 a 0, com gols de Uendel, Elias e Jadson. Cássio, Fagner, Gil e Renato Augusto são os únicos do atual elenco que estiveram nesse jogo.
Com o resultado de hoje, o Corinthians alcançou 61 pontos e garantiu matematicamente sua vaga na fase de grupos da Libertadores de 2023, uma vez que não pode mais ser ultrapassado pelo Atlético-MG, sétimo colocado. O Timão, agora, busca terminar o Brasileirão na vice-liderança, brigando diretamente com Internacional (64 pontos), Flamengo (61) e Fluminense (61).
O principal desfalque do Corinthians na partida foi o técnico Vítor Pereira, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Goiás, no sábado, e teve de cumprir suspensão no Maracanã. Substituto de Vítor Pereira, o auxiliar Filipe Almeida não pôde contar com cinco jogadores: os volantes Maycon (aprimoramento físico) e Paulinho (em recuperação de lesão no joelho), o meia-atacante Adson (em recuperação de cirurgia de apendicite) e os atacantes Gustavo Mosquito (lesão no ligamento do joelho) e Júnior Moraes (em plano de trabalho).
O início da primeira etapa começou com as equipes se estudando e procurando uma estratégia para sair jogando. A primeira boa chegada do Corinthians foi aos 17 minutos. Róger Guedes recebeu bom lançamento e ficou cara a cara com o goleiro rubro-negro, mas não conseguiu dominar. Na sequência, o bandeira assinalou impedimento do atacante.
Aos 20′, o camisa 9 arrancou em direção à área do Flamengo, deu uma caneta em Pablo, limpou a marcação de Matheuzinho e bateu rasteiro. Seria um golaço se não fosse a boa defesa de Hugo Souza, que caiu para espalmar.
Pouco depois, o Timão voltou a levar perigo com Du Queiroz. O volante recebeu em velocidade na ponta direita e cruzou para a entrada da área, onde encontrou Giuliano, que finalizou no pé da trave. No rebote, Róger Guedes chegou batendo de primeira, para outra boa defesa de Hugo.
Na sequência, o Flamengo respondeu com Ayrton Lucas, que recebeu passe de Arturo Vidal e chutou forte, no canto. Cássio pulou para espalmar e igualar Hugo em boas defesas no jogo. Neste momento, a partida foi lá e cá, com chances para os dois lados.
Quem não faz, leva. Aos 42 minutos, Mateus Vital caiu pela esquerda, onde mais gosta de atuar, e foi acionado após boa jogada coletiva. O meio-campista arriscou um cruzamento rasteiro e encontrou Du Queiroz, que chegou batendo. A finalização ainda teve leve desvio no meio do caminho antes de balançar as redes de Hugo. 1 a 0 Corinthians.
Para a segunda etapa, o auxiliar Filipe Almeida não realizou alterações no Corinthians. Do outro lado, o treinador Dorival Júnior colocou Éverton Ribeiro no lugar de Victor Hugo.
Os mandantes retornaram mais ligados, com o apoio de sua torcida, fizeram o gol de empate logo no primeiro minuto de jogo. Everton Cebolinha driblou Mateus Vital e acionou Matheus França pela esquerda. O jovem ficou cara a cara com Cássio e deu um toque por cobertura na saída do goleiro, igualando o marcador no Maracanã.
O Corinthians sentiu o gol, os jogadores estavam cansados fisicamente e não conseguiram reagir. As primeiras alterações de Filipe Almeida vieram aos 21 minutos. O auxiliar colocou os meio-campistas Ramiro e Renato Augusto nas vagas de Mateus Vital e Róger Guedes. E então, começou a fluir novamente.
Mesmo com a equipe Rubro-Negra melhor, o Corinthians começou a brigar mais pelas bolas e ficar com elas, e assim saiu o gol da virada. Renato Augusto achou um bom passe para Bruno Méndez, que carregou pela direita e acionou Yuri Alberto na entrada da área. O centroavante limpou a marcação e bateu forte na saída de Hugo, sem chances para o goleiro. 2 a 1 Corinthians.
Aos 45, Renato Augusto arriscou chute forte na entrada da área, mas Hugo Souza defendeu sem sustos. A chuva apertou no Maracanã, os corinthianos fizeram sua parte e encaminhando a vaga para a fase de grupos da Libertadores 2023, o árbitro Ramon Abatti Abel apitou o fim de jogo no Maracanã. Corinthians 2 a 1 Flamengo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O milagre do Maracanã tão esperado finalmente aconteceu. Comparando com as duas últimas partidas, o Corinthians melhorou bastante, desde o desempenho, ao psicológico dos jogadores. O primeiro tempo com mais chances, posse e controle. No segundo, segurou o ímpeto do Flamengo depois do gol e contou com o poder de decisão de Yuri Alberto.
Falando no camisa 9, o Corinthians precisa comprar ele em definitivo. É caro? Sim! Mas vale a pena. Além da qualidade técnica e do poder de decisão, Yuri Alberto é uma potência física. Sustenta duelos, pressiona os zagueiros do início ao fim, não reclama, não desiste de nenhuma jogada…grande jogador. Porém, infelizmente, é jogador de empréstimo, e nessas idas e vindas, o futebol me ensinou a não se apegar em jogador emprestado. Mas o Yuri Alberto é irresistível. Ele é a cara do Corinthians.
O zagueiro Robert Renan é impressionante. A qualidade técnica, a maturidade e a responsabilidade que ele tem não é pra qualquer um. Ele é rápido, sabe driblar, tem um bom passe e uma ótima saída de bola. Outro ponto positivo que sempre me chamou muita atenção nele: sua calmaria dentro de campo. Muito seguro o zagueiro de apenas 19 anos. Por acompanhar bastante a base do Corinthians, sempre quis que o Robert Renan e outros jogadores recebesse uma oportunidade. VP chegou e ajudou nisso. Robert já era impressionante na base, no profissional não poderia ser diferente.
A promessa era que a resposta de Vítor Pereira só viria após garantir a vaga na Libertadores. Objetivo cumprido. Não pode demorar mais para sabermos se fica ou não, pois se não ficar, a diretoria precisa decidir um novo técnico, para que ele junto com sua comissão técnica montem um elenco para 2023. A novela precisa acabar o quanto antes.
PRÓXIMO COMPROMISSO
O Corinthians volta a campo neste sábado, às 20h30, para enfrentar o Ceará, na Neo Química Arena, pela 35ª rodada do Brasileirão.
Por: Thayná Carvalho.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.