Após longos dias sem jogar, o Verdão volta a campo para mais uma vez defender sua querida e isolada liderança
Na noite desta quarta-feira (28), o Palmeiras vai até Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG, em partida válida pela vigésima oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Alviverde segue isolado na liderança da competição, com 57 pontos, e terá uma missão difícil no Mineirão para manter essa vantagem, pois vai para a partida cheio de desfalques importantes. Por outro lado, esse é o momento dos reservas mostrarem a que vieram e entregarem um jogo a altura para, quem sabe, manter a invencibilidade como visitante.
Após vencer o clássico contra o Santos no último dia 18, o elenco alviverde teve dois dias de folga e se reapresentou na Academia de Futebol na quarta-feira (21) passada. Devido ao descanso, as atividades do dia foram mais intensas. Em gramado reduzido, a equipe foi dividida em dois times de 11 cada e fizeram um treino tático, onde os jogadores tiveram que cumprir objetivos específicos. Na quinta (22), a preparação seguiu com um jogo-treino entre o elenco, que foi dividido em duas equipes de 11, com simulações de uma partida real e contou até com equipe de arbitragem. A atividade teve dois tempos de 25 minutos onde principalmente a formação foi testada.
Sem atividades na sexta (23), o Palmeiras voltou a treinar na manhã do sábado (24). O grupo iniciou com um aquecimento e em seguida realizou um trabalho em gramado reduzindo, com foco em posse de bola e opções de passe sob pressão na marcação. Na sequência, fizeram um enfrentamento de 11 contra 11 e para finalizar atacantes e meias aprimoraram finalizações. Domingo (25) também foi dia de treino e Abel e sua comissão separou o grupo em duas equipes e deu orientações sobre posicionamento e movimentação. Em seguida, o elenco foi dividido entre jogadores ofensivos e defensivos para realizarem atividades específicas. No fim, ensaiaram cobranças de pênalti e de falta.
Os treinos seguiram a todo vapor na manhã desta segunda (26), mesmo debaixo de chuva. Mais uma vez em campo reduzido e divididos em dois times, os jogadores fizeram um trabalho de fixação, treinaram posicionamento, movimentação e jogadas ensaiadas, além de aprimorar jogadas de bola parada. A preparação foi finalizada na manhã desta terça-feira (27) e o treino foi em grande parte comandado pela comissão técnica, que colocou o elenco para treinar cruzamentos e finalizações. Para finalizar, o técnico portugês orientou o elenco sobre comportamentos ofensivos e defensivos e também jogadas de bola parada.
A delegação embarcou para Belo Horizonte ainda na tarde desta terça.
Além de Jailson e Raphael Veiga, que seguem em recuperação, o Palmeiras também não terá Weverton e Gustavo Gómez (convocados por suas respectivas seleções), Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Abel Ferreira (que cumprem suspensão). Uma provável escalação para o duelo é: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo e Piquerez; Luan (Naves), Atuesta e Gustavo Scarpa; Breno Lopes (Bruno Tabata), Dudu e Rony.
Um fato extra-campo, mas super importante nesta semana foi que o técnico Abel Ferreira recebeu o título de cidadão paulistano, em cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo nesta sexta (23). O comandante esteve acompanhado de sua família e alguns torcedores alviverdes também compareceram para prestigiar. “É uma grande honra, um grande orgulho receber esse título de cidadão paulistano. Espero aprender com meus erros e estar cada vez mais à altura de representar uma das maiores cidades do mundo. Hoje me sinto um cidadão paulistano”, disse Abel. O “homi” é mesmo diferenciado, ganha título até sem campeonato.
INFORMAÇÕES DA PARTIDA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e hora: 28/9/2022, às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Transmissão: Globo, Premiere
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.