Neste domingo (18), o Palmeiras venceu o Santos por 1×0, em duelo válido pela 27ª rodada do Brasileirão. O gol foi marcado por Merentiel, que balançou a rede pela segunda vez com a camisa do Verdão. Esta é a sétima vitória seguida do Alviverde contra a equipe da Baixada.
O resultado deixa o Palmeiras com 57 pontos na liderança isolada do Brasileirão. Atrás, vem o Fluminense com 48.
O duelo também marcou a primeira vez que o atacante, joia da base, Endrick foi relacionado pela primeira vez na equipe profissional.
Mesmo com as equipes vivendo fases distintas, em campo, mostraram equilíbrio previsto em clássicos. Claro, que pelo lado do Verdão, esperávamos ver uma atuação melhor.
A primeira chance foi do lado adversário, quando Bauermann desviou de cabeça após cobrança de escanteio e viu Weverton defender. O Palmeiras tentava achar espaços, mas não tinha tanta efetividade para acertar o gol. Rony recebeu na frente e acabou mandando para fora, aos 20.
Na sequência, o Santos respondeu com um chute de longe de Lucas Braga. Apesar do perigo, o goleiro do Verdão defendeu. Aos 24, o Palmeiras incomodou com Dudu, que cabeceou no defensor, e depois com Gómez, desviando para fora. Nos minutos finais, Dudu recebeu de Tabata e finalizou bem, mas João Paulo espalmou.
Na volta para o segundo tempo, Soteldo assustou com um chute de fora da área, mas a bola foi para fora. Aos 14, o Palmeiras ficou no prejuízo ao ver Danilo – que não vivia uma boa noite – ser expulso. O camisa 28 perdeu a disputa com o camisa 10 do Peixe e só conseguiu para o jogador com falta dura e acabou levando o vermelho.
Parece que com um a menos, a equipe melhorou. Aos 22, Rony quase abriu o placar. A bola iria na rede se não fosse o corte de Bauermann em cima da linha. Na sequência, Dudu deu trabalho para João Paulo. O camisa 7 fez boa jogada individual, finalizou e viu o goleiro salvar.
Aos 29, Merentiel recebeu na área e arriscou de bicicleta. Três minutos depois o “La Bestia” deixou o dele e abriu o placar. O camisa 9 ficou com a sobra na área depois de cobrança de escanteio, dominou, ajeitou e bateu para o gol de João Paulo, que ficou parado e viu a bola morrer no fundo da rede.
À frente no marcador, Abel fez as últimas mudanças e o time soube segurar o resultado até o apito final, apesar de algumas ameaças do adversário. Nos acréscimos, o treinador do Verdão acabou expulso por reclamação e não comanda a equipe na próxima rodada.
O próximo compromisso do Verdão é apenas no dia 28 (quarta-feira). O Alviverde duela com o Atlético-MG, no Mineirão, às 21h45, pela 28ª rodada do Brasileiro.
Por Victória Amorim
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.