Na estreia de Guto Ferreira no comando, Coritiba é goleado pelo Fluminense por 5×2 no Maracanã
É meus amigos, a vida do torcedor alviverde não está nada fácil. O time segue sem vencer fora de casa, amargou a quarta derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro e segue na ZR. O Verdão foi até o Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense neste sábado (20), pela 23ª rodada da competição, e foi derrotado pelo placar de 5×2.
Parece que o filme se repete. Entra ano, sai ano, ou a luta é pelo acesso, ou para não cair no torneio nacional. Afinal, o que está errado? Mesmo com outra diretoria, com outro treinador, a postura não muda. A gente se ilude e se enche de esperanças, acha que o time pode corresponder, pensa: agora vai. Não foi. De novo.
Já começou com a escalação, divulgada um dia anterior e confirmada pelo treinador. Biro? Val? Egídio na ponta? Ninguém queria acreditar nisso, mas uma hora antes da partida, era essa a escalação que o torcedor via. No fundo, já prevíamos que a desgraça estava por vir.
O jogo já se desenhava para isso. Primeiros minutos de jogo e… gol do Fluminense. Caio Paulista aproveitou a falha de marcação e abriu o placar, aos 3 minutos. O time carioca seguiu pressionando e buscando seu gol, e o Coxa apenas se defendia como dava. Aos 35′, John Arias ampliou, com uma ajudinha de Rafael William, o dono das metas neste sábado. 2×0 Fluminense.
No fim da primeira etapa, o Coxa tentou reagir, mas não tinha poder ofensivo para isso. No intervalo, Guto realizou três mudanças: tirou Léo Gamalho, Val e Matheus Alexandre para as entradas de Alef Manga, Bruno Gomes e Natanael, respectivamente. Com as mudanças, o Verdão melhorou e o time passou a se arriscar mais no ataque, chegando a descontar o placar, aos 26 minutos, com passe preciso de Fabrício Daniel para Alef Manga, que não desperdiçou. 2×1.
Quando o time se animava para buscar o empate, novamente veio o balde de água fria. Em cobrança de falta perfeita, Nathan mandou para o gol e marcou o terceiro. Logo em seguida, também em cobrança de falta, mas do lado alviverde, Egídio não deixou por baixo e marcou um golaço, aplicando a famosa lei do ex. 3×2, e o Coxa ainda “on” na partida.
Pena que não durou muito. O time estava empenhado em buscar o empate, mas esqueceu de se defender e os erros de marcação afloraram e decidiram a partida. Willian Bigode, que entrou no decorrer da segunda etapa, marcou o quarto aos 45′, e fechou o caixão aos 49′, ampliando o marcador. Fim de jogo, Flu 5 x 2 Coxa.
Mais uma derrota e mais uma rodada amargando a zona de rebaixamento. Ainda há tempo para reação, mas ela não pode demorar a vir. Precisa começar na próxima rodada, quando o Coritiba recebe o Avaí no sábado (27), às 16h30, no Couto Pereira. Com certeza o torcedor, mesmo cansado, estará presente, fazendo o que mais sabe: apoiando o time. Esperamos reciprocidade desse time, e esperamos que Guto também tenha entendido que Biro, Val e Régis não são jogadores para o Coritiba.
Seguimos! Cansados, mas seguimos!
Por Viviane Mendes, coxa-doida de coração.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.