Coritiba enfrenta o Fluminense fora de casa, sob o comando do treinador Guto Ferreira pela primeira vez neste sábado (20)
Neste sábado (20), o Coritiba terá uma nova oportunidade de conquistar os três pontos fora de casa. O Verdão enfrenta o Fluminense, às 19h, no Maracanã, em partida válida pela 23ª rodada do Brasileirão – Série A. Este será o primeiro jogo sob o comando do treinador Guto Ferreira.
A expectativa para o duelo é que o time volte a pontuar. Após três derrotas consecutivas, que culminaram na demissão do técnico Gustavo Morínigo, da comissão técnica e do head esportivo René Simões, o Verdão busca a reação imediata na competição. Atualmente, a equipe alviverde ocupa a zona de rebaixamento, na 18ª colocação.
Sabemos da dificuldade do duelo, afinal, o Fluminense é uma das equipes que brigam na parte de cima da tabela. Sabemos também da imensa dificuldade de vencer longe de casa. Mas a mudança de comando foi uma das cartadas da diretoria alviverde para que haja, ao menos, uma mudança de postura em campo. Erros coletivos e individuais se tornaram rotina dentro das quatro linhas, e até o desempenho dentro de casa vem sendo comprometido. Esperamos ver um outro time, afinal, não há muito tempo para uma reação.
PREPARAÇÃO:
O novo treinador Guto Ferreira chegou no clube na terça-feira (16), participou de uma coletiva de apresentação, se apresentou ao elenco e já iniciou os trabalhos. Guto declarou na entrevista:
“Imensa satisfação em trabalhar em mais um campeão Brasileiro na minha carreira, isso é motivo de orgulho e responsabilidade. Responsabilidade também de conduzir o Coritiba ao lugar que ele merece, que é primeiro a manutenção na Série A, e depois, voos mais ousados. Esse é o nosso objetivo dentro do clube, e o torcedor pode ter certeza que não vamos medir esforços para conseguir”, disse.
A tendência é que o treinador utilize novos esquemas e variações táticas. Guto teve quatro dias de trabalho, tempo suficiente para conhecer os atletas e entender a situação de cada um.
No dia da sua chegada, a diretoria do Coritiba afastou quatro atletas, que seguem treinando em separado: Maicky, Neilton, Pablo Garcia e Thonny Anderson – esse último já havia trabalhado com Guto no Bahia. Porém, nesta sexta (19), o atacante Neílton voltou a ser integrado ao elenco.
Para este duelo, o técnico contará com o retorno de Alef Manga, que cumpriu suspensão contra o Galo, e do meia Robinho, que está recuperado após dois meses. Em contrapartida, “Gordiola” terá os desfalques do zagueiro Luciano Castán e do volante Willian Farias, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, além do meia Boschilia, que estreou rodada passada e se lesionou durante o jogo, e do goleiro Alex Muralha, que sentiu um desconforto muscular. Os atacantes Hernán Pérez e Warley, o goleiro Gabriel Vasconcelos e o zagueiro Henrique seguem de fora.
Um provável Coritiba, segundo o GE: Rafael William, Matheus Alexandre, Guillermo, Marcio Silva e Guilherme Biro; Bernardo, Val e Jesús Trindade; Egídio, Fabrício Daniel e Léo Gamalho – com Egídio jogando DE PONTA. Será que essa mudança vai ser boa? Vamos confiar que sim, e que tenha lei do Ex (para quem não lembra, Gidão veio do Tricolor carioca para o Coxa).
RETROSPECTO
Coritiba e Fluminense se enfrentaram 44 vezes, e o retrospecto entre as equipes é bem equilibrado. Foram 16 vitórias alviverdes, 14 empates e 14 vitórias do Tricolor das Laranjeiras.
E como não lembrar do jogo do primeiro turno? Perdendo por 0x2 em casa (com direito a falha bizarra de Muralha e dois tentos de Paulo Henrique Ganso), o time alviverde foi guerreiro e conseguiu a virada, com gols de Léo Gamalho (2) e Andrey. Que a alma guerreira deste jogo se instaure no Maraca, onde temos uma história vitoriosa.
REAGE, COXA! PRA CIMA DELES
Por Viviane Mendes, coxa doida de coração.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.