Na noite desta quinta-feira (18), o América-MG encerrou sua participação na Copa do Brasil de 2022. O Coelho iniciou a competição na terceira fase e passou facilmente pelo CSA e depois pelo Botafogo, nas oitavas de final. No confronto contra o São Paulo, nas quartas de final, o time teve acertos e erros, que determinaram a desclassificação.
Na primeira partida fora de casa, o time de Mancini fez um jogo razoável, soube segurar o Tricolor paulista em casa, mas acabou desperdiçando um pênalti com Maidana, e saiu em desvantagem por 1 a 0. O resultado foi considerado normal ou até “bom”, por estarmos fora de Belo Horizonte.
Mas, no jogo desta quinta, na Arena Independência, o que parecia possível tornou-se bem improvável, graças às mudanças no sistema defensivo americano. Ricardo Silva, recém chegado, entrou como titular, sendo que vinha atuando pouco nos outros jogos e a estratégia de Mancini não deu certo.
O América-MG jogou com três zagueiros e ainda assim conseguiu tomar dois gols antes dos 30 minutos do primeiro tempo. Os gols foram marcados por Luciano, que entrou fácil na defesa do Coelho e marcou aos 23 e 29 minutos da etapa inicial.
Com um prejuízo maior que o primeiro jogo e com apenas um tempo para correr atrás, o Coelho tirou o empate da cartola, mas não foi suficiente para chegar ao menos na decisão pelas cobranças de penalidades. No primeiro gol americano, o zagueiro tricolor desviou a bola com o braço na área e Wellington Paulista marcou de pênalti, aos 42 do primeiro tempo.
O segundo gol, de Everaldo, foi aos 20 minutos da etapa final. O Coelho estava com um jogador a mais, já que o zagueiro Miranda já tinha cartão amarelo e foi expulso após falta fora da área. Mesmo levando a disputa até o fim e sendo atrapalhado pela péssima arbitragem, o time americano lutou muito, mas não conseguiu reverter o placar e deixou a competição. A torcida americana fez a sua parte e compareceu em ótimo número no Indepa para apoiar o Coelhão. O público passou de 10 mil torcedores, recorde de 2022, somando com os 2 mil da torcida visitante.
PRÓXIMA PARTIDA
O time americano agora foca no Campeonato Brasileiro e busca alcançar novamente uma vaga para as competições internacionais. O Coelho está em 8º lugar na classificação e enfrenta o Athletico no domingo (21), às 18h, na Arena da Baixada.
Por Rayssa Rocha
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.