Apesar da melhora em campo, o Corinthians é derrotado e eliminado da Libertadores. Agora é hora de refletir e seguir lutando, afinal, restam o Brasileiro e a Copa do Brasil
O Torcedor Fiel canta a plenos pulmões que na vitória ou na derrota, Corinthiano será até a morte. E assim é. No entanto, de nada adianta, e beira o desrespeito, a torcida vestir a camisa e ser o 12° jogador, se em campo, os 11 titulares não corresponderem, não se doarem e lutarem até o fim. Diante do Flamengo, o time abusou da displicência contra uma equipe superior tecnicamente e saiu de campo derrotado por 1 a 0 e eliminado da Libertadores.
Jogo após jogo, os torcedores seguem questionando as escalações de Vítor Pereira. Em meses de trabalho, a equipe não tem padrão de jogo e tão pouco um time titular. A desculpa? Poupou jogadores por desgaste físico. Ok, a rotina é intensa, mas onde está todo esse empenho que gera desgaste? Porque sinceramente, em campo não está.
Pela competição continental, o time foi de mal a pior e raramente mostrou um futebol que empolgasse. Podemos dizer, que dentro das possibilidades da equipe e o altos números de lesões, as quartas de finais ficaram de bom tamanho para a equipe, que não avançava a esta fase a 10 anos. Na competição de 2022 foram 10 jogos, com apenas duas vitórias, três derrotas e cinco empates. Além disso, o clube balançou as redes somente 5 vezes… Só Pedro, o autor do gol do Maracanã, foi às redes 8 vezes!
No confronto de volta, os jogadores até demonstraram uma postura melhor, buscaram mais o campo ofensivo, mas a falta de pontaria custou caro. Na segunda etapa, diante do gol de Pedro e da expulsão de Bruno Mendez, o alvinegro sucumbiu e só não levou mais gols, porque Cássio seguiu inteiro.
Mas como Cássio pontuou em coletiva após o jogo, não há tempo para ficar se lamentando, afinal, sábado teremos confronto direto com a porcada na Neo Química Arena e na quarta decidiremos a classificação da Copa do Brasil com o Atlético-GO. É levantar a cabeça, sacudir a poeira e corrigir os erros para dar a volta por cima. O arqueiro, que se tornou o segundo jogador a mais vezes atuar pelo Coringão, também pontuou que nem tudo pode ser jogado fora ou considerado errado. Concordo, no entanto, a teimosia e o autoritarismo de VP tem custado caro. Não é possivel que sequer a defesa tenha uma formação ideal, que possa ser repetida sem ficar insistindo nesse rodízio que não nos leva a lugar nenhum. Fábio Santos demonstrou que não pode ser reserva de Píton e Mosquito tem merecido bem mais a titularidade do que muito medalhão.
Por falar em atletas, mais uma vez estamos diante da novela com Willian, que sinceramente? Já encheu o saco. Não está satisfeito? Pega a mala e vaza, mas ficar nesse disse me disse é inaceitável. Com a bolinha que jogou no Corinthians ao longo desses meses era óbvio que ele seria cobrado, afinal, como se contentar que um camisa 10 tenha apenas um gol, sendo este de pênalti?
O Corinthians sofre de atletas que não sabem lidar com críticas ou que não aceitam a reserva. Sofre com a falta de padrão de jogo e de um melhor diálogo com seu treinador. Só espero que tudo isso não custe a temporada…
Por Mariana Alves