Vitória não vem, mas o Cabuloso soma mais 1 ponto e é mais líder que nunca
O Cruzeiro enfrentou o CSA na noite dessa quarta-feira (20), no estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro série B. Mais uma vez o Maior de Minas não conseguiu vencer o CSA. O resultado ficou no empate por 1 a 1, com Luvannor abrindo o placar na etapa inicial e Lucas Barcelos, empatando na etapa final para os donos da casa.
A última vitória do Cruzeiro sobre o Azulão de Alagoas foi em 2013, em um confronto pela Copa do Brasil. De lá para cá, são 7 duelos: 4 vitórias dos nordestinos e 3 empates!
Esse foi o último jogo do primeiro turno da competição. Não existe uma premiação, mas com a metade da série B passada, se diz que o primeiro colocado é o campeão simbólico do turno.
O Cruzeiro tem 42 pontos, sendo 13 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, mas não alcançou o recorde do Vitória em 2012, que somou 44 pontos no primeiro turno da série B. Mas isso é o que menos importa, já que o Cabuloso está muito bem no campeonato. De acordo com a matemática, para subir são necessários 62 pontos, ou seja, faltam 20 pontos para o acesso.
A sequência pesada de jogos fizeram com que o técnico, Paulo Pezzolano, mexesse muito nos titulares. Inclusive houve a estreia do zagueiro Luís Felipe, que veio na nova leva de contratações.
O próximo duelo Celeste será contra o Bahia, no sábado (23), às 16h, no estádio Mineirão. Esse é um dos jogos mais esperados, já que o Cruzeiro é o líder da competição e o Bahia ocupa a terceira colocação. Além disso, no primeiro turno, os baianos venceram por 2 a 0. As equipes figuram o G-4 e são muito regulares, candidatas ao acesso à série A.
O JOGO
O CSA começou impondo respeito, já no primeiro minuto o volante Giva Santos chutou da entrada da área, mas o goleiro cruzeirense, Rafael Cabral, fez a defesa. Fora esse lance, o Cabuloso melhorou e conseguiu abrir o placar aos 15’. Matheus Bidu seguiu pela esquerda, mandou para a área, a bola resvalou em Breno e subiu. Luvannor, não desperdiçou e cabeceou para dentro das redes. Cruzeiro 1 a 0.
O primeiro tempo não foi tão animado, não foi tão bom. Os donos da casa fizeram uma pressão nos minutos finais, mas o Cruzeiro conseguiu se segurar. Aos 43’ o técnico Paulo Pezzolano perdeu a cabeça em um lance que envolvia o adversário Édson e o cruzeirense Rômulo. O comandante da Raposa chegou a segurar o árbitro Flavio Rodrigues de Souza e foi expulso. Sendo assim, no próximo jogo, contra o Bahia, Pezzolano não estará a beira de campo.
Na segunda etapa o duelo ficou um pouco mais dinâmico. As equipes voltaram com mais intensidade. Aos 4’, Gabriel aproveitou o contra-ataque, mandou a bola para Lucas Barcelos chutar no canto esquerdo do gol. Tudo igual, 1 a 1.
O Cruzeiro fez substituições e o destaque acabou sendo o goleiro Rafael Cabral, com suas boas defesas. Luvannor merece ser mencionado não só pelo gol marcado, mas pelas suas tentativas. A arbitragem também não foi tão bem. No início do segundo tempo, o elenco da Raposa reclamou de um pênalti de Diego Renan em Luvannor.
Muitos chutes a gol de ambas as equipes, mas poucos realmente com perigo. Tirando isso, o empate ficou de bom tamanho para um Cruzeiro cansado e bastante modificado. Além disso, é líder com 7 pontos à frente do vice-líder Vasco, 9 pontos a mais que o Grêmio, última equipe do G-4. Sem contar gigantesca vantagem sobre o Tombense, 5º colocado, de 14 pontos.
Que venha o segundo turno com bom resultados e pé no chão, mas podemos dizer que o torcedor cruzeirense está em contagem regressiva para o acesso.
Ficha técnica
CSA 1 x 1 Cruzeiro
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro série Bl
Local: Estádio Rei Pelé – Maceió-AL
Data: 20/07/2022
Hora: 19h
Transmissão : Première
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (SP/FIFA)
Assistente 1: Danilo Ricardo Manis (SP/FIFA)
Assistente 2: Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
4º árbitro: Helder Brasileiro de Aquino (AL)
Analista de campo: Lydia Pollyana Castela (AL)
Árbitro de vídeo: José Cláudio Filho (VAR-FIFA)
AVAR: Alberto Polleto Masseira (SP)
Observador de VAR: George Alves Feitosa (AL)
CSA: Marcelo Carné; Diego Renan, Wellington Nascimento, Lucão e Edson; Geovane, Giva Santos (Igor) e Gabriel; Osvaldo (John Mercado), Lucas Barcelos (Bruno Mezenga) e Rodrigo Rodrigues (Lourenço). Técnico: Alberto Valentim
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Rômulo, Wagner, Luís Felipe (Lucas Oliveira) e Matheus Bidu (Rodolfo); Neto Moura, Filipe Machado e Adriano (Pedro Castro); Luvannor, Daniel Jr. (Edu), e Breno. Técnico: Paulo Pezzolano
Por Sam Bella
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo