Verdão faz a lição de casa, vence o Cuiabá e volta a ser líder do Brasileirão
A torcida que canta e vibra encheu o Allianz Parque mais uma vez na noite desta segunda-feira (18), e empurrou o Palmeiras de volta à liderança do Campeonato Brasileiro. Com gol de Gabriel Veron, a equipa de Abel Ferreira venceu o Cuiabá por 1 a 0, chegando a 33 pontos para retomar a ponta da tabela. A vitória dá ao Verdão um respiro na competição nacional e recarrega o fôlego para brigar pelo título, pois ainda têm muitas rodadas pela frente e cada jogo é uma final.
A partida também teve marcos importantes para o elenco: Raphael Veiga chegou aos 200 jogos com o manto, enquanto o lateral Piquerez bateu a marca de 50 partidas. Além disso, o time retranqueiro de Abel chegou aos 100 gols na temporada.
O JOGO
O Palmeiras manteve a maior posse de bola na primeira etapa, mas isso não impediu que o jogo não fosse muito empolgante. A boa marcação do Cuiabá e sua defesa bem fechada não deixaram que o time da casa jogasse como está acostumado. Sem uma referência no ataque (falamos mal do Rony mas faz falta quando não joga), o Verdão tentou alguns cruzamentos para área, mas sem muito sucesso. O time adversário até tentou algumas investidas, porém, nada que preocupasse a defesa palmeirense.
Mayke teve uma boa chance aos 7’, mas parou na defesa de Walter. Com o jogo amarrado, uma nova oportunidade só surgiu aos 27 minutos, em chute perigoso de Scarpa. A defesa adversária desviou e quase marcou contra. Na sequência, Gabriel Menino arriscou um chute forte e Walter defendeu, deixando a sobra para Danilo, que tentou desviar mas mandou por cima do gol.
Aos 37’, Murilo recebeu um belo passe de Scarpa em jogada ensaiada, porém, o goleiro do Cuiabá se antecipou e afastou o perigo. Já no final, Scarpa recebeu um lançamento de Mayke e balançou a rede pelo lado de fora. O adversário também arriscou um chute, mas Weverton saiu bem para fazer a defesa e garantir o placar zerado no primeiro tempo.
O Palmeiras mudou um pouco a estratégia para a segunda etapa e conseguiu achar mais espaços na defesa adversária, já que o Cuiabá resolveu se arriscar mais no ataque. O Verdão levou perigo antes do primeiro minuto, com um chute de Mayke de fora da área, que parou nas mãos de Walter. O gol veio aos 4 minutos dos pés de Veron, que parecia turbinado de tanto que já tinha corrido no primeiro tempo, se bobear ainda estava queimando álcool (entendedores entenderão). Mayke recuperou a bola no meio de campo e deu um passe certeiro para o camisa 27, que invadiu a área e finalizou com precisão, marcando aquele golzinho que a gente tava precisando.
O Verdão queria mais, porém, o goleiro do Cuiabá não estava afim de deixar. Aos 11’, Dudu cruzou para Veiga, que desviou de primeira, mas viu Walter fazer mais uma boa defesa. O adversário respondeu na sequência e levou perigo ao gol de Weverton. 1 a 0 estava garantindo a vitória, mas quem tem um não tem nada, então o Alviverde seguiu insistindo em busca do segundo, que não veio, mas o importante é tentar. Aos 27’, Scarpa fez mais um cruzamento na área e Murilo pegou em cheio, só que mais uma vez lá estava Walter para defender, já quase virou um texto sobre ele de tão mencionado que foi.
Abel fez suas alterações, que não surtiram muito efeito na dinâmica do time e o Cuiabá pareceu ter ficado mais livre e criou duas boas chances seguidas, que passaram perigosamente perto da meta de Weverton. Na casa dos 39’, Wesley aproveitou uma sobra após cobrança de falta e finalizou com força, mas adivinhem? Sim, o goleiro apareceu bem outra vez e impediu o gol. Nos minutos finais o Palmeiras não se arriscou e só administrou sua vitória. Em noite de Veron papa-léguas e Walter paredão, “grazadeus” que quem levou a melhor foi o lado alviverde.
Um ponto de alerta para o Palmeiras e para a torcida é Piquerez, que pediu para sair antes do fim da partida e passará por exames. Vale lembrar que Jorge está se recuperando de lesão, e caso o uruguaio também tenha alguma lesão confirmada, Vanderlan é a opção para assumir a lateral. Ficamos na torcida para que tenha sido apenas um incômodo, e não por Vanderlan ser o substituto, mas porque não podemos ter mais uma peça importante no DM.
O Palmeiras volta a campo na quinta-feira (21), para enfrentar o América-MG, às 20h, no Estádio Independência.
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ!”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.