Coritiba tem duas partidas fora de casa na sequência do Brasileirão, contra adversários fortes
Pontuar fora de casa continua sendo o martírio do Coritiba. Ainda sem vencer no Campeonato Brasileiro longe de seus domínios, o Verdão encara uma sequência pesada de dois duelos longe do Couto Pereira. O primeiro será já neste sábado (16), contra o Flamengo – que acabou de eliminar o atual campeão da Copa do Brasil, o Atlético. O jogo será realizado no estádio Mané Garrincha, às 19h – por conta da manutenção no gramado do Maracanã, o confronto mudou de local – e será válido pela 17ª rodada da competição.
Na sequência, o Coxa enfrenta o Corinthians, também longe de casa. Dois adversários dificílimos e a torcida tem plena consciência que pontuar nesses duelos é muito difícil, mas a mentalidade do elenco precisa ser diferente. Precisa entrar com vontade, com raça e com disposição para vencer, independente do adversário. Nada é impossível para o futebol, e entre o apito inicial e final, muita coisa pode rolar.
O Verdão não vence o time rubro-negro há cinco anos. A última vitória foi em 2017, em casa, por 1×0, pela Série A. Em 2021, os clubes se enfrentaram na terceira fase da Copa do Brasil, mas o time carioca venceu as duas partidas e eliminou o Coxa. Mais um tabu em jogo.
Já no Mané Garrincha, o time alviverde tem boas lembranças. Em 2015, ambos se enfrentaram lá, também pelo Brasileirão, e o Coxa levou a melhor, ao vencer por 0x2 e calar mais de 67 mil flamenguistas. Será que o filme se repetirá? Não custa sonhar, não é mesmo?
PREPARAÇÃO
Para este duelo, o técnico Gustavo Morínigo não poderá contar com o zagueiro Henrique, suspenso. O uruguaio Guillermo de los Santos deverá ser o parceiro de Castán na defesa. Na lateral-esquerda, Porfírio, que ficou de fora da última partida por conta de uma pancada no tornozelo, continua poupado. Egídio deverá ser o titular.
Em entrevista coletiva, o zagueiro Guillermo afirmou:
“Daqui para frente temos que mudar, não tomar gols, estamos em uma situação que todo ponto conta. Temos que ficar tranquilos, tratar de mudar isso e tentar fazer o nosso melhor”, disse.
O atacante Fabrício Daniel foi poupado por ter sentido no treino desta quinta (14). Já o volante Val, que também estava suspenso contra o Juventude, deve retornar ao time – resta saber se entre os onze iniciais. Com isso, um provável Coritiba: Rafael William, Matheus Alexandre, Guillermo, Luciano Castán e Egídio (Biro); Willian Farias, Val e Thonny Anderson (Galarza); Alef Manga, Léo Gamalho e Igor Paixão.
Lembrando que o Verdão apresentou o goleiro Gabriel Vasconcellos, ex-Cruzeiro, Milan e Lecce-ITA, durante a semana. Porém, o arqueiro só poderá estrear após o dia 18/07, quando reabre a janela de transferências.
A equipe alviverde realizou o último treino nesta sexta (15), antes de embarcar para Brasília. O time teve novamente uma semana cheia de trabalho e esperamos ver o reflexo dele dentro de campo.
VAI PRA CIMA DELES, VERDÃO!
Por Viviane Mendes, coxa doida de coração.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.