Em céu de Gavião, urubu não voa!
No ritmo da classificação heróica diante o Boca Juniors, na Copa Libertadores, o Corinthians venceu o Flamengo por 1 a 0, nesta tarde de domingo (10), na Neo Química Arena, em um duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Corinthians foi contra, marcado por Rodinei, ex-Corinthians. Com a vitória, o time do Parque São Jorge chegou a 29 pontos somados no Campeonato e assumiu a vice-liderança.
TABU QUEBRADO!
Com o triunfo, o Corinthians quebrou o tabu e eliminou toda zika que havia neste confronto. O Timão não vencia o Flamengo como mandante desde 2018, na semifinal da Copa do Brasil, no Campeonato Brasileiro, não vencia o Flamengo desde 2016.
O técnico Alvinegro, Vítor Pereira, não pôde contar coma sete jogadores para o confronto, sendo eles: Maycon (lesão de grau 3), Paulinho (recuperação de cirurgia no joelho), Fagner (lesão muscular), Willian (lesão no ombro), Renato Augusto (desconforto na panturrilha), Júnior Moraes (torção no tornozelo), Mantuan (negociado e lesionado).
Portanto, o português optou por ir a campo com: Cássio, Rafael Ramos, Raul Gustavo, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz, Cantillo e Giuliano; Lucas Piton, Adson e Róger Guedes.
Já o Flamengo, por sua vez, foi a campo com: Santos, Rodinei, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e Ayrton Lucas; João Gomes, Thiago Maia e Victor Hugo; Matheus França, Vitinho e Gabriel.
O JOGO
PRIMEIRO TEMPO:
O Corinthians foi dominante nos minutos iniciais, com mais posse de bola e pressionando a equipe Rubro-Negra, porém sem chances claras ao gol. O primeiro lance mais próximo ao alvo foi aos 9′ minutos, Du Queiroz fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para trás, Róger Guedes até tentou finalizar, mas a defesa do Flamengo impediu. O camisa 9 do Timão ficou pedindo pênalti na jogada.
Aos 13′ minutos, apareceu a equipe do Dorival Júnior. Após uma grande falha na saída de Rafael Ramos, Matheus França ajeitou para Gomes, que chutou forte, a bola desviou e saiu à esquerda do gol.
Aos 22′, houve a primeira substituição da partida. Após uma dividida forte com Du Queiroz, Rodrigo Caio sentiu dores na perna esquerda e não conseguiu continuar na partida. O jogador saiu para a entrada de Gustavo Henrique.
Após um início de jogo com bastante iniciativa do Corinthians, a partida ficou mais equilibrada e em ritmo mais baixo. O Flamengo trocou passes com mais paciência para criar jogadas de ataque. Aos 24′, após jogada individual, Victor Hugo soltou para Gomes, que dominou e chutou de fora da área, mas a bola passou em defesa tranquila do Gigante Cássio.
O Corinthians voltou a atacar a equipe carioca. Aos 25′, saiu em um bom contra-ataque com Adson, que mandou para Giuliano e o camisa 11 do Timão lançou para Piton pela linha de fundo. No bate-rebate na área do Flamengo, Róger Guedes tentou, mas Santos saiu no alto e impediu.
A chance mais perigosa do Flamengo saiu aos 31′, Vitinho recebeu dentro da área, dominou bonito e chutou forte, mas Cássio desviou e a bola explodiu na trave!
A resposta veio aos 34′ minutos com Roger Guedes, que passou para Adson na área, o miúdo limpou a marcação mas caiu após dividida com Ayrton Lucas. Os jogadores do timão ficaram pedindo pênalti, e nessa, Vítor Pereira foi expulso, por também reclamar sobre o lance, portanto, seu auxiliar Filipe Almeida, passou a comandar o time do Parque São Jorge.
Aos 47′, Rafael Ramos passou para Adson pela direita, que limpou para dentro e finalizou com perigo, sobre o gol de Santos, goleiro do Flamengo. A primeira etapa acabou empatada por 0 a 0.
SEGUNDA TEMPO
Para o segundo tempo, o Timão voltou com duas alterações, Filipe Almeida colocou Roni no lugar de Cantillo e Gustavo Silva no lugar de Píton.
LEI DO EX À FAVOR DO EX!
Aos 6 minutos da segunda etapa, após jogada pela esquerda, Adson cruzou e a bola sobrou no outro lado para Gustavo Silva. O atacante cruzou para a área e Rodinei, sozinho, se atrapalhou tentando dominar a bola e mandou contra o próprio gol. Infelizmente para a torcida Rubro-Negra e a alegria da Fiel Torcida. 1 a 0 Corinthians.
O Flamengo respondeu tentando o empate, aos 9′, Rodinei fez uma boa jogada pela direita e cruzou para Gabriel, que cabeceou e fez Cássio trabalhar. Na sequência, Victor Hugo apareceu livre na entrada da área e encheu o pé, mas mandou por cima do goleiro Alvinegro.
Com a desvantagem no placar, o técnico do time Carioca Dorival Júnior, promoveu três mudanças no Flamengo: Marinho no lugar de Thiago Maia, Pedro no lugar de Matheus França e Everton Ribeiro no lugar de Rodinei, que marcou o gol para o Corinthians.
Aos 20′, Filipe Almeida promoveu mais duas alterações: Bruno Melo entrou no lugar de Giuliano e Bruno Mendéz no lugar de Rafael Ramos.
Aos 21′, Gustavo Silva fez uma linda jogada individual da direita para o meio e soltou para Bruno Melo, que chegou batendo, para a defesa de Santos.
Aos 29′, Gustavo Silva que entrou no segundo tempo e estava sendo responsável pelas chances do time Alvinegro, puxou um contra-ataque rápido e foi derrubado na entrada da área por João Gomes. Na cobrança de falta, Róger Guedes chutou forte e colocado, mas a bola passou por cima do travessão.
Nos minutos finais, Gustavo Silva lançou Róger Guedes, que driblou o goleiro Santos e ficou de cara pro gol, mas mandou a bola para fora. Na sequência, o Flamengo veio com Pedro, que recebeu grande na área, girou e chutou para fora. Fim de jogo 1 a 0 para o Corinthians.
600 JOGOS, VITÓRIA E CRAQUE DA PARTIDA!
Cássio Ramos, para os outros só mais um goleiro, mas para os Gaviões, o nosso ídolo. No dia do jogo 600, Cássio foi o melhor em campo, fez grandes defesas que foram fundamentais para a vitória. Mais uma noite gigante de Cássio Ramos, aliás, já perdi as contas de quantas noites foram assim. 600 jogos com o manto Alvinegro, um exemplo de jogador dentro e fora de campo. Gratidão ao Cássio por viver o Corinthians, ter respeito e amor à camisa. Gratidão também por representar tão bem a nossa torcida. Vida longa ao maior goleiro da história do Sport Club Corinthians Paulista, Cássio Ramos.
O próximo compromisso do Timão será nesta quarta-feira, às 21h30, contra o Santos. O confronto será na Vila Belmiro e é válido pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o próximo jogo do Timão será no sábado, às 21h, contra o Ceará, na Arena Castelão.
Pelo Corinthians, com muito amor, até o fim.
Por: Thayná Carvalho, setorista do Corinthians.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.