Andreas marca, Léo Pereira vai bem e Fla sai com a vantagem na Liberta diante do Tolima
Nesta quarta-feira (29), o Flamengo foi até Ibagué, na Colômbia, para encarar o Deportes Tolima, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. A equipe brasileira saiu com a vantagem após vencer por 1 a 0.
O primeiro tempo foi bastante movimentado. O Tolima chegou por vezes ao ataque e, após um lance de escanteio, até balançaram as redes, mas Caicedo estava em posição de impedimento e o gol foi devidamente anulado. Quem também teve sua chance foi Miranda – o goleiro Santos, porém, conseguiu fazer grandes defesas.
Do lado flamenguista, as jogadas começaram a sair pelo lado direito com os cruzamentos de Rodinei pela direita – e foi a partir de uma dessas descidas ao ataque que surgiu o primeiro gol. Aos 18 minutos, a bola sobrou para Andreas Pereira. De longe, Andreas parou, pensou e bateu com muita precisão para marcar um golaço – o gol da vitória.
No decorrer da partida, o Tolima conseguiu pressionar mais o Fla e quase chegou ao empate com uma falha na saída de bola de Santos. A bola sobrou para Rovira, que chutou. Contudo, no meio do caminho tinha Léo Pereira – o zagueiro conseguiu tirar em cima da linha, salvando a equipe rubro-negra. Quem diria.
Os mandantes seguiram apertando a marcação, tentando sufocar o Flamengo – por sorte, a equipe colombiana não conseguiu converter as chances em gol.
O segundo tempo foi mais travado, com mais faltas. O Tolima teve mais posse e levou mais perigo à área rubro-negra, enquanto o Fla pouco ameaçou.
Ainda que os donos da casa tenham chegado mais vezes, foram criadas poucas chances claras de gol – uma delas foi com Lucumi, que não chutou bem e Santos não teve dificuldades para defender.
Nos instantes finais, em um lance de contra-ataque, Arrascaeta deixou Pedro livre. O atacante, porém, chutou à direita da trave e a bola saiu. Sem tempo para mais nada, o placar terminou em 1 a 0 para a equipe brasileira.
A vantagem dos rubro-negros sobre o Tolima para o jogo de volta não garante nada, mas foi excelente. Apesar das dificuldades dentro e fora de campo, a equipe conseguiu marcar e se defendeu como foi possível, mostrando garra e disposição para segurar o placar.
Um dos destaques defensivos foi o zagueiro Léo Pereira. No setor ofensivo, Andreas Pereira, que talvez tenha feito sua última partida pelo Fla, foi o melhor em campo – não apenas pelo gol, como também pela entrega durante os 90 minutos.
Claro que não foi uma atuação perfeita e que ainda há muito o que melhorar. No entanto, é possível ter mais otimismo para os próximos jogos.
O confronto decisivo no Maracanã será na próxima quarta, 6 de julho, às 21h30 (de Brasília). Antes disso, o Flamengo encara o Santos no sábado (2), às 19h, pelo Brasileirão.
Por Marília Macêdo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.