Com mais uma goleada, Verdão carimba seu passaporte para as oitavas de final da Libertadores pelo sexto ano seguido
Em mais uma noite inspirada, o Palmeiras goleou o Independiente Petrolero por 5 a 0, nesta terça-feira (3), e se mantém 100% na competição, além de ser líder absoluto do grupo A, com 12 pontos. Com a vitória, o Alviverde chega a 18 jogos sem perder fora de casa, sendo essa a maior goleada como visitante. E os recordes não param por aí, Veiga marcou 3 vezes e passou a ser o maior artilheiro da história do clube na competição sul-americana. Pensa que acabou? O placar elástico fez o Palmeiras subir de posição no ranking de times que mais fizeram gols na Libertadores, agora ocupa a 6ª colocação, com 412 tentos. Por fim, mas não menos importante, Rafael Navarro chegou a 7 gols, sendo o artilheiro da edição.
Os gols da partida foram marcados por Raphael Veiga (que fez um hat-trick, mas pena que não é brasileiro, pois poderia ser bem útil na Seleção), Navarro (ou seria Navagol?) e Murilo, porque de zagueiro artilheiro estamos bem servidos. O Palmeiras ainda tem duas partidas pela fase de grupos, porém, já garantiu a classificação de forma antecipada para as oitavas, tradição que fala né?!
O JOGO
O Palmeiras iniciou a partida de forma tranquila, se adaptando ao gramado e à altitude de Sucre. Não demorou para pegar ritmo e criar a primeira boa chance com Gómez, que recebeu um belo cruzamento de Veiga e cabeceou, mas o goleiro saiu bem para defender. Murilo ficou com a sobra, mas não conseguiu finalizar. Aos 15, o árbitro assinalou pênalti para o Verdão após toque de mão da defesa adversária. Aí vocês já sabem né? Penalidade com Raphael Veiga em campo é 99% chance de gol, e assim foi. O camisa 23 cobrou tranquilo, deslocou o goleiro e bateu no meio, com a calma de quem sabe bem o que faz. 1 a 0 para a equipa de Abel. O Verdão, que já estava bem “de boas”, seguiu na tranquilidade e marcou o segundo, aos 22 minutos. Piquerez cruzou da esquerda para Dudu, que tocou para Veiga empurrar para o fundo das redes.
Na sequência, Dudibres cruzou rasteiro dentro da área, Rony chegou batendo, mas parou na defesa de Ayala. O Palmeiras tinha o controle da partida e não aumentou a vantagem por excesso de capricho em passes e chutes, porém algumas finalizações não foram tão caprichadas. O adversário chegou a assustar em uma cabeçada de Cristaldo, que parou na ótima defesa de Weverton. Rony ainda teve mais uma boa oportunidade, porém, chutou em cima do goleiro. A primeira etapa terminou com 2 a 0 para o Alviverde e Cristaldo expulso por uma cotovelada em Murilo, mesmo no time adversário o argentino “axudou nois”.
O Palmeiras voltou para a segunda etapa com a mesma tranquilidade, ainda mais por estar em vantagem não só no placar como numérica em campo. O terceiro gol veio aos 14’, e foi uma pintura de Veiga. O camisa 23 arriscou de longe e acertou no ângulo, Ayala não teve nem tempo de pular só para sair na foto. Que golaço meus amigos! O Veiganismo tá muito on. Abel fez suas substituições para rodar o time e dar descanso às peças importantes. Navarro, que entrou no lugar de Rony, marcou o quarto aos 16’. O atacante recebeu passe de Piquerez, carregou para a área, tirou da defesa e mandou colocado no canto esquerdo do gol.
Zé Rafael também teve sua chance, mas foi cortado por Wesley, que tocou na bola e estava em posição de impedimento. A bola chegou a entrar, mas o lance foi invalidado. Felizmente não fez falta, primeiro porque o placar já estava bom demais, segundo porque Murilo marcou mais um após cobrança de escanteio de Scarpa. O camisa 14 ainda teve tempo de carimbar a trave em chute de fora da área, aos 32 minutos. Ainda com sede de gol, Navarro chegou a marcar o sexto, já aos 41’, mas novamente não valeu, também estava impedido. O time da casa ainda tentou um último esforço em cobrança de falta, mas Weverton salvou. Mais uma goleada Alviverde para a conta.
Mesmo com um 5 a 0, ainda sobrou puxão de orelha de Abel em Wesley. O comandante disse que faltou um pouco de foco e concentração ao camisa 11, que além de levar amarelo pouco depois de entrar, ainda “roubou” um gol de Zé Rafael. A finalização do camisa 8 tinha toda cara que ia entrar, mas Wesley desviou a bola em posição de impedimento, invalidando a jogada. O técnico alviverde é exigente, e espera sempre o melhor de seu elenco, Wesley sabe que a concorrência é grande e por isso Abel espera sempre o melhor daqueles que estão em campo.
Por incrível que pareça, o Palmeiras terá uma semana de descanso e volta a campo somente no próximo domingo (8), para enfrentar o Fluminense pela 5ª rodada do Brasileirão, às 16h, no Allianz Parque.
“PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ”
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo