CAMPEONATO BAIANO: CLASSIFICAÇÃO, REBAIXAMENTO E ELIMINAÇÃO DA DUPLA BAXVI


Cinco jogos movimentaram a noite desta quarta-feira (16), na Bahia, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano. Em Salvador,  Bahia e Vitória levaram suas torcidas ao delírio com triunfos que poderiam garantir uma das equipes na semifinal do torneio. Porém o Barcelona de Ilhéus foi quem levou a melhor e pela primeira vez em 91 anos, o torneio não vai contar com a presença da dupla BAXVI entre os quatro primeiros colocados. 

Reprodução Internet

A disputa pela parte de cima da tabela foi recheada de emoção do início ao fim. Jacuipense, Bahia de Feira e Atletico (BA), já estavam garantidos na segunda fase. Restava apenas uma vaga para três times: Barcelona, Vitória e Bahia.

O Barcelona, iniciou a partida na quarta colocação com 11 pontos e dependia somente de si para permanecer no G-4.  O Vitória era o quinto colocado com 10 pontos, para se classificar precisava vencer o já classificado Bahia de Feira e torcer por tropeço do Barcelona. Já o Bahia vivia uma situação mais delicada, na sexta colocação com 9 pontos, o tricolor além de vencer o Vitória da Conquista, precisava que o Barcelona e o Leão da Barra, não vencessem seus adversários. 

O Tricolor começou fazendo a sua parte, logo aos 5 minutos, Daniel balançou as redes da Fonte Nova. Com o resultado momentâneo, o time alcançou a quarta colocação. Aos 15 minutos, Rodallega abriu vantagem para o esquadrão; 2×0. Enquanto isso, Barcelona e Vitória, somavam apenas um ponto.  

Aos 32 minutos, Rodallega balançou novamente a rede da Fonte Nova, o cenário ideal para a classificação do esquadrão. Porém, no mesmo minuto, a rede balançou em Cruz das Almas, era o Barcelona abrindo o placar e retornando ao G-4. Dois minutos depois foi a vez da rede balançar no Barradão e não foi a torcida do Vitória que vibrou. Aos 34′, Eduardo abriu 1×0 para o Bahia de Feira, complicando ainda mais a vida do Leão. Aos 44′, Alisson Cassiano deixou tudo igual: 1×1. Porém, novamente no mesmo minuto a rede balançou em Cruz das Almas – Barcelona ampliou o placar com Judicael; 2×0. 

Com o resultado, o time de Ilhéus confirmava sua participação na semi, já os times da capital decretavam o vexame.  Na volta do intervalo, Eduardo colocou o Vitória na frente do placar, aos 6 minutos do segundo tempo. Restava para a torcida Rubro Negra torcer por um empate do Doce Mel. Aos 23′, Elionay diminuiu o placar em Cruz das Almas, mas não deu tempo para mais nada. 

Ainda na parte de cima da tabela, desta vez no duelo entre classificados, a Jacuipense recebeu o Atlético de Alagoinhas. Para o time de Riachão de Jacuípe, era mais uma partida para cumprir tabela, já que garantiu a liderança isolada ainda na sétima rodada. Para o time de Alagoinhas, a partida valia a segunda colocação e a vantagem de decidir em casa. Líder absoluto, a Jacupa abriu 2×0 de vantagem no placar, contudo viu o Atlético (BA) marcar 3 gol nos 15 minutos finais e garantir a segunda colocação, com isso o G-4 ficou assim: 

1° Jacuipense

2° Atlético (BA)

3° Bahia de Feira 

4° Barcelona

Se a briga pelo G-4 foi acirrada, o drama para fugir do Z-4 perdurou até o último minuto. Do sexto até o último colocado, todos tinham chance de rebaixamento. A situação mais complicada era a do Juazeirense, que até então era o lanterna da competição com seis pontos conquistados e não dependia somente de si para sair do Z-4. 

O adversário do time de Juazeiro era o vice-lanterna da competição, UNIRB. Ambos precisavam vencer, e de quebra torcer por tropeços de Vitória da Conquista e Doce Mel. O cenário começou favorável para quem saísse  com os três pontos no duelo, pois na Fonte Nova, o Conquista estava atrás do placar e com 32 minutos da primeira etapa estava sendo derrotado pelo placar de 3×0. 

Mesmo em desvantagem, o rebaixamento do Vitória da Conquista só foi concretizado aos 40 minutos do segundo tempo, quando a equipe precisava de ao menos 3 gols para conseguir se salvar. Por outro lado, aos 51 minutos, o Juazeirense abriu o placar no Adauto Moraes, deixando o Unirb na 10° posição. Melhor para o Doce Mel, que mesmo perdendo, conseguiu escapar pelo saldo de gols – foram 8 gols pró contra 5 do 9° colocado. Com isso os times rebaixados são: Conquista e Unirb FC. Confira a tabela do baianão. 

Apesar do vexame da dupla BaxVi em serem eliminados precocemente na primeira fase do torneio, os times do interior mostraram novamente que a briga pelo título Baiano não termina por aqui. No ano de 2021, o Atlético de Alagoinhas foi campeão em cima do Bahia, e pelo segundo ano consecutivo, sabemos que a taça não vai ficar na capital. Para quem vai a sua torcida? Será que o Carcará vai soltar o grito de bicampeão?

Talita Silva

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se