SEJAM BEM-VINDOS À COPA DO NORDESTE


Vem aí a Copa do Nordeste 2022, o campeonato regional mais importante do país

Foto: Reprodução internet

A Copa do Nordeste 2022 contará com 16 times nesta edição. O formato do certame seguirá igual ao das últimas edições. No entanto,  esta temporada trará mudanças na forma de chegar à competição. 

As fases preliminares foram ampliadas, e a fase classificatória, única até então  chamada de pré-Nordestão, passou para 3 mata-matas com 24 clubes envolvidos. Essas equipes buscam 4 vagas na fase de grupos, onde já se encontram 12 clubes classificados de forma direta.

Para a fase de grupos os clubes já se encontram divididos em dois grupos. O Grupo A conta com: Fortaleza, Sport, CSA, Globo Futebol Clube, Alagoinhas Atlético Clube, Sampaio Corrêa, Campinense e Sergipe. No Grupo B estão: Bahia, Ceará, Náutico, CRB, Botafogo-PB, Altos, Floresta e Sousa. 

As equipes do Grupo A enfrentam as equipes do Grupo B, assim sendo, os confrontos logo de cara tendem a contar com grandes clássicos, e é isso que dá sentido ao slogan “A copa dos grandes clássicos”.

Nos cruzamentos se encontrarão: Fortaleza x Ceará, Sport x Náutico, CSA x CRB e Campinense x Botafogo-PB, partidas que prometem muita rivalidade e emoção aos milhões de torcedores.

O Nordestão, com o formato que é disputado até hoje, surgiu em 1994, sendo antecedido por regionais, como a Liga do Nordeste. A competição traz à tona a cada temporada um campeonato melhor organizado e mais disputado.

Os campeonatos regionais que antecederam a Copa do Nordeste geraram manifestações de alguns clubes que reivindicam a oficialização e unificação dos títulos dos campeonatos regionais anteriores. A ação, já entregue à CBF é encabeçada por Náutico e Vitória, e teria ainda o Bahia se manifestado em forma de apoio à ação. A unificação traria no entanto uma validação de títulos a quase todos os “grandes” do Nordeste.

Após a criação da Copa do Nordeste em 94, houveram ainda alguns anos em que a competição não foi realizada, foram eles: 1995, 1996, 2004 à 2009 e 2011 e 2012. Os anos em que a Copa não foi realizada, envolveram brigas judiciais entre a Liga do Nordeste e a CBF que tentava impugnar a competição, o entrave parou na justiça e a Confederação Brasileira de Futebol acabou perdendo.

Há duas maneiras de se classificar para a competição, sendo um dos 9 campeões estaduais dentre as federações de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte,  sendo um dos 3 vice campeões das federações mais bem ranqueadas na CBF, atualmente BA, CE e PE ou vindo das fases preliminares, onde na temporada 2022 24 equipes lutaram por 4 vagas.

Entre os anos de 1997 e 1999, o vencedor garantia vaga na extinta Copa Conmebol. De 2000 a 2013, a Copa do Nordeste não se classificava a nenhum campeonato. A partir de 2014 até 2016, o campeão disputava a Copa Sulamericana do mesmo ano.

De 2017 a 2019, quem levasse a orelhuda entrava com vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil e, em 2020, a vaga passou a ser na 3ª fase.

Além de levar os clubes a outras competições, a Lampions League como é conhecida trás a evidência a força dos clubes da região Nordeste, a competição regional que traz clássicos de grande magnitude.

Nesta temporada a Copa do Nordeste terá dentre os seus gigantes o Fortaleza que conquistou sua primeira classificação a Copa Libertadores e disputará a competição internacional na temporada.

Por Jéssica Salini e Sara Cordeiro, setoristas no Portal Mulheres em Campo.

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se