O Cruzeiro entrou em campo neste domingo (21) para a disputa da final do Campeonato Mineiro Feminino de 2021. O jogo foi contra o rival Atlético, às 11h, no estádio Mineirão.
A torcida Celeste esteve presente. Mesmo com a chuva e o horário da manhã, 3.212 cruzeirenses apoiaram e cantaram durante toda a partida.
Infelizmente, as Cabulosas não venceram. O placar ficou 1 a 0 para o Atlético, que se tornou bicampeão estadual. O Cruzeiro queria repetir a vitória da fase classificatória da competição, mas mesmo jogando bem, deixou escapar mais uma vez o título.
As cruzeirenses queriam uma revanche, já que em 2020 na final também disputada por essas equipes, o Atlético conseguiu empatar aos 52’ e vencer a disputa nos pênaltis.
É difícil pedir compreensão ao torcedor nesse momento em que o Cruzeiro Esporte Clube não oferece muitas alegrias. Porém, devemos tentar entender o processo de criação da categoria feminina, das dificuldades enfrentadas desde o ano passado, quando muitas atletas foram testadas positivas para coronavírus, as questões de dentro do clube que obviamente também afetaram o feminino.
A campanha Celeste no Campeonato Mineiro foi excelente, a postura das meninas é exemplar. Não se pode dizer que elas foram omissas ou não honram o manto Celeste. Futebol DE VERDADE é assim: um dia se ganha e no outro se perde.
O jogo
As Cabulosas começaram buscando o ataque, tentando abrir o placar. O adversário jogava no contra-ataque, mas a defesa do Cruzeiro estava bem arrumada, tirando qualquer possibilidade do Atlético.
A partir dos 15’ as Vingadoras começaram a gostar da partida e oferecer mais perigo. Com isso, o duelo ficou aberto. Aos 19’ uma cobrança de falta a favor das alvinegras, a goleira Mary Camilo defendeu o chute, mas soltou a bola. No rebote, Dayana não perdoou e mandou para o fundo da rede. Atletico 1 a 0.
Após sofrer o gol, a Raposa sentiu e passou a não dominar a partida. Mesmo assim, a bola chegava até o ataque que não conseguia fazer boas finalizações.
Na etapa complementar, outra vez, o Cruzeiro esteve superior, tentando buscar o gol de empate. O Atlético não chegava ao ataque e não oferecia qualquer perigo à goleira Celeste.
As Cabulosas tentaram, dominaram, não desistiram. As adversárias recuaram e tentavam administrar a vantagem. O Cruzeiro poderia ter empatado e mudado completamente a história do jogo… mas não aconteceu.
Ficha técnica: Cruzeiro x Atlético
Motivo: decisão do Campeonato Mineiro de futebol feminino 2021
Local: Estádio Mineirão
Data: 21/11/2021
Hora: 11h
Cruzeiro: Mary Camilo, Lucero, Pires, Rebeca Prado, Thalita, Capelinha, Carol (Eskerdinha), Duda, Mayara Vaz (Janaína), Marília e Vanessinha. Técnico: Rodrigo Campos.
Atlético-MG: Amanda, Sofia Sena, Cotrim, Hilary, Leila (Jaqueline), Marta, Dayana (Flávia Gil), Aninha (Vanessa), Iara (Isabella), Soraya e Cinthia. Técnica: Lindsay Camila.
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.