Cruzeiro mantém liderança ao vencer Atlético no Campeonato Mineiro
As Cabulosas enfrentaram o Atlético neste domingo (10), pela 3° rodada do Campeonato Mineiro feminino de 2021. O jogo aconteceu na casa Celeste, na Arena Vera Cruz, na cidade de Betim, às 15h.
Valendo a liderança da competição, as Cabulosas e as Vingadoras se encontram pela 5° vez na história do clássico. Até então, nos 4 jogos, dois empates e uma vitória para cada lado. Se levar em conta o tempo normal de jogo, o Cruzeiro nunca perdeu para o Atlético, já que a vitória atleticana foi conquistada nos pênaltis. Após a partida deste domingo, a vantagem é da equipe estrelada com dois resultados positivos.
O jogo
A partida começou movimentada, um certo equilíbrio e bons momentos para as duas equipes. O Atlético tentou pressionar, mas o Cruzeiro se recuperou e acabou dominando a maior parte do primeiro tempo.
A superioridade Celeste foi coroada com um gol aos 25’. Vanessinha roubou a bola pelo lado direito, cruzou para dentro da área, lá estava Duda que chutou forte para o fundo das redes. Cruzeiro 1 a 0.
As Cabulosas ampliaram aos 35’. Marília pressionou na saída de bola adversária, Carol Soares dominou e passou para Vanessinha mais uma vez cruzar para Duda. A camisa 10 da Raposa não perdoou e mandou para dentro do gol. Cruzeiro 2 a 0.
A etapa complementar foi mais complicada para as atletas do Maior de Minas. As Vingadoras voltaram pressionado bastante e chegando muito ao ataque. A goleira Mary Camilo fez boas defesas. Mesmo assim, as Cabulosas souberam aproveitar a vantagem no placar, jogaram com sabedoria, buscando sempre o contra-ataque. Assim como no primeiro tempo, as jogadas celestes exploravam bem as laterais.
Como clássico sempre é um jogo diferenciado, os ânimos ficam mais exaltados e a vontade de vencer cresce. Aos 8’, o técnico estrelado Rodrigo Campos acabou sendo expulso.
As Cabulosas não sentiram a saída de Rodrigo, seguiram concentradas na partida e marcaram mais um aos 28’. Thalita cruzou pelo lado esquerdo para Vanessinha que deu a terceira assistência no jogo. Carol Soares estava dentro da área e chutou para dentro do gol. Cruzeiro 3 a 0.
Precisamos mencionar
As partidas do Campeonato Mineiro ainda não tiveram a presença do publico. Neste domingo, o duelo entre Cruzeiro e Atlético teve transmissão pelo canal oficial no YouTube do Cruzeiro. É bonito ver o torcedor apoiando o feminino. Durante o jogo mais de 2.500 pessoas assistiam ao clássico.
As atletas da Rapsoa usaram uma fita preta em luto à morte da goleira Carol Aquino. A goleira com passagem pelo Cruzeiro, Ipatinga, Ideal e América, faleceu no dia 4 de outubro.
Particularmente senti falta também de alguma ação referente ao Outubro Rosa, movimento internacional de prevenção e conscientização do câncer de mama. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo.
Segundo o IMCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2020 cerca de 2,3 milhões de mulheres foram diagnosticadas com a doença. Em 2021, só no Brasil, 66.280 novos casos já foram detectados, infelizmente. A taxa de mortalidade no nosso país é bastante elevada, ficando em cerca de 14,23/100 mil.
Comentários finais
Vitória merecida das Cabulosas. O Cruzeiro foi superior boa parte do jogo e conseguiu abrir boa vantagem etapa inicial. O adversário voltou no segundo tempo buscando diminuir a vantagem Celeste, mas esbarrou num grupo unido e no futebol consistente da Raposa. Administrando a vantagem, as cruzeirenses ainda marcaram mais um para o clássico terminar 3 a 0.
Fim de semana espetacular para o Cruzeiro Esporte Clube. Tudo começou na sexta-feira, com a conquista do 12º título seguido do Campeonato Mineiro de vôlei, pelo Sada Cruzeiro, por 3 a 1 contra o Minas.
No futebol masculino outra vitória da Raposa por 3 a 0, contra o líder da competição, o Coritiba. Mais que vencer, esse duelo marcou o futebol organizado e aguerrido dos nossos atletas.
E para fechar com chave de ouro, nada melhor que vencer de forma maiúscula o rival. As meninas da Toca não decepcionam, fizeram uma partida brilhante, com placar elástico. Não é à toa que o Cabuloso é conhecido como o Maior de Minas.
Tabela do Mineiro e próximo confronto do Cruzeiro
Líder absoluto na tabela e com 100% de aproveitamento, o Maior de Minas chegou aos 9 pontos. O segundo lugar é do Ipatinga (6 pontos) seguido do América (4 pontos). Com a derrota, o Atlético continua com 4 pontos e ocupa a quarta colocação. Social e Funorte não pontuaram ainda e permanecem nas últimas colocações.
A primeira fase da competição ainda terá mais duas rodadas. O próximo confronto das Cabulosas será contra a equipe de Montes Claros, o Funorte. A partida acontecerá na Arena Vera Cruz, em Betim, no domingo (17), às 15h.
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.