O Cruzeiro venceu, convenceu e mereceu. Partida impecável do elenco Celeste com direito a defesa de pênalti do melhor goleiro do Brasil
O Cruzeiro enfrentou o Coritiba nesta sexta-feira (08), às 21h30, no estádio Couto Pereira, na cidade de Curitiba, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Atuação inacreditável. De longe a melhor partida do Cruzeiro em dois anos de Série B. O time jogou bem, soube pressionar, marcar e recuar quando necessário.
A vitória por 3 a 0 foi justa e não é loucura dizer que o placar poderia ser maior. O goleiro Fábio também defendeu um pênalti e fez defesas importantes. Tudo deu certo.
A sexta-feira foi tão boa para o Cruzeiro que até o vôlei do Sada venceu o Campeonato Mineiro. A partida terminou 3 a 1 sobre o Minas. Duodecacampeão, nome estranho para dizer 12 vezes campeão… e em anos consecutivos.
Voltando a falar de futebol, outro fator importante para afirmar que tudo estava certo, foi o fato do clube pagar uma folha salarial do administrativo, da categoria de base e do feminino. Também pagou a folha referente a CLT do elenco masculino profissional e espera logo quitar os direitos de imagem.
Situação na tabela
O Coritiba segue no primeiro lugar com 54 pontos. Esse foi apenas o segundo jogo em que os paranaenses perderam em casa. O Cruzeiro chegou aos 38 pontos e depende dos outros jogos da rodada para saber a posição definitiva na tabela.
Infelizmente o acesso é bem complicado. Faltam 9 rodadas e a Raposa precisa ganhar todas para sonhar com a Série A em 2022. Porém, o Maior de Minas está há 10 pontos do G4. O time paga o preço de um primeiro turno horroroso.
O jogo
O Maior de Minas começou frenético. Tocava bem a bola e não deixava o Coxa reagir. A pressão celeste foi tanta que logo aos 3’ abriu o placar. Vitor Leque chutou pelo lado esquerdo, Giovanni recebeu, cortou pra dentro e bateu para o fundo do gol. Cruzeiro 1 a 0.
Não demorou muito para o Maior de Minas ampliar. Outra vez Vitor Leque foi ao fundo do campo e cruzou. Adriano sozinho finalizou de primeira e mandou para dentro das redes. O atleta marcou seu primeiro gol no profissional. Cruzeiro 2 a 0.
A vantagem celeste poderia ser maior. Giovanni, Thiago e Lucas Ventura tiveram boas chances, mas desperdiçaram. Enquanto isso, o Coritiba começou a gostar do jogo e pressionou, mas parou na defesa organizada do Cabuloso e quando não tão eficiente assim, Fábio estava lá para salvar.
Na etapa complementar, o Coritiba voltou mais agressivo, buscando mais o ataque. Já a equipe estrelada voltou consciente da vantagem. Deu espaço para os paranaenses e jogou no contra-ataque. Aos 16’, Giovanni cobrou escanteio pela esquerda, Eduardo Brock subiu mais que a zaga do Coxa e bateu de testa para marcar o terceiro gol celeste. Cruzeiro 3 a 0.
Logo em seguida, aos 20’, o VAR foi acionado para avaliar um lance em que Léo Gamalho cabeceou e a bola bateu no braço esquerdo de Ramon. Pênalti bem marcado.
O próprio Léo Gamalho cobrou. Bateu firme no meio do gol, mas o maior goleiro do Brasil estava lá e não deixou essa bola passar. Fábio, o gigante Celeste, aquele que tem quase 1000 jogos com a camisa estrelada, merece todo nosso respeito.
Aos 44’, Léo Gamalho estava bem posicionado, girou e sentou uma bomba em direção aos gol do Cruzeiro. A bola ainda desviou na defesa cruzeirense, mas Fábio mais uma vez fez uma defesa espetacular. Fim de jogo, Cruzeiro 3 a 0.
Palavras do técnico Vanderlei Luxemburgo e próximo jogo
“Jogamos com propriedade… jogamos como tem que ser o Cruzeiro” foram as palavras do técnico Vanderlei Luxemburgo em entrevista coletiva após o jogo. Luxa se destaca pela aposta em jogadores jovens como Vitor Leque, Adriano e Thiago. Para a temporada que vem talvez esse seja o caminho.
O próximo confronto do Cruzeiro será contra o Botafogo. A partida será na terça-feira (12), às 21h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Ficha técnica: Coritiba 0x3 Cruzeiro
Motivo: 29ª rodada Campeonato Brasileiro Série B 2021
Local: Estádio Couto Pereira – Curitiba-PR
Data: 08/10/2021
Cruzeiro: Fábio, Rômulo, Ramon, Eduardo Brock, Matheus Pereira (Keké) Adriano, Giovanni, Lucas Ventura (Ariel Cabral), Bruno José (Felipe Augusto), Vitor Leque (Léo Santos) e Thiago. Técnico Vanderlei Luxemburgo
Coritiba: Wilson, Nathanael, Henrique, Luciano, Guilherme Biro, Willian Farias (Matheus Sales), Val (Azevedo), Robinho, Rafinha (Biel), Igor Paixão e Léo Gamalho. Técnico Gustavo Morínigo
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo