Chegou a hora! O Londrina Esporte Clube irá à decisão do título do Campeonato Paranaense 2021 contra a equipe do Cascavel FC. A primeira partida acontece amanhã (6), no Estádio do Café, às 15h20. A competição volta a ter uma final com dois times do interior após sete anos.
Em 107 edições do Campeonato Paranaense, esta será apenas a quarta vez que dois times do interior disputam a final da competição. Além de 2014, isso tinha acontecido também em 1981 e 1992, todas com a presença do Londrina Esporte Clube.
O Tubarão se classificou para a final em 2021 após ficar em quinto na primeira fase. Nas quartas de final, passou pelo Cianorte, com empate por 1 a 1 em casa e vitória por 3 a 0 fora. Nas semifinais, o time alviceleste eliminou o Operário-PR, com vitória por 1 a 0 no Estádio do Café e empate por 1 a 1 no Germano Krüger.
Para a partida, os dois técnicos têm problemas para escalar as equipes. No Londrina, do elenco que vem disputando a Série B do Brasileiro, 16 atletas não estão inscritos no Paranaense. Dos 46 nomes inscritos no estadual, apenas 23 estão disponíveis para o jogo de hoje — e sete são juniores. Da lista, 18 já deixaram o clube, dois estão lesionados e outros dois estão suspensos.
Um provável Londrina é: Dalton; Matheus Bianqui, Marcondes, Augusto e Felipe Vieira; Jean Henrique, Marcelo Freitas e Danilo (Bidía); Victor Daniel, Salatiel e Luiz Henrique.
O técnico Márcio Fernandes pode ter o retorno do goleiro César, que voltou aos treinos após ter passado por uma artroscopia. Além disso, alguns nomes da base estão inscritos e podem virar opção no Paranaense, como o zagueiro Jeílson, o lateral-direito João Vitor Silveira, o volante Toni Nang e os meias Kássio e Daniel Santos.
No FC Cascavel, o técnico Tcheco tem 20 jogadores à disposição. O time foi eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro em 18 de setembro e, desde então, teve duas semanas com tempo exclusivo para treinamentos.
Vale lembrar que o Campeonato Paranaense estava previsto para acabar em maio. Porém, durante parte do primeiro semestre, várias cidades, como Curitiba, Londrina e Cascavel, não permitiam a realização dos jogos por conta da pandemia de Covid-19.
A partida de volta está marcada para quarta-feira (13), também às 15h20, no Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto, que depois de 584 dias, ou aproximadamente 1 ano e 6 meses poderá contar com cerca de 5 mil torcedores empurrando a Serpente Aurinegra na busca do título.
Árbitro: Murilo Ugolini Klein
Por Amanda Teixeira– Colunista do Londrina Esporte Clube, O destemido.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.