SEJA BEM VINDO CHARMOSO GAUCHÃO


Foto: Mulheres em Campo

O futebol oficialmente voltou ao Rio Grande do Sul. Neste domingo (19), a disputa da Recopa Gaúcha entre o campeão da Copa Seu Verardi 2019, o Esporte Clube Pelotas e o campeão  Gaúcho 2019 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, deu o pontapé inicial para a volta das atividades no sul do país.

Disputada em jogo único na casa do Pelotas, a Boca do Lobo, a taça da Recopa ficou por lá mesmo. Depois de um empate em 1×1 no tempo normal, o dono da casa saiu vitorioso após a disputa de penalidades com o placar de 5×4.

Foto: Max Peixoto

O CAMPEONATO GAÚCHO E SEU FORMATO

A Boca do Lobo já pôde ser palco, o Colosso da Lagoa, o Montanha dos Vinhedos e o Centenário neste momento devem estar reforçando as linhas no gramado, os portões do Beira Rio e da Arena do Grêmio prontos para serem abertos, o gramado do Cristo Rei, do Bento Freitas e do 19 de Outubro sendo aparados e colocados na régua; no Francisco Novelletto, no Vale e no Jaconi as redes já vão sendo esticadas. O palco de cada uma das nossas “peculiares” partidas vem sendo preparado, nós gaúchos já loucos de saudade vemos as horas passando e cada vez mais diminuindo a distância para o campeonato mais amado dos Pampas,  vem aí o “Charmoso Gauchão”.

Com formato novo, ou nem tão novo assim, o Campeonato Gaúcho 2020 será disputado no formato de dois turnos, como aconteceu em 2013: a Taça Coronel Evaldo Porta e a Taça Francisco Novelletto.

No primeiro turno, as equipes divididas em dois grupos se enfrentam dentro de suas respectivas chaves em jogos de ida, destes os dois melhores colocados de cada grupo avançam para a semifinal e os seus vencedores para a final. Nas duas fases finais haverão jogos de ida e volta.

Encerrados os dois turnos, seus campeões se enfrentam em jogos de ida e volta para definir o campeão do Campeonato Gaúcho 2020. Logicamente caso o campeão de ambos os turnos seja o mesmo clube, ele automaticamente é declarado o campeão da competição.

O Gauchão ainda apresenta ao final da competição o seu “Campeão do Interior”, o clube melhor colocado, e aqui fica de fora a dupla GreNal, que também não tenha participado da final leva o título. Um título criado para valorizar ainda mais a competição e incentivar a participação dos clubes do interior do estado.

A competição estadual leva as três equipes melhores classificadas à Copa do Brasil de Futebol 2021, desde que estas não tenham se classificado para tal por outras conquistas, caso isso ocorra a equipe subsequente é quem fica com a vaga.

Uma vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol- Série D, também é premiação para a melhor classificada que não esteja disputando alguma divisão do Campeonato Brasileiro.

OS CLUBES PARTICIPANTES

Na edição de 2020, a 101ª edição do Campeonato Gaúcho que desde a sua criação em 1919 somente não foi disputada nos anos de 1923 e 1924 devido à Revolução Federalista, serão 12 os clubes participantes, são eles:

  • Clube Esportivo Aimoré: Clube da cidade de São Leopoldo que tem como seu estádio o Cristo Rei, com a capacidade para 10.000 torcedores;
  • Grêmio Esportivo Brasil: Clube da cidade de Pelotas e dono do estádio Bento Freitas que comporta 10.500 torcedores, o Brasil de Pelotas como é conhecido foi o primeiro campeão da competição em 1919.
  • Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul: Clube que leva o nome da cidade de origem, Caxias do Sul, e que tem por casa, o Centenário que comporta 22.132 torcedores.
  • Clube Esportivo Bento Gonçalves: Seguindo a tradição da Serra de nomear seus clubes com nome de suas cidades de origem, Bento Gonçalves, embora isso o clube é mais conhecido pelo nome de Esportivo. O Montanha dos Vinhedos suporta 12.859 torcedores.
  • Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense: Um dos times da capital, o tricolor recebe seus jogos na Arena do Grêmio, comportando até 55.662 torcedores. O Grêmio é o atual campeão e o segundo entre os maiores vencedores.
  • Sport Club Internacional: À beira do Guaíba em Porto Alegre fica o maior campeão da competição, o Colorado que tem como casa o Gigante da Beira Rio e pode abrigar 50.128 torcedores, tem na sua lista de conquistas 45x o campeonato estadual.
  • Esporte Clube Juventude: Também de Caxias do Sul, o Juventude campeão de 1998 do Gauchão, tem como palco de seus jogos o Alfredo Jaconi que é capaz de comportar 19.924 torcedores.
  • Esporte Clube Novo Hamburgo: O clube que levantou a taça em 2017 é da cidade à qual carrega o nome, Novo Hamburgo, seu estádio, o Vale tem capacidade para 5.196 torcedores.
  • Esporte Clube Pelotas: O atual campeão da Recopa Gaúcha e também campeão da edição de 1930 do Campeonato Gaúcho é da cidade de Pelotas e seu estádio é o Boca do Lobo, capaz de comportar 15.478 torcedores.
  • Esporte Clube São Luiz: Clube da cidade de Ijuí, o São Luiz recebe seus jogos no estádio 19 de Outubro que pode comportar até 5.217 torcedores.
  • Esporte Clube São José: Também da capital gaúcha, Porto Alegre, o Zequinha é dono do recentemente renomeado Estádio Francisco Novelletto, até pouco conhecido como Passo D’Areia e que pode receber até 10.646 torcedores.
  • Ypiranga Futebol Clube: Por último, mas não menos importante o Ypiranga é da cidade de Erechim e sua casa é conhecida como Colosso da Lagoa, o Colosso é capaz de comportar até 22.00 torcedores.

Foto: Max Peixoto

O CHAVEAMENTO

Os 12 clubes participantes foram divididos em dois grupos:

O chute inicial da competição ocorre na próxima quarta-feira (22), às 20:00h, horário de Brasília. A primeira rodada de ambos os grupos  ficou:

GRUPO A:

Colosso da Lagoa

Ypiranga x São Luiz

22/01 – 20h

Boca do Lobo

Pelotas x Novo Hamburgo

22/01 – 20h

Alfredo Jaconi

Juventude x Internacional

23/01 – 21:30

GRUPO B:

Arena do Grêmio

Grêmio x Caxias

22/01 – 20h

Cristo Rei

Aimoré x Brasil

23/01 – 16h

Francisco Novelletto

São José x Esportivo

23/01 – 20h

Nosso querido campeonato “bagual” que está prestes a começar e que já deixou para trás nosso último domingo de “paz” sem enlouquecer com a arbitragem ou sem imaginar os “cusco” invadindo o campo se encerra em 19 de abril, serão três meses de mais viagens pelo estado, de brigar com a arbitragem, de encontrar amigos que torcem para o time errado em clássicos. 

Foto: Max Peixoto

Não sei vocês, mas eu já posso sentir o cheiro do churrasquinho sendo assado às voltas dos estádios do interior, já ouço o barulhinho da “Polar” trincando sendo aberta nos pátios da capital.

Vem que a gente te ama Gauchão !

Por Jéssica Salini.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se