Na próxima quarta-feira (22), começa a 116ª edição do Campeonato Baiano de futebol. O torneio é composto por 10 equipes e tem como principais representantes Bahia e Vitória.
Foto: Reprodução// Internet
A liga foi fundada em 1904, porém só no ano seguinte foi realizada a abertura oficial, tendo o Internacional de Cricket, hoje já extinto, o primeiro clube a se sagrar campeão.
Atualmente a dupla BaVi domina o cenário estadual, porém nem sempre foi assim. Entre os anos de 1915 à 1930, Ypiranga e Botafogo foram os principais protagonistas, somando 12 títulos. Em 1931 o Bahia entrou para o torneio, e logo no primeiro ano de fundação conquistou o troféu. Anos depois se tornou o maior vencedor da disputa, com 48 títulos, o último deles conquistado em 2019.
Em 1953 o Vitória conquistou o terceiro título e aos poucos foi demonstrando força. Mas só a partir da década de 90 que o rubro negro se consolidou o segundo maior detentor de troféus do campeonato, conquistando 18 títulos nos últimos 30 anos.
Das 10 equipes que participarão do torneio em 2020, apenas quatro já levantaram a taça, são eles: Bahia, Fluminense de Feira, Vitória e Bahia de Feira. O Flu de Feira foi o primeiro time do interior a disputar o campeonato. Em 1956 quando fez sua estreia sagrou-se vice campeão, já em 1963 e 1969, levantou a taça. Além do Flu, Colo-Colo e Bahia de Feira também mostraram a força do interior, com um título cada.
Apesar de ser uma competição pouco valorizada, principalmente pelos clubes da capital, que optaram jogar com o sub-23, o “Baianão” promove para duas, das três principais competições nacionais – Copa do Brasil e Copa do Nordeste.
BAIANÃO 2020
Foto: Glauber Guerra// Bahia notícias
A FBF (Federação Baiana de Futebol), decidiu manter a mesma fórmula do ano passado. A primeira fase funcionará no sistema de pontos corridos, onde as equipes duelarão entre si em um único turno. Os quatro primeiros colocados avançam para a segunda fase, enquanto o lanterna automaticamente é rebaixado para a 2° divisão. A semifinal terá jogos de ida e de volta, e será definido da seguinte forma:
Primeiro colocado x Quarto colocado
Segundo colocado x Terceiro colocado
A final vai repetir o mesmo formato, com jogos de idas e voltas. O time de melhor campanha decidirá o título diante da sua torcida, a novidade é a permanência do VAR nas duas partidas finais.
O duelo entre Vitória e Jacobina marcará a abertura oficial do torneio, a partida está marcada para quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão. O time da capital irá disputar com a equipe sub-23, que vem com bastante mudanças em relação ao ano passado. Alguns atletas da base foram reintegrados ao grupo e novos nomes chegaram para reforçar. O Jegue também anunciou reforços, como o lateral esquerdo Deca e o atacante João Neto, artilheiro do Baianão em 2019.
Atlético (BA) e Fluminense de Feira, dão continuidade a rodada. O Carcará promete vir forte para a disputa, apresentou o goleiro Poti e o atacante Magno Alves. O Flu também apresentou novos reforços como o centroavante Nicácio e o meia campista Leandro Domingues.
No mesmo horário ainda teremos Vitória da Conquista x Jacuipense, e Bahia de Feira x Doce mel. O Conquista também chega com novidades como o meio de campo Natan e o atacante Nonato. A Jacupa chega com cara nova, o atacante Natan e o lateral Railan.
O Tremendão espera repetir o mesmo feito de 2011, quando conquistou o Campeonato, para isso, conta com o volante Diones, que retornou para o clube. Ele foi um dos destaques do tricolor naquela época. O Doce mel é o novato do torneio, e promete brigar por uma das quatro vagas. O clube optou por jogadores mais novo, Victor Malaquias e Henrique Santos, são os principais reforços.
Juazeirense e Bahia encerram a primeira rodada, em partida marcada para às 21h30, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. O Canção de Fogo terá a disposição o zagueiro Kanu, principal reforço e o goleiro Roger Kath. O tricolor da capital vai em busca do tricampeonato e disputará com a equipe sub-23, que também foi reforçada.
Todos os jogos da primeira fase acontecerão na quarta-feira (22).
#SRN
Talita Silva
*O BlogMec esclarece que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Blog.