Foto: Divulgação// EC Vitória
Hoje, 11 de Novembro, o Estádio Manoel Barradas ou Barradão, como é popularmente e carinhosamente chamado, completa 33 anos. É indiscutível a importância do estádio na vida do Esporte Clube Vitória. Desde a sua inauguração até a data atual, o santuário rubro negro é um palco de grandes conquistas. Para se ter noção, antes do Barradão, o time vivia em uma época meeira, com apenas 10 títulos conquistados em 80 anos de vivência. Depois do santuário, o time assumiu a hegemonia no estado, conquistando 15 títulos estaduais em 20 anos, e quatro regionais, tornando-se o maior campeão da Copa do Nordeste.
Erguido sobre um terreno doado, o Barradão, hoje, é um dos mais completos estádios do país, e o único de Salvador com capacidade para 35 mil pessoas, além de sete campos, centro de treinamento, academia, estacionamento e dois alojamentos: Chácara Vidigal Guimarães, onde os atletas ficam concentrados antes da partida e a concentração de futebol amador Raimundo Rocha Pires.
HISTÓRIA
A construção do estádio iniciou em 1980 e inaugurado seis anos depois, em 11 de Novembro de 1986. Mas só em 1994, na gestão do atual presidente Paulo Carneiro, o Vitória passou a comandar oficialmente seus jogos no “barraquistão”. Antes disso, era utilizado apenas para treinos e/ou jogos à tarde, por falta de iluminação adequada.
O nome foi em homenagem ao ex-presidente e conselheiro do clube, Manoel Barradas, cujo o genro foi um dos principais apoiadores financeiros nesse projeto.
Foto: Arquivo// Internet
MILÉSIMO GOL
O gol de número mil no Barradão foi marcado em Abril de 2009, por Neto Baiano, que fez jus a fama de “matador”. A partida foi contra o Atlético Mineiro, válida pela Copa do Brasil, na época o Vitória venceu por 3×0.
ARTILHEIROS
Alguns grandes nomes passaram pela Toca do Leão, porém, só alguns marcaram e poucos se tornaram artilheiros.
Neto Baiano: Um dos ídolos da galera, Neto é o artilheiro isolado com 53 gols.
Ramon Menezes: Zagueiro Nato, Ramon balançou as redes do Barradão em 44 oportunidades.
Alan Delon: Com 40 gols Alan, é o terceiro maior artilheiro da toca.
JOGOS MARCANTES
Não tem um rubro negro que não se lembre da vitória por 3×2 em cima do ABC, pela copa do Brasil. Após está perdendo por 2×0, o Leão conseguiu três gols importantes, faltando apenas 15 minutos para o término da partida, e acabou avançando de fase. Os três gols foram marcados por Neto Baiano.
Outro jogo que marcou, foi em 2010, contra o Atlético GO, uma vitória por 4×0 colocou a equipe na final inédita da Copa do Brasil.
Não tem como não falar de partida marcante sem falar de clássico, né ?? Em 2005 o Vitória aplicou uma goleada de 6×2, no rival, pelo Campeonato Baiano.
RECORDE DE PÚBLICO
Apesar da capacidade ser de 35 mil, em Maio de 2000, mais de 51 mil torcedores presenciaram Vitória x Juazeirense, pelo Campeonato Estadual. Um ano antes, 41 mil rubro negros assistiram o triunfo por 2×1 contra o Atlético Mineiro, pela série A.
VIDA LONGA AO NOSSO BARRADÃO
Talita Silva