Barcelona enfrenta os Bravos pela primeira rodada do grupo E
Infelizmente, estamos na véspera de outro Barcelona x Bayern pela Champions League. Nesta terça-feira (14), as equipes se enfrentam no Camp Nou, às 16h, pela primeira partida do grupo E.
Foi-se o tempo em que a torcida Blaugrana ficava esperançosa e tinha boas recordações desse duelo, como naquele maravilhoso 3×0 na temporada 2014/15, onde Lionel Messi marcou um golaço após “entortar” o zagueiro Boateng. Agora, a única lembrança que vem é aquele dolorido 8×2 na temporada passada, uma das maiores manchas na história do clube.
Sabemos que passado é passado, mas não tem como ter grandes esperanças desse duelo quando se compara o Barcelona da temporada passada com o Barcelona atual. Além de perdermos Lionel Messi, não temos Suárez e nem Griezmann no nosso ataque.
O sistema defensivo continua muito defeituoso, temos um grande problema em quem montará nossa linha de ataque e não temos nem um banco para repor algumas peças.
Koeman terá certos problemas ao escalar a equipe, com a ausência de Ansu Fati, Aguero, Braithwaite e Dembélé – todos no DM, e fica a dúvida em relação ao lateral Dest. Ou seja, temos que fielmente segurar nas mãos de Deus e como diz Bruna Karla: “Mestre, eu preciso de um milagre.”
Nossa provável escalação deverá ser: Ter Stegen; Sergi Roberto, Ronald Araújo, Piqué e Jordi Alba; De Jong, Busquets e Pedri; Memphis, Coutinho e Luuk De Jong.
Sabemos que não vamos ter um jogo fácil. O adversário tem uma grande equipe, além de ser um dos favoritos na competição. Em entrevista, o treinador Koeman falou sobre o jogo, e a dificuldade que teremos na partida:
“O Bayern de Munique tem uma grande equipa experiente e vai ser um jogo difícil. Sabemos que o Bayern é uma grande equipa, com grandes qualidades individuais, mas queremos lutar na UCL e jogar em casa. Vamos tentar conseguir um bom resultado para começar o torneio.”
Não tem como falar desse duelo e não lembrar das quartas de final da temporada passada, e isso também foi comentado na entrevista coletiva com o capitão Busquets. O dono da camisa 5 também frisou que não teremos uma partida fácil, mas que o elenco está bem mais sólido do que no jogo da goleada:
“Não temos mais Messi na equipe, mas temos que seguir em frente e competir da melhor forma nesta nova etapa. Não será uma partida fácil contra o Bayern, mas queremos ser sólidos e estamos com a mentalidade que faremos diferente do que foi o 8 a 2.”
Apesar de mantermos todos os pés para trás, não tem como não estar ansiosa para esse duelo. Será o primeiro grande confronto do Barcelona na temporada e, querendo ou não, vai ser uma mudança de chave na equipe, além de mostrar o que podemos esperar desse Barcelona de Koeman e Laporta para essa temporada.
Mesmo que já estamos com um sentimento de “por favor Bayern, não nos goleie novamente”, ainda tem um pingo de esperança para esse confronto e, quem sabe, não acontecem aquelas magias do futebol, aquele 1×0 chorado. O que importa são os três pontos.
Esperamos que o Koeman dê um jeito nesse sistema defensivo, principalmente nas laterais e principalmente no dono da remontada, vulgo Sergi Roberto. Que o time saiba jogar no coletivo e por obséquio faça a bola chegar no Depay, que o resto ele resolve.
Oremos que a lei do ex trabalhe a nosso favor e que o menino Coutinho faça uma excelente partida, que possa balançar as redes e ajudar o Barça em busca desse triunfo dentro de casa, com a presença da torcida.
Independente de placar e resultado final, esperamos que o Barça venha fazer uma boa partida, que venham ter uma boa postura dentro de campo, e apesar dos traumas que o 8×2 nos trás, acredita-se que o time sabe exatamente onde errou e como melhorar.
Que possamos ver um Barcelona que respeite o DNA Culé, acima de qualquer coisa.
Pero nunca dejaré de ser del Barça. La decepción es temporal, el amor por ti es eterno!!
¡Visca El Barça!
Por: Thais Santos
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.