Tricolor baiano soma 3 pontos no duelo de tricolores ao vencer o Fortaleza por 4 a 2
A partida entre Tricolores aconteceu no estádio de Pituaçu, em Salvador, nesse sábado (4), em confronto válido pela 19ª rodada do Brasileirão 2021. O Tricolor da boa terra foi superior ao rival nordestino aplicando o saldo de 4 gols a 2 no Leão do Pici.
O Esquadrão de Aço foi a campo em busca de uma reação, afinal, nos últimos 8 jogos disputados, o Bahia havia perdido 7 e empatado 1. A fase sem triunfos vinha incomodando a Torcida Tricolor, que fez protestos antes da partida nas ruas da capital baiana.
Com esse triunfo o Bahia se encontra momentaneamente na 16ª posição, com 21 pontos. Já o Fortaleza segue 3º na colocação da tabela, com 33 pontos. O destaque da partida foi o Colombiano Rodallega, que estreou como titular na partida, e começou muito bem. O centroavante dono da camisa 23 do Tricolor da boa terra mostrou que tem faro de gol e boa pontaria, marcando 4 gols para o time da casa. Descontaram para o time visitante: Pikachu e Matheus Vargas, cada um com um gol. Placar final: Bahia 4×2 Fortaleza.
O JOGO
1º TEMPO
A partida começou equilibrada, o dono da casa se apresentava levemente superior ao rival, mas, com o desenrolar do jogo o Bahia começou a armar seu jogo ofensivo. Pudemos notar que o Tricolor de Aço não apostou apenas em lances pelas beiradas, como atou nos últimos jogos, seu novo trinador Dabove, apostou em um jogo mais fluido e dinâmico espalhando as ações ofensivas por todo o campo de ataque. Já o Leão tentava sair pra jogo, mas encontrava dificuldades na marcação.
A partida seguiu agitada, com as duas equipes buscando marcar. Aos 14’ minutos parecia que o dono da casa iria abrir o placar, depois de ter tido um pênalti marcado a seu favor com o auxilio do VAR. O Bahia desperdiçou a oportunidade com Rodriguinho que deixou a bola na trave, confirmando a premissa que o Bahia é o time que mais colocou bolas na trave no brasileiro: o clube baiano lidera as estatísticas, com 11 bolas na trave em 19 partidas.
O jogo era favorável para o Bahia que detinha a posse de bola. O time visitante tentou chegar ao gol com Pikachu batendo falta aos 37’, ele mandou no meio do gol e a bola ficou com o goleiro Matheus Teixeira. O Bahia respondeu com Rossi, que encheu o pé também de fora da área, mas o goleiro Boeck espalmou.
O 1º gol do Bahia nasceu aos 41’ do 1º tempo, e foi dele Rodallega. O colombiano aproveitou o belo passe de Rossi e encheu o pé para o fundo do gol, gol do Bahia. Bahia 1 x 0 Fortaleza.
2º TEMPO
A segunda etapa também começou equilibrada, contudo, o time visitante começou a apostar mais em seu jogo ofensivo para tentar sair de trás do placar. O Fortaleza chegou com Crispim, que bateu colocado do meio da rua e mandou para fora. Crispim tentou mais uma vez e não foi feliz. Com a saída para o ataque do time visitante, o Bahia encontrou alguns espaços no campo ofensivo e voltou a pressionar, chegando ao 2º gol aos 18’ com Rodallega, marcando novamente. Bahia 2 x 0 Fortaleza.
O estreante estava em uma noite inspirada e aos 20’ minutos marcou outro gol. Rodallega recebeu na entrada da grande área e marcou um golaço, a essa altura já era o 3º do Bahia e o 3º marcado por Rodallega. Nesse momento o “cara” estreava com um hat-trick..
O Fortaleza reagiu com Pikachu, aos 24’ depois de uma cobrança de escanteio. A reação continuou com Matheus Vargas: Lucas Lima bateu escanteio pela esquerda, Titi desviou no primeiro pau e Matheus Vargas completou para o 2º gol do Leão. Bahia 3 x 2 Fortaleza.
Mas a noite era dele: RODALLEGA. O centroavante marcou mais um e fechou o placar do triunfo do tricolor baiano. Depois de um lance em que o goleiro do Fortaleza espalmou um chute do próprio Rodallega para dentro da área, ele pegou o rebote e mandou cruzado no cantinho, Bahia 4 x 2 Fortaleza. Foi a 1ª vez na história do Bahia que o mesmo jogador marcou 4 gols na mesma partida no brasileirão nesse formato. Fim de Papo.
Com o resultado, o clube segue fora da zona de rebaixamento, afrente do América-MG. Com o jogo, a equipe mostrou a cara do seu novo treinador, que levantou a moral do elenco e trouxe esperança de dias melhores.
PRÓXIMO JOGO
Pelo Brasileirão, o Bahia volta a campo pela 20ª rodada no sábado 11 de setembro às 21h, para enfrentar o Santos, fora de casa. Já o Fortaleza em casa, enfrentará o Atlético-MG no domingo (12) às 16h.
Por Suzane Pinheiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.