Pela ida da semifinal do Brasileirão, Corinthians vai a Araraquara enfrentar as Guerreiras Grenás
Neste domingo (29), as Brabas do Corinthians encaram as rivais da Ferroviária para a disputa do primeiro jogo da semifinal do Brasileirão Feminino. O encontro está marcado para às 20h, na Fonte Luminosa, em Araraquara. A transmissão fica por conta da TV Band e do Tiktok da CBF.
O confronto não é inédito e as adversárias são velhas conhecidas: Corinthians e Ferroviária protagonizam seu vigésimo segundo jogo em sua história, sendo 17 vitórias das alvinegras, 4 empates e nenhuma vitória das grenás. A única vez que o Corinthians não saiu com um gosto satisfatório desse encontro foi na até hoje dolorida final do Brasileirão de 2019, quando as Guerreiras Grenás foram campeãs em plena Fazendinha, em disputa de pênaltis.
As Brabas comandadas por Arthur Elias vivem uma ótima fase, tanto no Brasileirão quanto no Paulista. A classificação para as semis veio com duas goleadas (por 4×1, fora de casa, e por 6×0, em casa) diante do Avaí/Kindermann, vice-campeão da edição 2020. Já no estadual, são 3 vitórias em 3 jogos, sendo a última uma goleada por 5×0 diante do São José. A confiança do bom momento é importante, principalmente para fortalecer um elenco tão enxuto e que passa por tantas rodagens de jogadoras.
A necessidade de um time extremamente ofensivo para barrar a linha alta e aberta da Ferroviária é clara. A treinadora Lindsay Camila deve optar por um jogo de velocidade com infiltrações em contra-ataque para driblar a consistência do Corinthians.
Apostar em qualquer configuração de time é contar com uma alta probabilidade de erro, já que o treinador alvinegro tem como principal carta na manga a imprevisibilidade. Apesar disso, uma possível escalação pode contar com Kemelli; Katiuscia, Erika, Giovanna Campiolo [Tarciane], Yasmim – fazendo a linha defensiva; Portilho, Zanotti, Andressinha [Ingryd], Tamires – no meio de campo, com Portilho e Tamires fazendo as pontas; Vic e Jheniffer – Centralizadas e mais adiantadas.
Caso Arthur opte por um esquema mais ofensivo (o mais provável), podemos ver Yasmim subindo mais, chegando quase junto com Portilho na ponta. Se ele optar por um jogo ofensivo e corrido, Ingryd pode ocupar o lugar de Andressinha para fazer a bola chegar com mais velocidade, já que Andressinha tem feito um trabalho muito mais de posicionamento e menos de interceptação.
A Ferroviária é uma adversária que cresce muito em decisões, por isso toda cautela é pouco. A goleira Luciana, na defesa, é uma das principais armas para conter as insistências corinthianas e, no ataque, Patrícia Sochor, Aline Milene e a jovem Aline Gomes podem surpreender.
As alvinegras estão preparadas e a expectativa é de mais um grande jogo. Fazer o melhor placar possível em Araraquara é fundamental para um jogo de volta mais tranquilo.
Por Vic Monteiro
*Esclarecemos que o conteúdo trazido nesta coluna não reflete, necessariamente a opinião do Portal Mulheres em Campo