(Foto: Reprodução/Internet)
Às 16 horas de sexta-feira (14), Lionesses e Albicelestes se enfrentarão pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2019, no Stade Oceáne. As inglesas conquistaram os 3 pontos no primeiro jogo diante da Escócia, enquanto que as argentinas ficaram no 0 a 0 com o Japão, conquistando o que seria apenas um ponto, mas que para elas tem um significado muito especial.
Este foi o primeiro ponto conquistado pela Seleção Feminina Argentina no Mundial, além do que passaram 12 anos sem disputar o torneio, conseguindo a classificação para este ano, na repescagem e com muita luta dentro e fora de campo, com seus esforços para melhores condições de trabalho.
Lionesses e Albicelestes se enfrentaram pela primeira vez em 1971 no Mundial do México e, naquela oportunidade, venceram a Inglaterra pelo placar de 4 a 1.
Mesmo com a situação favorável à Inglaterra, que já venceu na competição, o confronto não está decidido, já que em uma Copa do Mundo tudo pode acontecer, além do que, as duas equipes são altamente ofensivas, garantindo um jogo aberto e com muitas chances de gols para ambos os lados.
Preparação e Provável escalação:
Considerando que Le Havre, cidade onde acontecerá este jogo fica no litoral da França, as meninas aproveitaram para treinar na areia da praia, iniciando a preparação para o jogo com bastante descontração e com uma vista incrível.
(Foto: Twitter @Lionesses)
O técnico das Lionesses, Phil Neville deve vir com a mesma formação do primeiro jogo: Bardsley; Bronze; Greenwood; Walsh; Houghton; Bright; Parris; Scott; Kirby; White e Mead.
As Albicelestes apresentaram um bom futebol na primeira partida, com um ótimo sistema defensivo e pretendem manter no jogo contra as inglesas, só que desta vez buscando mais o gol e assim sua primeira vitória em toda a competição.
As jogadoras fizeram o reconhecimento no Stade Oceáne e esperam conseguir conquistar os 3 pontos no final da partida.
O técnico Carlos Borrello, deverá manter o mesmo time com: Correa; Gomez, Barroso, Cometti, Stabile; Banini, Bravo, Benitez, Mayorga, Bonsegundo; Sole James.
(Foto: Site Oficial da Argentina)
O palco
O estádio que será palco do confronto entre as duas Seleções localiza-se em Le Havre e tem capacidade para mais de 25 mil pessoas.
Relativamente novo, inaugurado em 2012, o Stade Océane é utilizado como casa do Le Havre Athletic Club.
(Foto: Office de Tourisme du Havre)
O conflito extra-campo
Inglaterra e Argentina protagonizaram um confronto histórico pela soberania das Ilhas Malvinas. Os hermanos sustentavam (ou sustentam até hoje) que herdaram as Malvinas da Espanha quando conquistaram a Independência em 1816. Por outro lado, o Reino Unido baseia sua posição na administração contínua que faz nas ilhas desde 1833.
Assim, em 1982 eclodiu a guerra entre as duas nações pelo domínio da soberania do território Malvino, acabando no mesmo ano, com a vitória dos ingleses e um saldo negativo, com baixas de soldados de ambos os países.
Mesmo assim, até hoje existe bastante divergência sobre o domínio das Ilhas, principalmente no que diz respeito ao orgulho dos argentinos, extremamente feridos com a “perda” do arquipélago.
Em sendo o futebol parte integrante da sociedade, também acaba se envolvendo nas questões políticas do país. Em 2014, em forma de protesto, a Seleção da Argentina apresentou uma faixa no amistoso contra a Eslovênia, contendo a seguinte mensagem: “Las Malvinas Son Argentinas”.
(Foto: Alejandro Pagni)
Em março de 2013 às Ilhas Malvinas realizaram um referendo e 99,8% dos eleitores apoiaram o domínio britânico, cuja soberania, ainda assim, permanece rejeitada pela Argentina.
QUE O CONFRONTO DESTA SEXTA SEJA EMOCIONANTE!
#GoLionesses
#GoAlbicelestes
Por: Daiane Luz e Thais Santos