Com o segundo jogo seguido em BH, Cruzeiro tenta vitória para seguir vivo na competição
Cruzeiro e Sampaio Corrêa se enfrentam neste sábado (14), às 16h30, no estádio Independência, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
A situação das equipes na competição é bem distinta. Enquanto o adversário maranhense briga para permanecer no G4 com 29 pontos, o Cruzeiro está na parte de baixo com apenas 17 pontos.
As equipes
O Tricolor maranhense está em Belo Horizonte desde a quinta-feira (12) e fez seus treinamentos no CT do América. O técnico adversário Felipe Surian poderá contar com a volta do lateral-esquerdo Zé Mário. Porém, não terá o volante Ferreira, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Pelo lado Estrelado, Marcinho é importante desfalque. O meia testou positivo para o Covid-19 e ficará fora dos próximos jogos. O atleta que geralmente tem boas atuações, está bem, em isolamento. Contudo, não poderá enfrentar o time que o projetou em 2020 na série B. A lei do ex não será cumprida.
Com desgaste muscular, o argentino Ariel Cabral ficou fora da lista dos relacionados. Bruno José está suspenso, Cáceres, Rhodolfo e Nonoca também são desfalques com problemas musculares.
Confrontos na série B
Em 2020 as equipes se encontraram na 14ª rodada no estádio Mineirão e o resultado foi positivo para o Tricolor maranhense. Placar final de 2 a 1. O gol celeste foi feito por Manoel.
Já no jogo de volta no Castelão, foi a vez do Cabuloso levar a melhor. Willian Pottker fez 1 a 0 para a Raposa aos 4’ do primeiro tempo.
Obviamente, o desempenho de mineiros e maranhenses não foi o suficiente para o acesso à série A, mas o Sampaio Corrêa terminou a competição na 6ª colocação. Apenas 4 pontos para o G4.
O Cruzeiro permaneceu no 11º lugar com apenas 49 pontos e bem distante da classificação. Apesar disso, a permanência na série B não foi o pior, uma vez que a série C foi um fantasma real na vida cruzeirense naquele ano.
Números para o acesso do Cruzeiro
Estamos chegando quase na metade da Série B e as chances do Maior de Minas conseguir o acesso vão ficando cada vez mais complicadas. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, atualmente a probabilidade da Raposa ser campeã é de 0,046%, de rebaixamento para a série C é de 32,6%.
Porém, o Cruzeiro e sua torcida querem mesmo é jogar na elite do futebol em 2022, voltar para seu lugar de direito, de onde nunca deveria ter saído. A chegada de Vanderlei Luxemburgo animou com a vitória por 2 a 1 sobre o Brusque, mas rodada passada o empate por 2 a 2 com o Vitória foi mais que um alerta para muito ser feito.
Mesmo com toda boa vontade do mundo, às chances de subir para a primeira divisão são de apenas 0,80%. Apesar do número desanimador, Luxa segue com o discurso positivo. Ele está certo. Não se pode jogar a toalha, mas precisa ser realista e trabalhar.
Ficha técnica: Cruzeiro x Sampaio Corrêa
Motivo: 18ª rodada Campeonato Brasileiro Série B 2021
Local: Estádio Independência – BH/MG
Data: 14/08/2021
Hora: 16h30
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.