TRADICIONAIS E OUSADAS: CONHEÇA AS MATILDAS, A SELEÇÃO FEMININA AUSTRALIANA


Foto: Getty Images

Histórico

Nesta Copa de Futebol Feminino que ocorrerá na França, a Seleção Feminina da Austrália está no grupo C – mesmo grupo que o Brasil – e, na primeira rodada da competição enfrentará a Itália.

A equipe participou de todas as edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino (desde 1995) e suas melhores atuações foram nos anos de 2007, 2011 e 2015, quando foi eliminada nas quartas de final. Já nos Jogos Olímpicos, a melhor atuação foi em 2004, quando alcançou o 5º lugar na competição.

As Matildas – falaremos sobre o apelido na sequência -, possuem três títulos do Campeonato da Oceania de Futebol Feminino (1995, 1998 e 2003), e uma Copa da Ásia de Futebol Feminino (2010).

A principal jogadora é a atacante Lisa de Vanna que foi a artilheira da Austrália na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2007, com 7 gols, além de ser a capitã da equipe.

O tradicional apelido

A Seleção Feminina Australiana é conhecida pelo apelido de Matildas. Você sabe o porquê?

Waltzing Matilda é a canção folclórica mais popular na Austrália sendo considerada até mesmo como um segundo hino nacional por muitos australianos. A letra possui várias gírias e palavras locais australianas e, em suma, trata da história de uma das aventuras de um personagem histórico australiano que carrega seus pertences em uma espécie de bolsa/trouxa (Matilda) enquanto faz uma viagem de 3 anos e 1 dia (Waltzing) pelo deserto australiano do Outback, aprendendo novas técnicas artesãs.

Mas porque a equipe adotou a alcunha?

Além do fato de os australianos adorarem apelidos, a Matilda, por ser uma espécie de bolsa que o viajante carrega consigo, é toda a riqueza que ele possui, não pode perdê-la, pois sem ela não sobrevive.

Assim, a Seleção Australiana é a preciosidade de seu país e, por isso, levam o apelido da tradicional canção folclórica da Austrália.

A ousadia

Embora o apelido das meninas da Seleção remeta à uma questão tradicional e histórica de seu país, há muito as Matildas se destacam pela sua ousadia e empoderamento – ainda que há época deste fato essa palavra não fosse tão popular como é hoje.

Em dezembro de 1999, sem verba para conseguir manter-se apenas jogando futebol profissionalmente, as 12 atletas da Seleção Australiana posaram nuas para um calendário, visando arrecadar dinheiro para a manutenção de seus trabalhos como atletas, para as Olimpíadas de Sydney na qual participaram em 2000 e também para chamar a atenção da imprensa e da torcida para o esporte pouco conhecido e valorizado no país.

O calendário foi um sucesso, considerando que foi lançado há 20 anos atrás, mas, evidentemente também encontrou resistência e polêmica. Em defesa, a atacante da equipe, Katrina Boyd se pronunciou: “Eu acho que isto é arte. Se as pessoas quiserem chamar de pornografia, é problema delas. Ninguém vai conseguir fazer me sentir mal ou incerta sobre isso. Eu estou segura e confiante por aquilo que fiz com meu corpo”


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se