AS RAINHAS DE COBRE ESTREIAM NOS JOGOS OLÍMPICOS


A equipe Africana de Futebol Feminino estreia nos Jogos Olímpicos 2021 nesta quarta-feira (21), às 8h (horário de Brasília). A seleção também conhecida como Chipolopolo, terá a sua frente uma difícil missão contra a já conhecida Holanda, a partida acontecerá no estádio de Miyagi Stadium.

A inédita classificação da equipe de futebol feminino para os Jogos Olímpicos representa muito para o esporte na Zâmbia. Dentro de campo a equipe africana terá um grande desafio, já que na fase de grupos terá que enfrentar seleções tradicionais na competição.

Foto: Site Associação de Futebol da Zâmbia

A seleção africana da Zâmbia foi criada em 1983, com equipes sub 20 e sub 17, na mesma época foi iniciada a liga nacional feminina de futebol, mas foi somente após 12 anos, já em 1995, que a equipe participou do primeiro campeonato oficial.

O campeonato foi a copa africana das nações em 1995, onde a eliminação veio nas quartas de final, após isso ficaram 20 anos em inatividade, voltando somente em 2014 e 2018, onde foram eliminadas na fase de grupos.

A fase mais marcante das Rainha de Cobre começou com a primeira conquista da Copa COFASA em 2019, já em 2020 elas superam no pré Olímpico, eliminando a tradicional seleção de Camarões, e ficando assim com a vaga nas Olimpíadas de Tóquio 2021.

A classificação brinda uma história de persistência e muita luta. Além disto a inédita classificação representa muito para o país, esta foi a primeira vez que uma equipe Zâmbia se classifica, o que levou a criação de um comitê que levanta fundos para o incentivo do futebol feminino, fundo este que recebeu doações de bancos e personalidades que serão revertidos para a preparação da equipe em solo japonês.

Foto: Site Associação de Futebol da Zâmbia

As rainhas de cobre estão no grupo F, o mesmo que está a Seleção Brasileira. As Zambianas são as atletas mais jovem da competição, e a credibilidade vem justamente por este motivo, já que o país possui nas jovens sua melhor geração desde a criação.

Preparação e as armas da Zâmbia para surpreender: 

A equipe realizou somente um jogo amistoso, uma vitória impressionante por 2 a 1 contra o Chile – aconteceu em dezembro de 2020, com um segundo jogo agendado e repentinamente cancelado depois que vários zambianos testaram positivo para Covid-19.

A principal atleta da equipe africana ressalta a importância dos jogos Olímpicos para seu povo:

“É tão incrível e todos estão muito animados em representar o país – não apenas a Zâmbia, mas a África como um todo. É um sinal de que o futebol feminino na Zâmbia está indo para algum lugar e que estamos cada vez melhores. Estamos muito felizes como equipe por representar o continente. É ótimo porque trabalhamos muito para isso. Sei que temos uma boa equipe.” disse ela à BBC Sport Africa. 

Entretanto, assim como o restante do continente, o futebol africano enfrenta problemas de educação, pobreza e desigualdade social, além de abusos aos direitos humanos femininos.

Segue as convocadas pela técnica africana:

Comandante: A americana, Pia Sundgage;

Goleiras: Hazel Nali, N’gambo Musole, Catherine Musonda;

Defensoras: Margaret Belemu, Esther Siamfuko, Agness Musesa, Anita Mulenga, Martha Tembo, Lushomo Mweemba, Vast Phiri, Fikile Khosa.

Meio Campistas: Mary Wilombe, Ireen Lungu, Esther Namukwasa, Susan Katongo, Avell Chitundu, Hellen Chand.

Atacantes: Barbara Banda, Grace Chanda, Hellen Mubanga, Rachael Kundananji, Ochumba Oseke.

O que esperar da seleção africana:

A Zâmbia hoje ocupa a 104ª posição do ranking da Fifa, a seleção é a equipe menos conhecida do grupo F, mas é uma das mais antigas da competição. Conhecida por She-Polo Polo, a equipe Zambiana promete muita força e rapidez nestas Olimpíadas.

Agenda da Seleção da Zâmbia na primeira fase dos Jogos Olímpicos:

1ª rodada: Zâmbia x Holanda 21/07 (quarta-feira)- 8h (horário de Brasília) – Miyagi Stadium.

2ª rodada: Zâmbia x China 24/07 (sábado) – 5h (horário de Brasília) – Miyagi Stadium.

3ª rodada: Zâmbia x Brasil 27/07 (terça-feira) – 8h30 (horário de Brasília) – Saitama Stadium.

Convido você a acompanhar conosco a Zâmbia nesta Olimpíadas de Tóquio. A minha torcida será dividida entre a seleção Brasileira e a Zâmbia.

Amanda Teixeira – Colunista da Zâmbia, nas Olimpíadas de Tóquio 2021

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se