Com uma campanha surpreendente, os cataris conquistaram o inédito título continental ao vencer o Japão, por 3 x 1, nesta sexta-feira (01), em jogo no Zayed Sports City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Almoez, Hatim e Afif marcaram para o Catar, enquanto Minamino fez o tento da seleção nipônica. Detalhe que o Japão foi o vencedor das últimas três edições da competição.
O primeiro gol veio aos 12 minutos do primeiro tempo e foi um desses que você assiste dez vezes para ter certeza do que viu. Uma pintura. Akram Afif deu um passe perfeito para Almoez Ali que dominou a bola, deu uma embaixadinha e mandou de bicicleta no cantinho do gol. A equipe comandada pelo espanhol Félix Sánchez Bas não se intimidou com a tradição japonesa e imprimiu o ritmo do jogo. Mostrou um belo futebol com muito toque de bola e marcação eficiente.
Os cataris ampliaram o placar aos 27. Afif recebeu bola de Hatim, puxou para a perna esquerda e deu um chute certeiro de média distância, sem chances para defesa do goleiro rival. Houve outra boa oportunidade para o terceiro em um rebote do goleiro do Japão, onde Al Haydos finalizou na trave.
A segunda etapa começou disputada e o Japão lutou com dignidade para reverter o cenário. O gol deles saiu aos 24 minutos. Osako recebeu na entrada da área e deu passe preciso para Minamino, que driblou a marcação e tocou de cobertura para deixar o dele. A alegria durou alguns minutos, mais precisamente até pênalti marcado pelo árbitro. O zagueiro Yoshida colocou a mão na bola após cruzamento na área. Afif converteu a cobrança e consagrou-se como o nome do jogo com um gol e duas assistências.
As duas seleções voltam aos gramados no mês de março para amistosos, depois embarcam para o Brasil e disputam a Copa América como convidados.
Carla Andrade