Com gols da dupla Gilberto e Rodriguinho, tricolor baiano garantiu triunfo por 2×0 contra a Chapecoense
Jogando fora de casa e sem vencer a duas rodadas, o Bahia foi a campo em busca de mais 3 pontos e triunfou sobre a Chapecoense. Com este triunfo, o Tricolor chegou à soma de 14 pontos, subindo momentaneamente, para a 5ª posição na tabela. Em sua história esta foi a primeira vez que o Bahia venceu na Arena Condá, e a Chape amarga a vice-lanterna do campeonato com 4 pontos.
O PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com o time visitante com muita posse de bola, apresentando bom jogo ofensivo e sendo superior ao time da casa. Apesar da grande posse de bola a equipe visitante não soube converter esses números em gols no 1º tempo, pois o time da casa manteve seu jogo com uma postura defensiva, montando uma linha baixa sem dar muitos espaços para infiltração adversária.
Aos 28’ minutos da 1ª etapa, o Bahia assustou o Índio Guerreiro, na primeira chance clara de gol. Foi um balaço de Maycon Douglas parado pelo goleiro João Paulo. A Chapecoense seguiu tentando chegar ao gol em contra-ataques que não evoluíram.
No fim do primeiro tempo, Nino Paraíba e Daniel tentaram marcar chutando de fora da área, mas sem êxito. Aos 46’ por muito pouco o camisa 10 Tricolor não abriu o placar. A bola sobrou para Rodriguinho fora da área, quase de frente para o gol, e ele bateu forte de perna esquerda, mas o goleiro da Chape estava inspirado e fez uma grande defesa.
SEGUNDO TEMPO
O Bahia voltou para a etapa final apresentando menos força ofensiva, o que contribuiu para a Chape melhorar um pouco seu jogo. O time da casa tentou marcar aos 16’ com Fabiano, mas não conseguiu. O time baiano voltou a tomar o controle do jogo quando Gilberto saiu do banco para mudar o placar da partida. O artilheiro da série A do Brasileirão 2021, foi poupado e só entrou aos 18 minutos da etapa final. O camisa 9 tricolor só precisou de 3 minutos para marcar o 1º gol da partida, ele aproveitou a falha do sistema defensivo da Chape e ajeitou a redonda da entrada da área, batendo forte pro gol. Bahia 1×0 Chape (21’).
O Bahia continuou pressionando e marcou o segundo com Rodriguinho (23’), depois de Thaciano trabalhar com Nino. O lateral cruzou visando Gilberto que cabeceou, contudo, passou direto, mas a bola sobrou para Rodriguinho, que não perdoou e chutou forte para o fundo da rede, marcando um golaço, Bahia 2×0 Chape.
O time da casa ensaiou uma reação e marcou um gol, porém, o VAR entrou em ação e a arbitragem decidiu anular o gol da Chape por impedimento (34’). Nos acréscimos a Chape marcou mais um gol, em um novo impedimento anulado pela arbitragem. Fim de jogo, Bahia 2×0 Chape.
Nos do Mulheres em campo não poderíamos deixar de notar que a arbitragem nesse jogo foi marcada pela presença feminina, a arbitragem de campo, as bandeiras e o 4º árbitro foram compostas por mulheres, que passaram discretamente pela partida, sinal de que não houveram polêmicas envolvendo a arbitragem, comprovando que lugar de mulher também é apitando jogos de futebol. Parabéns a mulherada pela boa arbitragem!
PRÓXIMO JOGO
O Bahia volta a campo na quarta-feira (7) pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2021, para enfrentar o Juventude, em casa, no Pituaçu, às 18h. Já a Chapecoense joga no dia seguinte, também em casa, às 21h, enfrenta o Corinthians.
Por Suzane Pinheiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.